CARREGANDO...
Visite nosso site

Pós-Graduação em Metodologias Ativas na Educação (EAD)

Clique e saiba mais

Aperfeiçoar os conhecimentos dos profissionais da educação quanto às concepções, saberes, metodologias e procedimentos necessários à realização de um trabalho pedagógico inovador, que fomente o engajamento, o protagonismo e a participação ativa dos estudantes no processo ensino-aprendizagem, tornando-o mais atrativo, equânime e proficiente.

O(a) profissional formado(a) no Curso de Metodologias Ativas na Educação será capaz de trabalhar com a metodologia de projetos, o(a) professor(a) deixará de será aquele que transmite informações aos(as) seus(as) alunos(as) que vão absorvê-las .O(a) educador(a) ganhará um novo papel: ele(a) passará(a) a criar situações de aprendizagem, com um foco muito direcionado para as relações que se estabelecem nesse novo modelo pedagógico

Metodologia da pesquisa científica (40 horas/aula)

Reflexão teórica sobre o discurso da ciência. Classificação da pesquisa científica. Diferenças entre a pesquisa qualitativa e a quantitativa. Processo de pesquisa: problemas e hipóteses de pesquisa; objetivos; constituição de corpus; instrumentos de coleta de dados. Normas da ABNT.

Fundamentos teórico-metodológicos da educação: concepções de aprendizagem; concepções de avaliação; estágios do desenvolvimento humano; planejamento e monitoramento do processo ensino-aprendizagem; intervenção pedagógica; gestão dos resultados pedagógicos (160 horas/aula)

A relação existente entre: professor e aluno, prática pedagógica e cotidiano escolar, e aprendizagem e conhecimento. As novas exigências educacionais e profissionais docentes em uma perspectiva crítica e evolutiva. O diálogo entre a psicomotricidade e o movimento. O estado sobre as fases, as características e os comportamentos sobre o desenvolvimento cognitivo e psicomotor. A linguagem corporal, a educação e a reeducação psicomotora. O diálogo existente entre o planejamento educacional e a prática educativa. A compreensão acerca da função social do ensino e da concepção sobre os processos de aprendizagem. As relações interativas existentes, na sala de aula, entre professores e alunos. A Gestão Escolar e a atuação dos profissionais da educação. O entendimento acerca dos diferentes tipos de gestão. A gestão das pessoas e dos conflitos na escola. O uso da tecnologia como aliada ao trabalho da gestão escolar. A organização da construção coletiva do Projeto Político Pedagógico da Escola.

Conhecimentos em tecnologias digitais: modelos de ensino híbridos e disruptivos, ambientes virtuais de aprendizagem; ferramentas, recursos e plataformas; estratégias participativas e dialógicas; cultura e letramento digital; metodologias assistivas; gestão da aprendizagem; design thinking; stem e movimento maker; gamificação; aprendizagem por pares; aprendizagem por projetos, etc (160 horas/aula)

A relação entre a inovação educativa e a presença da tecnologia, no âmbito escolar. Reconhecimento acerca da importância das tecnologias, audiovisuais, telemáticas e assistivas, na escola. A cultura digital e os softwares educacionais. A Metodologia Ativa presente no processo de ensino-aprendizagem. A aprendizagem baseada em projetos e na sala da aula invertida como exemplos de aprendizagens colaborativas e cooperativas. O currículo construído por competências. A compreensão de um estudo híbrido a partir de recursos tecnológicos. O contexto histórico da alfabetização e seus métodos. O letramento digital como prática social. A psicogênese da língua escrita e seus estreitos vínculos com a formação de professores alfabetizadores. A avaliação da alfabetização e o ambiente alfabetizador. Design thinking; STEM e movimento Maker; Gamificação

Trabalho de conclusão de curso (40 horas/aula)

Elaboração do Trabalho de Curso. A Coordenação Pedagógica e sua importância. Caracterização das instituições de ensino. Elaboração dos instrumentos de pesquisa. Análise dos dados. Apresentação dos resultados e conclusão do trabalho. Regras para apresentação do trabalho.

Nenhum professor cadastrado.
Inscreva-se