Visite nosso site
Ensino

Entre caminhos e descaminhos: o amplo diálogo sobre a comunicação contemporânea

Ensino

Entre caminhos e descaminhos: o amplo diálogo sobre a comunicação contemporânea

Em clima de celebração pelos 20 anos dos cursos de Jornalismo e Publicidade do UniAcademia, a 16ª Semana da Comunicação será realizada entre os dias 12 e 16 de maio de 2025 e promete movimentar a rotina acadêmica com uma programação rica e diversificada. A abertura será na segunda-feira (12), no campus Academia, das 7h30 às 11h15, e de terça-feira (13) a sexta-feira (16), as atividades continuarão no campus Arnaldo Janssen, também no turno da manhã, com encerramento no local a partir das 18h.

Com o propósito de estimular o desenvolvimento das aptidões dos estudantes, aproximá-los do mercado e promover a integração no ambiente universitário, esta edição tem uma programação intensa. Os participantes poderão conferir mesa de abertura, 14 palestras e três oficinas com profissionais convidados que atuam no mercado nacional e local, entre os quais muitos ex-alunos, além de cenas de teatro e dos tradicionais subeventos culturais e competitivos: Festival do Minuto, Hall das Agências, Agita Encontro, Corrida Criativa, Desafio Jornalístico e Agita Sarau.

A coordenadora dos cursos de Jornalismo e Publicidade, Gilze Bara, destaca o viés presente na 16ª Semana da Comunicação. Em comemoração aos 20 anos dos cursos, que serão celebrados no segundo semestre, o evento foi estruturado a partir de um tema central: "Caminhos e Descaminhos da Comunicação". “A ideia é dialogar sobre as coisas que estão sendo positivas e que estão dando certo no mundo da comunicação, do Jornalismo e da Publicidade. Discutir, também, sobre as coisas que não estão legais, que não estão funcionando”, explica.

Como parte dessa reflexão, a programação de abertura, que será realizada no Teatro Academia (Rua Halfeld, 1179), contará, às 8h, com a mesa “Entre Caminhos e Descaminhos: mídia, poder e lutas”, trazendo um debate crítico sobre o cenário atual da comunicação no Brasil. Ambos os convidados da mesa pesquisam e analisam com profundidade temas essenciais para a área, como diversidade, respeito aos direitos humanos, racismo e homofobia. Luiza Sansão, jornalista formada em Juiz de Fora com atuação profissional no Rio de Janeiro, trabalha de forma independente em cobertura de Direitos Humanos há mais de uma década; e Rodrigo Castro, publicitário, professor e pesquisador em Juiz de Fora. A mesa será mediada pela professora dos cursos e jornalista Julia Pessôa.

Programação

Na segunda-feira, 12 de maio, a programação terá início às 7h30 com a apresentação do grupo Hupokondría, com a cena “Dicionário”, dirigida pelo professor Gustavo Burla, com texto dele e de Táscia Souza. Às 10h, após a mesa de abertura, terá início a exibição dos curtas inscritos no Festival do Minuto, que contará com a avaliação de um júri especializado em áudio e audiovisual, composto por Abdon Couto, Amanda Corrêa, Guilherme Schroder e Rebeca Figueredo. Encerrando a programação da manhã, será exibido o curta “Cadê minha filha, Bob?”, dirigido por Pri Helena, seguido de um bate-papo com profissionais convidados da área audiovisual.

De terça-feira (13) a sexta-feira (16), a programação continuará no campus Arnaldo Janssen (Rua Luiz Interior, 345, Estrela Sul), com palestras, oficinas, subeventos culturais e mais atrações competitivas. Profissionais com atuação local e nacional estarão compartilhando com os estudantes suas experiências sobre os rumos da Comunicação, do Jornalismo, da Publicidade e de Eventos, com temáticas contemporâneas.

A programação da sexta-feira, 16 de maio, terá atividades que mesclam inspiração profissional, desafios criativos e celebração coletiva. Nessa manhã, serão realizadas duas palestras e, paralelamente, estarão acontecendo dois dos subeventos competitivos: a Corrida Criativa e o Desafio Jornalístico, que mobilizam os alunos em provas práticas e intensas, estimulando a criatividade, o trabalho em equipe e a agilidade na produção de conteúdo.

O encerramento da Semana da Comunicação será na sexta-feira (16), a partir das 18h, com o Agita Sarau, momento de confraternização e celebração no hall do Bloco 1 do campus Arnaldo Janssen. A noite contará com a participação especial da Oficina de Teatro Entremez, projeto de extensão dos cursos, apresentações de talentos artísticos dos alunos e premiação da Corrida Criativa e do Desafio Jornalístico.

