Visite nosso site
Do Uni para o Mundo

Estudantes do UniAcademia ganham prêmio Oddone Turolla de Jornalismo

Do Uni para o Mundo

Estudantes do UniAcademia ganham prêmio Oddone Turolla de Jornalismo

Os estudantes de Jornalismo do Centro Universitário Academia (UniAcademia) venceram o terceiro Prêmio Oddone Turolla de Jornalismo na categoria Universitário, nesta terça-feira (23). A reportagem premiada foi “Onde o Amor Finca Raízes” elaborada a partir da temática desta edição “Como o amor a Juiz de Fora pode contribuir para o desenvolvimento da cidade.”

Composto por sete integrantes, o grupo vencedor contou com os alunos do quinto e sexto períodos de Jornalismo: Bia Occhi, Elisa Bara, Elisa Gutierrez, Juliana do Valle, Luan Carlos, Mariana Souza e Nycolas Daibert. A equipe concorreu com outros três finalistas na categoria Universitário.

Para a aluna Elisa Bara, a experiência de participar do concurso aproxima os universitários da experiência do mercado. “A experiência prática que nós temos na faculdade é diferente, considerando que no concurso seremos avaliados por um júri que não são os nossos professores. Também temos a oportunidade de nos mostrarmos para além da faculdade, mostrando nossa competência”, comemora.

UniAcademia é tricampeã na premiação

O Centro Universitário Academia participa do prêmio desde a primeira edição e segue invicto na categoria Universitário, conquistando o 1º lugar nas três edições realizadas. Segundo a coordenadora do curso de Jornalismo do UniAcademia, Gilze Bara, a conquista do tricampeonato é reflexo do trabalho diário durante os 20 anos do curso. “Temos um grupo de professores que é empolgado, que gosta de estar junto com os alunos [...] E a gente mostra a importância de contar histórias. Tem que ter técnica, mas tem que saber enxergar as pessoas.”

A coordenadora ressalta ainda o envolvimento dos estudantes com as atividades do curso e também com as propostas extracurriculares, como o Prêmio Oddone Turolla. “A gente sempre encontra estudantes que topam entrar em iniciativas e em todos os desafios. Então [o prêmio] é uma conjunção, o resultado da nossa rotina”, destaca.

Na primeira edição do Prêmio Oddone Turolla de Jornalismo realizada em 2017, o UniAcademia conquistou o prêmio com reportagem realizada pelas estudantes Glaucia Simas, Larissa Giosefi e Letícia Ferrari. Na segunda edição, em 2018, a vencedora foi Julia Campos.

Os premiados de 2025

O concurso promovido pelo Sindicato Empresarial do Sistema Comércio (Sindicomércio) premiou os melhores profissionais da área em cinco categorias: Impresso: jornal e revista; TV Jornalismo; Rádio Jornalismo; Jornalismo em Mídias Digitais; e Jornalismo Universitário. A premiação retorna após um hiato de sete anos.

Vencedores de todas as categorias com seus troféus, da esquerda para a direita: equipe de estudantes (UniAcademia), Roberta Oliveira (Rádio Itatiaia), Nayara Zanetti e Elizabetta Mazocoli (Tribuna de Minas), Elisa Ladeira (Rádio On FM) e Gabriel Landim (TV Integração). Foto: Reprodução Sindcomércio

Confira os vencedores:

  • Impresso: jornal e revista - Elizabetta Mazocoli e Nayra Zanetti
  • TV Jornalismo - Gabriel Landim
  • Rádio Jornalismo - Elisa Ladeira
  • Jornalismo em Mídias Digitais - Roberta Oliveira
  • Jornalismo Universitário - Bia Occhi, Elisa Bara, Elisa Gutierrez, Juliana do Valle, Luan Carlos, Mariana Souza e Nycolas Daibert

Além de contar com vencedores na categoria Universitário, ex-alunos do curso de Jornalismo do UniAcademia também conquistaram prêmios em outras categorias. São eles: Gabriel Landim e Elisa Ladeira.

Onde o amor finca raízes

A reportagem, desenvolvida para a temática desta edição sobre como o amor contribui para o desenvolvimento do município, teve como foco comércios locais que atravessaram gerações e resistiram às adversidades do tempo. A reportagem multiplataforma intitulada “Onde o amor finca raízes” explorou diferentes formatos (texto, fotografia, conteúdo em áudio e audiovisual), trazendo novas perspectivas e ângulos sobre a relevância do comércio local para a identidade e o desenvolvimento da cidade. A escolha do título faz referência a um costume de alguns povos originários que enterravam o cordão umbilical dos recém-nascidos para simbolizar que sempre haveria um lugar de retorno. Da mesma forma, os comerciantes locais fincam raízes em Juiz de Fora: por escolha, por amor, construindo aqui o seu lugar de pertencimento.

Para reportagem os estudantes entrevistaram Oddone Villar Turolla, Marcus e Pedro Turolla (Casa Orion), Liliane e Mônica Bara (Normandi Tecidos), Bruno Imbrizi (Chico Rei), Hélio Zechini (Bom Brasileiro), Bigode e Xororó (Bar do Bigode) e Luís Gustavo Passos (Zé Kodak) e Lourdes Passos (Lily Doll). A escolha dos entrevistados foi envolta pela vontade de adentrar histórias não só do tradicionalismo de alguns comércios juizforanos, mas também pela escolha feita por jovens empreendedores pela cidade de Juiz de Fora como polo econômico.

