Grupo de apoio do UniAcademia oferece atendimento psicológico gratuito para familiares de pessoas com deficiência e doenças crônicas

O curso de psicologia do Centro Universitário Academia (UniAcademia) está promovendo entre os meses de junho e novembro deste ano um grupo de apoio para familiares de pessoas com deficiência e doenças crônicas ou raras. A participação é gratuita e os encontros acontecem quinzenalmente em duas modalidades: on-line, via Google Meet, e presencial, no prédio da instituição, na Rua Halfeld, 1179, no centro de Juiz de Fora. Qualquer familiar pode participar, basta ter parentesco com a pessoa com deficiência ou doença crônica/rara.

“O Grupo de apoio a familiares de pessoas com deficiências, doenças crônicas e raras surgiu em 2021. É um projeto de extensão do UniAcademia que envolve uma professora coordenadora, alunos do curso de psicologia e uma professora co-orientadora. Pretende-se, com o grupo, promover debates entre pessoas que passam por situações parecidas, promovendo, assim, um clima de ajuda mútua”, explica a professora de psicologia e responsável pelo projeto, Luciene Moreira.

As reuniões acontecerão entre os meses de junho e novembro de 2022, com recesso em julho. As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas ao longo de todo ano até o fim do projeto. Os interessados em fazer parte do grupo de apoio devem preencher as informações do formulário de inscrição.

Para a professora responsável, esse projeto é importante para dar luz e apoio a pessoas, que muitas vezes têm a saúde mental e física negligenciada em prol do outro. Mais do que os ouvir, o grupo de apoio busca promover conforto, liberdade para sentir e bem-estar.

“Cuidadores são pessoas que apresentam alto nível de sobrecarga. Costumam deixar de cuidar de si mesmas para cuidar dos familiares que necessitam de apoio. Esse contexto negativo interfere de modo muito negativo na vida dessas pessoas e podem, inclusive, contribuir para o surgimento e/ou agravamento de transtornos mentais. Assim, essas pessoas constituem um grupo negligenciado no que diz respeito a autocuidado, suporte social e, inclusive, atenção da equipe multiprofissional em saúde. Desta forma, pensar em promover apoio, trabalhar estratégias de enfrentamento, proporcionar a identificação com pessoas que vivem situações parecidas contribui para o bem-estar dos cuidadores”, afirma Luciene Moreira.

No ano passado, primeiro ano do projeto, o grupo de apoio foi dedicado às mães. Para mais informações, entre em contato via e-mail pelo gafdcr@gmail.com.