A programação completa da 16ª Semana da Comunicação você confere no perfil oficial dos cursos de Jornalismo e Publicidade do UniAcademia no Instagram, o @falaarnaldo.

Experiência que marca

A Semana da Comunicação é organizada pela professora e coordenadora Gilze Bara, em parceria com a turma de Comunicação e Eventos do quinto período dos cursos de Jornalismo e Publicidade, sob orientação da professora Ana Marta Ladeira. Para os alunos envolvidos, o evento representa mais do que uma atividade acadêmica — é uma oportunidade concreta de aplicar os conhecimentos em práticas reais, sempre com supervisão profissional. Assim, a Semana da Comunicação se consolida como um espaço potente de aprendizado, troca e desenvolvimento profissional.

A estudante de Publicidade Letícia Rezende destaca como a programação favorece a integração entre os alunos e promove experiências marcantes, como no Festival do Minuto, em que trabalhos em áudio e audiovisuais são avaliados por um júri técnico. “É um reconhecimento tão válido, de ver que seu trabalho valeu a pena”, afirma Letícia, que venceu a edição passada com um filme criado em parceria com um colega. Além disso, ela ressalta a importância de atividades como a Corrida Criativa e as oficinas, que conectam os estudantes ao mercado por meio de vivências intensas e orientadas. Para Letícia, “é muito diferente você pesquisar sobre um assunto na internet e tentar fazer sozinho do que ter alguém com experiência te orientando”.

A estudante de Jornalismo do 5º período, Anita Bianco, comenta: “Minhas expectativas são de que seja bem produtiva e que ajude a expandir o pensamento e conhecimento dos alunos em relação aos temas que serão tratados nas palestras. Espero que seja uma ótima experiência e que desperte em mim novos interesses, além de responder às várias questões que eu tenho sobre diversos temas, afinal, comunicação é questionamento sempre!”

Para Sofia Ronzani, aluna do 5º período de Publicidade e Propaganda, o evento é um momento de grande aprendizado e troca de experiências. "A cada edição, a Semana nos proporciona a oportunidade de conhecer profissionais renomados do mercado, participar de oficinas e palestras que agregam muito ao nosso conhecimento e ainda fortalecer o networking. A expectativa é sempre alta, e tenho certeza de que este ano não será diferente", afirma.

Maria Eduarda Botelho, recém-formada no curso de Jornalismo, venceu a última edição do Desafio Jornalístico e relata sua experiência nas edições do evento: “Eu participei de três Semanas da Comunicação nos quatro anos de curso [...]. E a experiência foi muito boa! As palestras, organizadas pela coordenação e pela turma de eventos, levam profissionais muito relevantes e com temas super atuais. Eles fazem questionamentos e compartilham vivências que nos levam a sair dali com vontade de pesquisar mais, aprender mais e com novas perspectivas sobre a área. Para quem está no curso de Publicidade e Propaganda ou Jornalismo, a Semana da Comunicação é tudo! Ela amplia nosso olhar sobre o mercado e nos ajuda a abrir um leque de possibilidades como estudantes que estão prestes a se formar."

Inscrições

A comunidade externa é bem-vinda à programação de abertura, na segunda-feira, dia 12. Entre os dias 13 e 16, o evento é voltado para os alunos dos cursos de Jornalismo e Publicidade. As palestras têm um número maior de vagas, enquanto as oficinas têm vagas limitadas. Por isso, é importante que os estudantes fiquem atentos às orientações relacionadas às inscrições, divulgadas no @falaarnaldo. Será emitido certificado de participação para os alunos inscritos.

Clique aqui para conferir a programação e realizar a inscrição!

Patrocinadores: Comunica Bem (Máster), Alô FM, Agência Formigueiro, Gráfica América, Agência Kojio, Agência Leões, Agência República, Agência Sagres.

Apoiadores: Alphalaser, Arena VIP, Cantina do Léo, Carina Ateliê, Cristaw, Cultural, Dolci Kat, Dom Fuego, Empório Multsport, Faenza, Futrica, Gagos Hambúrguer, Mahaly Ateliê, Oásis Sexshop, Senhorita H, Spoleto, St. Sames, Ton Gourmet, Vila Club, Vista Capy.

Parceiros: Catavento, DJ Otávio.

Texto produzido por Elisa Bara, com a colaboração de Beatriz Occhi, Juliana do Valle, Luan Oliveira, estudantes do 4º período de Jornalismo, sob supervisão da professora Ana Marta Ladeira.

Deixe seu e-mail e receba gratuitamente nossos conteúdos sobre ensino superior, carreira e muito mais.

Obrigado! Cadastro realizado!
Algum erro aconteceu. Tente de novo!