Visite nosso site
Ensino

Entenda como funciona o ProUni e saiba como se inscrever

Ensino

Entenda como funciona o ProUni e saiba como se inscrever

Existem programas do governo que promovem a facilitação do ingresso dos estudantes nas universidades privadas do país. Um dos mais conhecidos é o ProUni (Programa Universidade para Todos), que oferece bolsas parciais ou integrais. Dessa forma, é possível estudar de graça em instituições particulares, mas é importante saber como funciona o ProUni e descobrir se você se encaixa nos pré-requisitos.

Afinal, não é qualquer pessoa que pode participar do programa, já que ele apresenta algumas regras. Então, para saber mais sobre esse assunto, continue a leitura, pois vamos mostrar as principais informações do projeto!

O que é o ProUni?

O Programa Universidade para Todos foi criado em 2004 pelo Ministério da Educação (MEC), mas institucionalizado apenas no ano seguinte. Por meio dele, os estudantes podem utilizar a nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e conseguir bolsas de até 100% nas universidades privadas.

Ao participar do projeto, as instituições recebem isenção de tributos. Com isso, o ProUni se revela como uma política pública que promove o acesso e permanência das pessoas com baixa renda nas universidades.

Como funciona o ProUni?

O ProUni tem duas edições anuais, uma no início do primeiro e outra no início do segundo semestre, em que são oferecidas bolsas parciais (50%) e integrais (100%). As inscrições são realizadas pelo site oficial do programa e, após o primeiro dia, já é possível saber a nota de corte dos cursos.

Durante o prazo de inscrição, é importante ficar conferindo diariamente se essa nota sobe ou desce e, consequentemente, descobrir em qual curso você tem mais chance de passar. Encerrado o prazo, dias depois a primeira chamada com o nome dos classificados é liberada.

Existe também uma segunda chamada que acontece logo depois, caso tenham sobrado vagas, e, em seguida, uma lista de espera para as bolsas remanescentes. Dessa forma, ainda que não passe de primeira, o candidato tem chances de entrar no ensino superior posteriormente.

Para que você entenda melhor como funciona todo esse processo, desde a inscrição até a matrícula, elencamos as principais informações sobre eles logo abaixo. Confira!

Quem pode participar?

Para poder se inscrever no ProUni, o candidato deve ser um estudante brasileiro sem diploma de ensino superior e com renda familiar de até três salários mínimos, além de ter feito a última prova do Enem e alcançado, no mínimo, 450 pontos sem zerar a redação. Além disso, ele precisa se encaixar em, ao menos, uma das seguintes situações:

  • ter feito o ensino médio completo em escola pública;
  • ter feito o ensino médio completo em rede privada, mas como bolsista integral;
  • ter feito uma parte do ensino médio em escola pública e outra em escola privada com bolsa integral;
  • ser professor da rede pública, em exercício no magistério e integrando o quadro permanente, mas só pode concorrer para bolsas nos cursos de licenciatura. Nesse caso, não é necessário comprovar renda;
  • ser portador de necessidades especiais.

Quais são os tipos de bolsas?

Como dissemos, as bolsas podem ser parciais ou integrais, mas, para participar de uma delas especificamente, é necessário seguir estas exigências:

  • bolsa integral: a renda familiar bruta per capita deve ser de até um salário mínimo e meio;
  • bolsa parcial: a renda familiar bruta per capita deve ser entre um salário mínimo e meio e três salários mínimos.

Para fazer a conta e descobrir a renda bruta per capita da sua família, é necessário somar a renda de todos os integrantes que moram na sua casa. Depois, basta dividir o total pela quantidade de pessoas que ali residem e, assim, será gerado o valor final.

Quais são as documentações necessárias para fazer a matrícula?

Se você passou na disputa por uma bolsa do ProUni, agora deve fazer a matrícula na instituição de ensino. Além da documentação necessária para qualquer matrícula no ensino superior, como identidade, CPF e diploma de ensino médio, é importante estar atento às exigências que o ProUni faz para que a bolsa seja concedida. Veja quais são os documentos solicitados:

  • identificação do candidato e integrantes da família: RG, passaporte, carteira de trabalho e de habilitação são alguns dos documentos que servem para essa exigência;
  • comprovantes de residência: você pode levar contas de água, luz, telefone, declaração anual do imposto de renda, entre outros;
  • comprovantes de rendimento: é necessário separar o comprovante de todos os membros que geram alguma renda, como aposentados, pensionistas, autônomos, assalariados e trabalhadores rurais.

É possível usar o Fies e o ProUni?

O Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) é outro programa do governo que estimula o acesso e permanência de jovens de baixa renda nas instituições privadas. Ao contrário do ProUni, ele não oferece bolsa, mas um financiamento para que o aluno possa custear o curso. Desse modo, eventualmente, o valor deverá ser quitado.

Caso você consiga uma bolsa de 50%, mas não tenha condição de pagar a outra metade, é possível optar pelo Fies, lembrando que, primeiro, deve ser aprovado nesse processo seletivo. Além disso, existem algumas exigências:

  • a instituição deve participar do Fies;
  • o uso do Fies deve ser voltado para o financiamento do mesmo curso e instituição em que você tem a bolsa do ProUni, lembrando que a soma de ambos benefícios não pode ser maior que o valor das mensalidades.

Existe bolsa permanência pelo ProUni?

Para os alunos que conseguiram a bolsa integral, o ProUni ainda oferece uma bolsa permanência destinada ao custeio dos estudantes com despesas como alimentação e transporte. O valor dessa bolsa equivale ao das bolsas de iniciação científica nas instituições federais.

Mas, para conseguir esse benefício, é necessário estar matriculado num curso presencial com, no mínimo, seis semestres e carga horária de 6h ou mais de aula por dia.

Neste artigo, você pôde entender como funciona o ProUni e perceber como ele se mostra um projeto fundamental para que pessoas com pouco poder aquisitivo possam entrar no ensino superior. Com isso, conseguem construir uma carreira e ter maiores chances de sucesso profissional, o que, consequentemente, auxilia-os a ter uma vida financeiramente mais confortável.

Você tem interesse em ingressar no ensino superior por meio desse programa? Então, entre em contato conosco e saiba quais cursos oferecem a bolsa!

Deixe seu e-mail e receba gratuitamente nossos conteúdos sobre ensino superior, carreira e muito mais.

Obrigado! Cadastro realizado!
Algum erro aconteceu. Tente de novo!