Visite nosso site
CARREGANDO...
gestão de pequenas empresas
No items found.

O sucesso de um negócio é muito influenciado pela qualidade do produto ou serviço oferecido e pela administração competente e eficiente. Saber como realizar uma gestão de pequenas empresas do modo correto é fundamental para garantir o crescimento do negócio.

As práticas de uma companhia de menor porte são diferentes em relação ao que é feito em grandes corporações. A quantidade de colaboradores, o número menor de clientes e a gestão centralizada em uma só pessoa são fatores que ajudam explicar as distinções existentes. É fundamental conhecer as peculiaridades de uma PME para evitar os erros mais comuns de quem está nessa área.

Neste post, veremos quais são as principais diferenças de gestão entre as pequenas empresas e grandes corporações. Além disso, mostraremos como uma especialização na área pode contribuir para melhorar a administração de uma PME. Acompanhe as próximas linhas!

Quais são as principais diferenças de uma PME para uma grande empresa?

Listamos alguns pontos que mostram o modo como cada uma atua. Vamos ver alguns fatores que distinguem a pequena empresa da grande!

Agilidade nos processos de trabalho

Um dos principais diferenciais está na agilidade nos processos de trabalho. Nesse caso, a vantagem está com a empresa de pequeno porte, pois o poder de decisão está concentrado em um único administrador. Portanto, as decisões são executadas com mais rapidez, trazendo mais velocidade para a produção.

No caso das grandes corporações, esse processo é demorado, pois antes da tomada de decisão são avaliados dados estatísticos, as peculiaridades de cada setor e a opinião de mais pessoas, o que acaba provocando demora. Essa condição gera atraso em decisões que podem ser cruciais, prejudicando a velocidade dos processos e trazendo mais burocracia para a organização.

Responsabilidade dos dirigentes/donos da empresa

Uma empresa de grande porte exige uma gestão mais complexa, pois apresenta maior variedade de setores, sendo que cada um deles necessita de um líder. Desse modo, as responsabilidades ficam divididas entre vários administradores, que são responsáveis pelas suas áreas.

No caso das PMEs a estrutura é reduzida, sem essa divisão em diversos setores. Portanto, a responsabilidade de administrar e comandar cada detalhe que envolve todos os processos, fica na mão dos donos ou, na maioria dos casos, de um único dono.

Estilo de gestão

A gestão de companhias de grande porte é mais complexa, pois as decisões são divididas entre os setores, envolvendo o financeiro, marketing, operacional, entre outras áreas. Desse modo, qualquer decisão deve ser compartilhada entre os gestores, que precisam responder aos seus superiores.

No caso das PMEs, a gestão é mais enxuta. Essa etapa se torna multifuncional, pois é necessário ter conhecimento sobre todos os processos para que o gerenciamento aconteça sob a responsabilidade de apenas um administrador.

Comunicação interna

O tamanho da organização também a afeta a comunicação interna. Nas grandes empresas esse processo é feito de forma coletiva, por comunicados, boletins impressos e sem a personalização para cada colaborador. Com isso, aumenta a possibilidade de desencontro nas informações, além de dificultar o processo de correção de pontos que não estejam satisfazendo a administração .

O número menor de colaboradores permite que a comunicação seja feita de forma personalizada e direta nas PMEs. Desse modo, o administrador consegue se conectar com seus colaboradores, deixando mais claro os seus objetivos. Isso permite que os erros sejam corrigidos com mais precisão e diminui a chance de desencontros de informação.

Avaliação de desempenho

Avaliar o desempenho dos colaboradores em uma grande empresa é algo que deve ser feito de forma contínua. Os gerentes dos setores são peças fundamentais, além do uso de ferramentas como relatório de metas, feedback e pesquisas sobre o comportamento dos profissionais.

Quando a organização é de menor porte, esse processo é feito de forma natural, por meio da observação do administrador, e com menos formalidade. Como os processos são reduzidos, o desempenho de um colaborador pode afetar o resultado da empresa, sendo mais fácil detectar os pontos fracos e fortes da administração.

Como uma especialização pode contribuir para a gestão de pequenas empresas?

A gestão de um PME é uma tarefa complicada e que, geralmente, fica centralizada em um único responsável, o administrador do negócio. Portanto, buscar especialização na área é fundamental para conhecer quais são as melhores práticas e como otimizar o negócio.

O estudo permite que o administrador conheça as principais responsabilidades que estarão sob seu comando e como agir para que a empresa cresça. A falta de conhecimento pode trazer grandes dificuldades e prejudicar o crescimento do empreendimento.

Fazer um curso de pós-graduação em gestão é fundamental para o sucesso da estratégia. Ao estudar, você entenderá quais são as necessidades do mercado e poderá se qualificar para fazer uma administração correta da sua PME. Além disso, é uma forma simples de se manter atualizado, conhecendo as inovações disponíveis para o setor e elementos que podem ser aplicados na sua realidade.

Os cursos nessa área visam capacitar os profissionais para a adaptação na aplicação da teoria, de modo a desmitificar a relação teórico-empírica no ambiente PME. Além disso, contribuem para a administração estratégica da empresa, para o planejamento e execução tática, estimulando o ambiente de aprendizagem colaborativo e oferecendo a habilidades importantes para o negócio.

Depois de escolher a melhor opção de curso, também é necessário encontrar a instituição ideal. Portanto, não negligencie essa etapa e observe todos os prós e contras de cada opção, priorizando aquelas com corpo docente com mestrado e/ou doutorado, infraestrutura de qualidade, matriz curricular satisfatória e reconhecimento tanto do curso quanto da faculdade pelo MEC.

Neste post, vimos algumas diferenças da gestão de pequenas empresas em relação aos grandes negócios e como tais peculiaridades podem contribuir para o sucesso. Buscar qualificação na área também contribui para que os processos sejam administrados da forma correta. Portanto, é fundamental se atualizar e aprofundar no mercado para gerir o negócio de maneira correta.

Gostou do nosso conteúdo? Então, aproveite e siga nossas páginas no Facebook e Instagram para receber mais informações sobre nossos cursos e oportunidades de qualificação!

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O ARQUIVO

Tags

No items found.
INSCREVA-SE PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS

Receba as novidades em seu e-mail

Fique por dentro dos  eventos, notícias e conteúdos da Faculdade Arnaldo.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.