CARREGANDO...
Visite nosso site

Pós-graduação em Teoria Psicanalítica: Clínica e Cultura

Clique e saiba mais

Este curso visa o público amplo que a Psicanálise possibilita abarcar, mas também restrito, na medida em que se concentra nos embates dos mal-estares na Cultura e nas consequências clínicas do sujeito em sofrimento. Refletido a partir da ética dos fundamentos e da teoria psicanalítica, tem sua composição teórica balizada nos textos de Freud, Lacan e demais psicanalistas pós-freudianos. A estratégia didático-pedagógica percorre o caminho que vai da história e epistemologia, passando pelos conceitos teóricos fundantes, a prática clínica e a intervenção, para, então, culminar nas questões trazidas pelos sintomas contemporâneos.

A proposta do curso de especialização Teoria Psicanalítica: clínica e cultura foi pensada a partir dos destaques nos conceitos fundamentais propostos pela radicalidade em que o paradigma inaugurado por Sigmund Freud no alvorecer do século XX foi lançado. A Psicanálise possui determinantes epistemológicos e inaugura uma leitura e concepção sobre o aparelho psíquico e seu funcionamento, que isolam Freud de todo um saber até então conhecido sobre o homem.

Tem como objetivo consolidar os conhecimentos a respeito dos fundamentos teóricos e técnicos que norteiam a prática clínica, bem como atualizar o aluno em relação às novas frentes de atuação que se abrem para a Psicanálise e às novas formas de laços sociais da contemporaneidade, bem como os sintomas atuais ou as nossas formas de adoecimento.

História e Epistemologia da Psicanálise;

Teoria Psicanalítica I;

Teoria Psicanalítica II;

Teoria da Clínica I;

Teoria da Clínica II;

Clínica psicanalítica I;

Clínica psicanalítica II;

Tópicos Avançados em Psicanálise I;

Tópicos Avançados em Psicanálise II;

Seminários de Psicanálise;

Metodologia Científica.

O curso destina-se aos profissionais com curso superior completo em qualquer área do conhecimento.

O foco do curso não é exclusivamente para a atuação clínica, pois permite um diálogo com a psicanálise sobre a constituição do sujeito como peça única e subjetiva, a fim de investigar seus traumas, sentimentos e outras percepções que fazem parte de sua ligação com o mundo.

Em caso de dúvidas, entre em contato com a nossa instituição por meio do endereço de e-mail: contato@uniacademia.edu.br ou então, através da Secretaria do UniAcademia (secretaria@uniacademia.edu.br). O horário de atendimento é das 8h às 19h.

Nenhum professor cadastrado.
Inscreva-se