Secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira, visita o UniAcademia e fala sobre gastronomia mineira

Nesta quinta-feira, 3 de fevereiro, o Secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira, esteve presente no UniAcademia e conheceu os espaços da instituição. No trajeto, o reitor Giovânio Aguiar apresentou o Museu de Etnologia Indígena e de História Natural, a Capela Sagrada Família e as cozinhas do curso de Gastronomia.

Em entrevista para o jornal O Tempo, em dezembro do ano passado, o Secretário afirmou que um dos objetivos para 2022 seria dar continuidade nas ações, para transformar a cozinha mineira em patrimônio cultural e imaterial do Estado. Sabendo que o UniAcademia tem o único curso superior de Gastronomia da região, Leônidas Aguiar, reafirmou a importância do curso. "Nós temos na Zona da Mata, tipos de pratos que não encontramos, por exemplo, no serrado ou no agreste, no norte do estado, ou mesmo na zona central. As escolas de gastronomia, quando elas se vinculam ao território, elas capacitam as pessoas para uma experiência gastronômica, de culinária ou de alimentação vinculada ao território e potencializa o turismo gastronômico", afirma. "As pessoas, por exemplo, vêm a Minas Gerais pra ver do nosso queijo e para comer os nossos pratos. Então, as cozinhas sediadas no território de Minas Gerais devem ter como foco, também, o entendimento da cozinha mineira enquanto patrimônio histórico do estado de Minas Gerais, patrimônio de todos nós, possivelmente patrimônio histórico do Brasil", explica.

Responsável por entrelaçar em Minas Gerais os setores da cultura e do turismo, o Secretário Leônidas Aguiar enxerga a educação como uma forma de pertencimento. "É importante que a escola seja vinculada aos valores locais, porque potencializa a economia da cultura, os negócios familiares e do comércio local. Nós só temos pertencimento, essa coisa de patrimônio histórico, de amor ou a nós mesmos, quando nós entramos em um processo de autoconhecimento ou de conhecimento amplo de quem somos, de onde estamos e para projetarmos um futuro mais sábio e mais saudável pra todos nós", conta.

Formado em arquitetura e urbanismo pela PUC Minas, e doutor em arquitetura e urbanismo pela Universidade de Valladolid, Espanha. Leônidas Aguiar ainda contemplou a arquitetura do Campus Academia. "Juiz de Fora é uma cidade muito especial, muito antiga e existem nela vários elementos importantíssimos da tradição. Aqui, no UniAcademia, a arquitetura do pátio chama muito atenção. As suas colunatas são tão finas, elegantes diante da magnitude do prédio", analisa.