O conteúdo em texto abraçou todos os formatos e conduziu a linha narrativa da reportagem. Os estudantes iniciaram contando a história da Casa Orion, loja de artigos esportivos fundada em 1930, e seguiram na perspectiva geracional ao entrevistar as mulheres à frente da Normandi Tecidos. Além disso, inseriram a visão de especialistas, como um geógrafo e um economista, trazendo também dados sobre a economia local. Para a estudante Mariana Souza, uma das responsáveis pela reportagem em texto, a escolha dos personagens esteve diretamente ligada à força econômica e afetiva que Juiz de Fora carrega: “Quando a gente pensa na cidade, a gente pensa em Calçadão, em [rua] Marechal. O comércio aqui é muito afetivo e é preciso falar sobre esse afeto que atravessa gerações”, pontua.

Já no conteúdo audiovisual, a equipe buscou ir além do tradicionalismo, destacando os pontos comerciais que ajudam a compor a identidade juiz-forana. Mais do que a resistência ao tempo, o vídeo mostrou como esses espaços constroem um senso de pertencimento. A reportagem foi para as ruas e ouviu moradores sobre lugares presentes na memória de Juiz de Fora, como o Bar do Bigode e o Zé Kodak. “Esses comércios fazem parte do imaginário da comunidade local. É o que a gente percebeu entrevistando a população. As pessoas têm esses comércios como pontos de referência de cultura e de culinária, por exemplo”, afirma Juliana do Valle, uma das responsáveis pela produção audiovisual.

No conteúdo em áudio, o foco esteve em comércios recentes, conduzidos por jovens empreendedores. “A gente queria dar espaço, também, aos empreendedores de uma nova geração. Nós vimos no Bruno [da Chico Rei] e no Hélio [da padaria Bom Brasileiro] vozes ativas que acreditam e apostam no comércio local”, explica Elisa Gutierrez, uma das responsáveis pela produção. Essa parte da reportagem explora a escolha por Juiz de Fora como polo de crescimento econômico. A Chico Rei, fundada por um jornalista, hoje alcança projeção internacional. Já a Bom Brasileiro, criada por um empresário que não nasceu na cidade, surgiu da convicção de que Juiz de Fora é um lugar acolhedor e fértil para o comércio.

A equipe vencedora do Prêmio Oddone Turolla de Jornalismo celebra a conquista com orgulho: “É uma sensação incrível ter o nosso trabalho reconhecido. E mais ainda, ser reconhecido diante de tantos outros jornalistas importantes da cidade”, destaca Nycolas Daibert, que atuou como fotojornalista na reportagem.

Mas as dificuldades para elaborar a reportagem também existiram. “Conciliar o tempo foi a parte mais difícil: alguns já estão no mercado de trabalho, além da faculdade, da vida pessoal e dos prazos curtos para produzir a reportagem. Foi difícil, mas juntos a gente deu um jeito”, conta Bia Occhi, também responsável pela reportagem em áudio.

Estímulo para prêmio Oddone Turolla

Tradicionalmente, o UniAcademia promove a Semana da Comunicação. O evento tem a proposta de incentivar as produções acadêmicas dos alunos valorizando a criatividade. Dentro da programação há o subevento "Desafio Jornalístico" em que os estudantes são divididos em equipes e ficam imersos, durante um dia inteiro, na produção de reportagens jornalísticas sobre um tema determinado. Os trabalhos realizados pelas equipes participantes são avaliados pelos professores do curso de Jornalismo. Na edição deste ano, a equipe Veredas, composta em sua maioria pelos integrantes do time campeão do prêmio Oddone Turolla, foi a vencedora do “Desafio”, apresentando reportagens transmidiáticas que se confluem de maneira orgânica.

Equipe vencedora do Desafio Jornalístico da 16ª Semana da Comunicação, da esquerda para a direita: Juliana do Valle, Jéssica Vieira, Mariana Souza, Elisa Gutierrez, Elisa Bara e Luan Carlos. Foto: Nycolas Daibert

O estudante Luan Carlos Oliveira diz que eventos como a Semana da Comunicação, junto ao “Desafio Jornalístico”, são primordiais para o seu desenvolvimento profissional e pessoal. "Se envolver nas competições internas da faculdade incentiva muito a gente a participar das premiações externas, como o Prêmio Oddone Turolla. A gente se sente mais capaz. A faculdade incentiva muito a gente."

A celebração dos 20 anos dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda do UniAcademia reforça o papel da instituição como um espaço de excelência no ensino da Comunicação, estimulando não apenas a formação acadêmica, mas também a vivência prática que aproxima os estudantes do mercado de trabalho e consolida a tradição da instituição em revelar novos talentos para o jornalismo e a publicidade.

Clique aqui para ler a reportagem: "Onde o amor finca raízes".

Deixe seu e-mail e receba gratuitamente nossos conteúdos sobre ensino superior, carreira e muito mais.

Obrigado! Cadastro realizado!
Algum erro aconteceu. Tente de novo!