Visite nosso site
Ensino

6 dicas essenciais para escolher uma faculdade de jornalismo em Juiz de Fora

Ensino

6 dicas essenciais para escolher uma faculdade de jornalismo em Juiz de Fora

Encontrar uma boa instituição de ensino superior é fundamental em qualquer profissão, pois o estudante levará esse nome em seu currículo por toda a carreira. Portanto, é importante procurar uma faculdade de jornalismo em Juiz de Fora que ofereça as melhores condições para a sua formação.

O jornalismo é uma profissão com várias áreas distintas de atuação, que vão desde a reportagem tradicional até os cargos ligados ao digital. Portanto, é imprescindível escolher uma faculdade que ofereça todos os conteúdos necessários para formar um bom jornalista.

Dessa forma, o estudante conseguirá se posicionar no mercado e entender qual alternativa é a mais adequada de acordo com as suas características. Só em um curso que ofereça uma grade curricular completa é possível experimentar as diferentes possibilidades.

Neste post, mostraremos algumas dicas essenciais para que você escolha uma boa faculdade de jornalismo. Acompanhe a leitura!

Confira 6 dicas para escolher uma faculdade de jornalismo em Juiz de Fora

Ao escolher uma faculdade é preciso considerar vários fatores, como a estrutura, a proposta pedagógica e o desempenho do curso. Confira 6 dicas do que analisar para tomar uma boa decisão!

1. Infraestrutura

É importante conhecer a infraestrutura da instituição, principalmente o que está relacionado com a atuação no campo do jornalismo. De forma geral, é essencial conhecer as salas de aula, laboratórios, auditórios e a biblioteca. Esses são ambientes comuns, mas que também têm grande relevância para que possa você possa ter um bom desempenho.

Depois disso, o ideal é analisar as instalações direcionadas para o curso. Avalie se existe espaço para atividades específicas de todas as atuações de um jornalista, como estúdios de televisão, de rádio, de fotografia e demais produções. O ideal é que durante o período da graduação você consiga vivenciar as experiências da profissão, estando preparado para atuar em diferentes frentes do jornalismo.

2. Nota do MEC

A nota do MEC é definida pelo Ministério da Educação, que atribui à instituição de ensino um conceito entre 1 e 5. Quando a nota é alta, representa que a faculdade atende às exigências em relação à formação acadêmica do indivíduo e às necessidades do mercado de trabalho.

Ela é uma importante referência para a decisão da faculdade, já que um curso avaliado com uma avaliação alta é uma indicação de qualidade. Além disso, é importante ressaltar que as graduações que atingem índices baixos correm o risco de serem extintas.

3. Matriz curricular

Verificar a matriz curricular também é um passo relevante. Confira se o curso está atualizado, oferecendo oportunidades de aprendizado para o que está acontecendo de novo no mercado jornalístico. A faculdade precisa estar preparada para ensinar os estudantes a se posicionar no mercado digital, que vem ganhando cada mais espaço no jornalismo.

O currículo também precisa ser atual, contemplando novas formas de atuação e, ao mesmo tempo sólida. Isso significa que também deve oferecer ao aluno a possibilidade de aperfeiçoamento nas mídias tradicionais, que ainda são fundamentais e ocupam grande parcela do mercado de comunicação.

4. Qualidade do corpo docente

Depois de se informar sobre a infraestrutura do curso e a matriz curricular, é interessante conhecer a qualificação dos professores. Para descobrir mais sobre o assunto você pode verificar qual a quantidade de mestres e doutores presentes no corpo docente e quais matérias eles lecionam. De modo geral, quanto mais graduados são os profissionais, mais capacidade eles têm para ensinar.

Claro que existem exceções, pois a tarefa de ensinar envolve mais do que apenas titulações e cursos. Os professores precisam ter domínio de sala de aula e uma didática eficiente. Pensando nisso, vale a pena conversar com ex-alunos que podem dizer se o conhecimento técnico do professor é aproveitado para oferecer aulas atraentes e de qualidade.

5. Recepção no mercado de trabalho

A reputação da faculdade também deve ser analisada. Saiba que esse fator influencia a recepção dos alunos no mercado de trabalho! Confira se os formados estão posicionados em bons cargos e conseguem atuar na área.

A instituição também precisa ter um bom relacionamento com as empresas jornalísticas e meios de comunicação. Procure saber se há palestras, semanas de comunicação e outros eventos promovidos na faculdade. É importante que sejam convidados jornalistas atuantes, promovendo assim a criação de uma rede de contato entre alunos e profissionais do mercado.

6. Histórico da instituição

A credibilidade de uma instituição de ensino superior aumenta com o tempo quando o trabalho é feito com qualidade. Dessa forma, o histórico do local não deve ser negligenciado. Pesquise se a faculdade, universidade ou centro universitário já ganhou prêmios, é reconhecido no mercado de trabalho e é considerado um exemplo de excelência no ensino.

Esses aspectos são fundamentais para que os estudantes consigam estágios e, no futuro, o formado consiga empregos com boas remunerações e em posições de destaque. Em muitos casos, o nome da instituição pode se tornar um critério de desempate nos processos seletivos.

Conheça o CES e a sua excelência no ensino do jornalismo

Fundado em 1972, o Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF) é uma excelente opção para quem pretende alcançar uma formação de qualidade como jornalista. O curso de jornalismo da instituição tem como meta formar profissionais capacitados para atuação nos meios impresso, rádio, televisão, internet, multiplataformas e assessorias de comunicação.

Para possibilitar essa formação, O CES/JF disponibiliza laboratórios de áudio, vídeo, fotografia e informática, além de contar com professores com ampla experiência no mercado de trabalho. A matriz curricular está dividida em quatro anos de curso, com disciplinas teóricas e práticas, além de atividades complementares. Os egressos têm se destacado como profissionais qualificados.

Neste post, você teve acesso a algumas dicas que contribuirão para escolher uma faculdade de jornalismo em Juiz de Fora. A escolha do curso correto é fundamental para garantir o aprendizado necessário e as melhores condições de estudo. Além disso, ao optar por uma instituição de qualidade você estará em destaque no mercado de trabalho, aumentando suas possibilidades de sucesso como jornalista.

Gostou das nossas dicas? Quer saber mais informações sobre o curso de jornalismo do CES/JF? Então, entre em contato conosco, conheça todo o programa da graduação e tire as suas dúvidas!

Deixe seu e-mail e receba gratuitamente nossos conteúdos sobre ensino superior, carreira e muito mais.

Obrigado! Cadastro realizado!
Algum erro aconteceu. Tente de novo!