A criação deste curso norteia-se pelo fato de pensar a interdisciplinaridade no contexto da saúde e por reconhecer a relevância dos aspectos psicológicos envolvidos na saúde e no adoecimento.
Considerando saúde e doença como um processo contínuo de alta complexidade que envolve diversos fatores de influência, desde aspectos físicos, socioculturais a fatores psicológicos, incluindo no processo, além de atividades individuais, grupais com olhar voltado tanto para pacientes e usuários, mas também o olhar para os profissionais de saúde, as principais abordagens tratadas no presente curso visam a atender a essas necessidades atuais.
Dessa forma, a formação profissional neste curso será baseada no Modelo Biopsicossocial de Saúde, com valorização do Contexto Sociocultural que permeia esta atividade. Espera-se que o aluno apreenda os conteúdos relevantes ao contexto da saúde, na perspectiva da interdisciplinaridade.
Como caráter de inovação, o presente curso proporciona capacitação profissional de alta qualidade em uma área de atuação crescente atualmente, preparando os pós-graduandos para as exigências do mercado de trabalho e os capacitando com o desenvolvimento das habilidades necessárias para a atuação nesse contexto.
Sua formação contará ainda, não apenas com aulas teóricas, mas com a finalização do processo de aprendizagem por meio de aula prática caracterizada por visita supervisionada em instituição hospitalar, quando a modalidade do curso for presencial. Espera-se que este momento vivencial favorece a transposição do conteúdo prático apreendido e sala de aula para a prática profissional, bem como permita ao aluno vivenciar a saúde como contexto de trabalho.
Psicologia no contexto da saúde
Saúde Mental e Aspectos Sociais
Psicologia em Saúde nos cuidados com a equipe
Repercussões Psicológicas do adoecer
Imagem Corporal e Transtornos Alimentares
Dependência Química
Psicologia nas Condições Crônicas
A Psicologia no Hospital Geral
Religiosidade e Espiritualidade na Saúde
Temas sobre Morte e Luto
Diversos profissionais da Psicologia e da área da saúde graduados em instituição reconhecida pelo MEC.
A saúde mental é reconhecidamente um fator fundamental na assistência á saúde e, frente às demandas atuais como maiores registros de transtornos mentais na população geral e impactos na saúde mental em decorrência da pandemia ainda vivenciada, o profissional psicólogo é chamado frequentemente a atuar nas unidades de saúde. Com isso, o mercado de trabalho para a psicologia da saúde e hospitalar apresenta estabilidade e com grande potencial de crescimento.