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Pós-Graduação em Projetos e Inovação na Educação (EAD)

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Capacitar os profissionais da educação para fomentar a aplicação de projetos e inovações na educação e nas ações pedagógicas, de forma a possibilitar o maior interesse e participação do estudante no currículo, através da utilização de recursos midiáticos e tecnológicos.

O(a) profissional formado(a) no Curso de Projetos e Inovação na Educação será capaz de atuar de forma inovadora em processos de docência e planejamento educacional nos sistemas de ensino público e privado; será capaz de fazer uma leitura do contexto educacional; de organizar o processo de ensino; de criar materiais didático-pedagógicos; de elaborar e desenvolver projetos de intervenção, considerando as demandas das políticas públicas para a educação, os princípios e mecanismos de democratização, a construção e gestão do conhecimento, a gestão da aula, assim como a produção e a utilização de tecnologias educativas no contexto das redes/sistemas e contextos educativos; de ter uma postura científica diante das questões educacionais.

Histórico das tecnologias educacionais no Brasil e no mundo (40 horas/aula):

Compreensão, discussão e avaliação de tendências do pensamento educacional ao longo da história. Contextualização da relação entre Educação, Estado e Sociedade.

Educomunicação (40 horas/aula):

Compreensão da comunicação oral, verbal e não verbal. Descrição das formas de leitura e interpretação de textos para enfrentar os desafios da redação escrita e da fala correta, aprimorando as competências comunicativas. Identificação de gênero e tipo textual, modos de organização do discurso para a produção textual como atividade interativa.

Metodologia da pesquisa científica (40 horas/aula):

Reflexão teórica sobre o discurso da ciência. Classificação da pesquisa científica. Diferenças entre pesquisa qualitativa e quantitativa. Processo de pesquisa: problemas e hipóteses de pesquisa; objetivos; constituição de corpus; instrumentos de coleta de dados. Normas da ABNT.

A utilização das redes sociais na educação (40 horas/aula):

Mídias Digitais: A revolução dos meios digitais e seus reflexos na sociedade. Mídia online, comportamento do consumidor e métricas. SEO e SEM. Redes sociais e a nova visão para a Educação.

Gamificação na educação (40 horas/aula):

A importância do jogo no desenvolvimento do intelecto. Engajamento de pessoas e conquista de objetivos por meio do jogo. Interesse e participação como ampliação do acesso ao conhecimento. Os jogos na realidade escolar e seu uso como ferramenta importante nos novos tempos. O desenvolvimento das habilidades como importante aliado no processo educacional. Compartilhamento de ideias como uma teia de conhecimentos. O estímulo para soluções e práticas desenvolvidas pelos próprios discentes. Interdisciplinaridade e prazer no desenvolvimento da aprendizagem.

Planejamento, didática, aplicabilidade e metodologias inovadoras (40 horas/aula):

Introdução ao estudo da didática. Educação, Pedagogia e Didática. A didática das disciplinas pedagógicas. Planejamento de ensino: conceito, etapas, elementos estruturais. Enfoque técnico e decisão político-pedagógica. Observação dos diferentes enfoques do papel da Didática na formação do professor. O diálogo existente entre o planejamento educacional e a prática educativa. A compreensão da função social do ensino e a concepção sobre os processos de aprendizagem. As relações interativas existentes na sala de aula entre professores e alunos.

Produção de objetos de aprendizagem (40 horas/aula):

Letramento Digital, conceito, implicações e aplicações nos processos educativos. Materiais didáticos para prática escolar. Leitura em tempos digitais. Formação do leitor imerso na cultura digital. Os meios eletrônicos, uso e influência na literatura. Novas abordagens para uma aprendizagem integral. Rompimento com procedimentos estabelecidos e novos olhares para a educação digital. A potencialização das capacidades discentes diante das novas ferramentas disponibilizadas pela tecnologia.

Desenvolvimento de aplicativos educacionais e softwares para atividades educacionais (40 horas/aula):

Introdução ao contexto de dispositivos móveis. História e características dos principais sistemas operacionais móveis (Android, iOS). Ferramentas para desenvolvimento de aplicações (Android Studio). Estruturas elementares de uma aplicação (Activity e Intents). Ciclo de vida de uma aplicação. Construção de telas (Material Designer). Gerenciadores de layout. Componentes de interface (Menu, toast, botões, campos de edição). Fundamentos da programação. Navegação entre telas. Passagem de parâmetros via intents. Construção de ListView, RecycleView. Tratamento de Eventos. Fragments.

Trabalho final: trabalho de curso com projeto aplicado ao contexto profissional do cursista (40 horas/aula):

Elaboração do Trabalho de Curso. A Coordenação Pedagógica e sua importância. Caracterização das instituições de ensino. Elaboração dos instrumentos de pesquisa. Análise dos dados. Apresentação dos resultados e conclusão do trabalho. Regras para apresentação do trabalho.

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