Visite nosso site
CARREGANDO...
diferença entre mba e pós-graduação
No items found.

A importância de continuar os estudos depois de terminar a graduação é indiscutível. O diploma universitário continua tendo um peso enorme, mas sozinho não é mais um diferencial na busca pelos melhores empregos.

Pegar o caminho certo e continuar subindo os degraus rumo ao sucesso passa por escolher uma especialização que venha ao encontro dos seus objetivos. Para acertar na decisão, é preciso saber a diferença entre MBA e pós-graduação. Neste artigo vamos tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto e ajudar na escolha! Acompanhe!

Qual é a importância de ter uma especialização?

O investimento em educação sempre é um recurso bem aplicado. Escolher a opção certa de curso de especialização fará com que o retorno desse investimento tenha reflexos no que você espera conquistar no futuro da profissão.

Além de ser mais bem-visto pelas empresas, os profissionais especialistas em áreas específicas saem na frente dos concorrentes e são capazes de conquistar um ótimo retorno financeiro.

Qual é a diferença entre MBA e pós-graduação?

Existem dois tipos de curso de pós-graduação: lato sensu e stricto sensu. Os da modalidade de stricto sensu são voltados para o campo acadêmico da profissão. Nesse modelo, encontram-se os cursos de mestrado e doutorado, que têm um viés de pesquisa, com o foco em formar professores e cientistas.

Já na pós lato sensu, também conhecida como especialização, a abordagem é totalmente diferente. Os cursos têm grades voltadas para o desenvolvimento profissional e para a atualização de conceitos e inovações do mercado de trabalho.

A parte prática dos cursos lato sensu costumam ser tão trabalhadas quantos os referenciais teóricos das disciplinas que compõem o curso.

O MBA, que é a sigla para Master Business Administration, é uma das modalidades de pós-graduação lato sensu. Nessas especializações, o foco principal está nos negócios e no mercado em si.

Os MBAs são recomendados para profissionais com certa experiência e que tenham um entendimento mais aprofundado de gestão e mercado. São mais adequados para pessoas em cargos de liderança e com uma carreira mais consolidada.

Quais são as melhores dicas para fazer a escolha certa?

Agora que você já sabe qual é a diferença entre MBA e pós-graduação e as especificidades de cada uma dessas modalidades, está na hora das dicas para tomar a decisão sem sustos. São diversos aspectos que envolvem essa escolha e que precisam ser levados em consideração, e esperamos que as orientações a seguir provoquem as reflexões necessárias.

Trace objetivos

Como explicamos, as aplicações de cada uma das modalidades de especialização são diferentes. A primeira análise que deve ser feita é onde você quer estar ao término do curso. A partir disso, é possível escolher o caminho que levará você a esse ponto. Com as suas metas definidas, a melhor opção entre as especializações ficará clara.

Converse com pós-graduandos

Mais do que imaginar como é o dia a dia do curso, você pode perguntar a quem está nessa empreitada como é a rotina de estudos. Procure alunos das diferentes modalidades de especialização e peça a eles para apontarem os prós e os contras. Dessa forma, as boas e más experiências relatadas darão embasamento para que você saiba qual é a melhor para você.

Considere a parte financeira

Saber o quanto você dispõe para investir é fundamental. Existem ótimos programas em cada uma das modalidades, basta escolher um que caiba no seu bolso e que permita que você desenvolva suas atividades com tranquilidade.

É melhor dar passos planejados e conquistar a ascensão na carreira gradativamente do que se enforcar com a mensalidade de um plano que você não será capaz de honrar.

Pense no tempo disponível para os estudos

Se você precisa trabalhar para custear a formação, talvez não consiga se empenhar o tanto que um mestrado exige e nem aproveitar tudo que ele oferece, por exemplo.

Os programas de MBA e outras pós lato sensu costumam ser realizados nos finais de semana, enquanto alguns mestrados e doutorados exigem dedicação integral. Estabelecer o quanto de tempo você terá para se dedicar significa evitar imprevistos.

Amplie as suas possibilidades

Cursar uma especialização pode expandir os campos de atuação da sua formação. Um graduado em um curso de bacharelado pode fazer uma pós em docência para ter a possibilidade de dar aulas. Um jornalista pode se especializar em uma área correlata, como marketing ou publicidade. Aproveite a continuidade nos estudos para aumentar o seu leque de opções.

Além de todas as dicas que listamos por aqui, é imprescindível pesquisar sobre a instituição de ensino que está ofertando o curso. A educação também é um produto, e existem muitos estabelecimentos que têm uma preocupação exclusivamente comercial — querem vender e não se preocupam em realmente formar os alunos.

Dessa forma, é possível cair em armadilhas. Os preços praticados podem até ser muito mais baixos em algumas instituições e funcionar como um chamariz, mas a credibilidade da faculdade e a qualidade de ensino muitas vezes são tão baixas quanto os custos. Um certificado que não agrega valor ao seu currículo e nem conhecimentos ao seu dia a dia é um investimento perdido.

Para que isso não aconteça, certifique-se previamente que o centro de ensino no qual você tem a intenção de estudar tem os requisitos necessários para ofertar aquele curso. Além disso, verifique se a instituição tem tradição na formação de profissionais, se é reconhecida pelo MEC e qual é a nota dela nas avaliações do Ministério.

Conhecer a estrutura de atendimento e suporte ao aluno também é importante, por isso faça uma visita para ver as instalações e conversar com os professores e demais profissionais do centro de ensino. Assim você pode se familiarizar com a equipe e atestar a qualidade das salas de aula, da biblioteca e das instalações de forma geral.

Agora você já conhece a diferença entre MBA e pós-graduação e os aspectos que devem ser considerados na hora de fazer a sua escolha. Se gostou deste artigo e quer sempre receber conteúdos como este, siga-nos nas redes sociais. Estamos no Facebook, temos perfis no LinkedIn e no Instagram, além do nosso canal no YouTube!

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O ARQUIVO

Tags

No items found.
INSCREVA-SE PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS

Receba as novidades em seu e-mail

Fique por dentro dos  eventos, notícias e conteúdos da Faculdade Arnaldo.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.