CARREGANDO...
Visite nosso site

Especialização em Psicologia da Saúde e Hospitalar

Clique e saiba mais

A criação deste curso norteia-se pelo fato de pensar a interdisciplinaridade no contexto da saúde e por reconhecer a relevância dos aspectos psicológicos envolvidos na saúde e no adoecimento.

Considerando saúde e doença como um processo contínuo de alta complexidade que envolve diversos fatores de influência, desde aspectos físicos, socioculturais a fatores psicológicos, incluindo no processo, além de atividades individuais, grupais com olhar voltado tanto para pacientes e usuários, mas também o olhar para os profissionais de saúde, as principais abordagens tratadas no presente curso visam a atender a essas necessidades atuais.

Dessa forma, a formação profissional neste curso será baseada no Modelo Biopsicossocial de Saúde, com valorização do Contexto Sociocultural que permeia esta atividade. Espera-se que o aluno apreenda os conteúdos relevantes ao contexto da saúde, na perspectiva da interdisciplinaridade.

Como caráter de inovação, o presente curso proporciona capacitação profissional de alta qualidade em uma área de atuação crescente atualmente, preparando os pós-graduandos para as exigências do mercado de trabalho e os capacitando com o desenvolvimento das habilidades necessárias para a atuação nesse contexto.

Sua formação contará ainda, não apenas com aulas teóricas, mas com a finalização do processo de aprendizagem por meio de aula prática caracterizada por visita supervisionada em instituição hospitalar, quando a modalidade do curso for presencial. Espera-se que este momento vivencial favorece a transposição do conteúdo prático apreendido e sala de aula para a prática profissional, bem como permita ao aluno vivenciar a saúde como contexto de trabalho.

Psicologia no contexto da saúde

Saúde Mental e Aspectos Sociais

Psicologia em Saúde nos cuidados com a equipe

Repercussões Psicológicas do adoecer

Imagem Corporal e Transtornos Alimentares

Dependência Química

Psicologia nas Condições Crônicas

A Psicologia no Hospital Geral

Religiosidade e Espiritualidade na Saúde

Temas sobre Morte e Luto

Diversos profissionais da Psicologia e da área da saúde graduados em instituição reconhecida pelo MEC.

A saúde mental é reconhecidamente um fator fundamental na assistência á saúde e, frente às demandas atuais como maiores registros de transtornos mentais na população geral e impactos na saúde mental em decorrência da pandemia ainda vivenciada, o profissional psicólogo é chamado frequentemente a atuar nas unidades de saúde. Com isso, o mercado de trabalho para a psicologia da saúde e hospitalar apresenta estabilidade e com grande potencial de crescimento.

Profª. Tatiana da Silveira Madalena
Currículo Lattes
Profª. Pedrita Reis Vargas Paulino
Currículo Lattes
Profª. Denise Mendonça de Melo
Currículo Lattes
Profª. Hila Martins Campos Faria
Currículo Lattes
Profª. Beatriz dos Santos Pereira
Currículo Lattes
Prof.ª Tânia Rudnicki
Currículo Lattes
Prof.ª Natália Maria da Silva Fernandes
Currículo Lattes
Prof. Leandro de Jesus Lopes
Currículo Lattes
Prof.ª Stella Tavares Filgueiras
Currículo Lattes
Prof. Fernando Lopes Figueiredo
Currículo Lattes
Prof.ª Pedrita Reis Vargas Paulino
Currículo Lattes
Inscreva-se