O Festival da Comunicação dos cursos de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda do UniAcademia (UniAC) chega à edição de 2025 celebrando os 20 anos de criação dos cursos. O evento reúne seis subeventos acadêmicos que valorizam a produção dos estudantes: 10ª Mostra Gráfica, 10ª Mostra Audiovisual, 10º Prêmio Gleice Lisboa de Fotografia, 8º Prêmio de Rádio, 4ª Mostra Web e 3º Grand Prix.
A programação acontece de 7 a 10 de outubro, no campus Arnaldo Janssen (bairro Estrela Sul), com mostra de trabalhos, votações de júri técnico — formado por profissionais do mercado — e júri popular, além da cerimônia de premiação. O vencedor do júri técnico receberá troféu e certificado. Já os segundos e terceiros colocados, assim como os premiados pelo júri popular, receberão certificado.
O evento, já tradicional entre os alunos, promove uma competição amistosa, com a apresentação de trabalhos produzidos para diversas disciplinas e também produções extraclasse. É a oportunidade de colocar em prática criatividade, técnica e conhecimento.
De acordo com a coordenadora dos cursos, professora Gilze Bara, “o Festival é sempre um momento muito especial, porque conseguimos reunir a produção dos nossos alunos em uma grande celebração do talento e da criatividade. O evento valoriza todo o aprendizado construído em sala de aula e transforma isso em experiências reais. É uma oportunidade única para destacar o potencial dos estudantes e marcar a trajetória acadêmica de cada um”.
Ecletismo
O Festival oferece um leque diverso de oportunidades para que os estudantes revelem suas potencialidades. No total, são 20 categorias distribuídas em 5 subeventos, além do Grand Prix.
- 10ª Mostra Gráfica: cinco categorias — Marca, Cartaz, Capa de revista/1ª página de jornal, Publicidade em jornal/revista e Mídia out of home.
- 10º Prêmio Gleice Lisboa de Fotografia: quatro categorias — Foto livre, Foto jornalística, Foto publicitária e Retrato (estreante nesta edição).
- 10ª Mostra Audiovisual: três categorias — Filme livre, Filme publicitário e Reportagem jornalística.
- 8º Prêmio de Rádio: cinco categorias — Reportagem jornalística, Spot publicitário, Programete, Podcast e Radiodrama (estreante).
- 4ª Mostra Web: avalia trabalhos nas áreas de Informação, Publicidade e Entretenimento.
- 3º Grand Prix: premia a melhor peça transmidiática.
Programação
Nos dias 7 e 8 de outubro, alunos, alunas, professores e professoras poderão acompanhar a 10ª Mostra Gráfica e o 10º Prêmio Gleice Lisboa de Fotografia, com peças expostas na Galeria Renato de Almeida. A votação popular será das 9h10 às 9h30 e das 11h às 11h30. O júri técnico dos dois subeventos se reunirá no dia 8 para avaliação.
Também nos dias 7 e 8 ocorrerá a votação popular da 10ª Mostra Audiovisual, do 8º Prêmio de Rádio e da 4ª Mostra Web, com exibições das 7h30 às 9h10, na sala 400 (Multimeios), bloco 2. As turmas serão encaminhadas por escala. O júri técnico desses três subeventos se reunirá na manhã do dia 7.
O subevento mais recente é o 3º Grand Prix, voltado à premiação da melhor peça transmidiática, identificada em pelo menos três dos demais subeventos.
No dia 9 de outubro, acontecerá a apuração.
No dia 10, às 10h30, será realizada a cerimônia de premiação, no hall do bloco 1.Durante as exibições e na premiação, haverá sorteio de brindes oferecidos pelos parceiros do evento.
Júris
Os profissionais convidados para compor o corpo de jurados atuam no mercado local e nacional, sendo alguns deles ex-alunos de Jornalismo e Publicidade. São eles:
Prêmio Rádio e Mostras Audiovisual e Web
- Cadu Couto – Produtor audiovisual.
- Nathalia Mâncio – Assessora de marketing e projetos digitais da Rede Tribuna de Comunicação e coordenadora de produção na Rádio Transamérica. Ex-aluna de Jornalismo.
- Raquel Cataldi – Jornalista e assessora de comunicação do UniAcademia e do Colégio Academia.
Mostra Gráfica
- Paula Itaborahy – Diretora executiva da Estação Lunar, estúdio de vídeos animados voltados para empresas e canais de conteúdo se comunicarem de forma criativa e dinâmica. Ex-aluna de Publicidade e Propaganda.
- Ramon Vital – Repórter da revista Monet e produtor e editor do Vitralizado (site de HQ). Ex-aluno de Jornalismo.
Prêmio Gleice Lisboa de Fotografia
- Arthur Raposo Gomes – Doutorando pela Facom/UFJF. Atuou recentemente como professor substituto no Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de São João del-Rei. Ex-aluno de Publicidade.
- Luiza Henrique Meirelles – Fotógrafa. Ex-aluna de Publicidade.
Voz dos estudantes
Entre os participantes e o público, a expectativa é de aprendizado e reconhecimento.
O estudante de Jornalismo Eduardo Oliveira, atualmente no 7º período, compartilha sua experiência e expectativas: “Participar do último Festival, no ano passado, foi uma experiência marcante. Consegui inscrever peças autorais, tive a chance de competir no Grand Prix e ser premiado, além de conquistar reconhecimento em outras categorias, como Cartaz e Marca. Foi um momento transformador. Para este ano, minhas expectativas estão voltadas para conhecer os trabalhos dos novos colegas e acompanhar a criatividade dessa nova geração. Estou inscrito nas categorias da Mostra Gráfica, Mostra Web e Mostra Audiovisual. Não espero apenas resultados, mas quero aproveitar a experiência e me divertir ao máximo, já que será meu último Festival na faculdade.”
A caloura Giovanna Lopes expressa sua visão sobre acompanhar o evento pela primeira vez: “Como aluna do primeiro período, que está pisando pela primeira vez nesse novo ambiente, espero muito ver bastante autenticidade e criatividade por parte dos veteranos. Ver como eles realmente trabalham com a alma em tudo, desde a organização dos projetos até a estratégia que usam para apresentar e envolver todo o público. Estou bem animada e espero que seja tão interessante quanto estou imaginando; estou com altas expectativas sobre como vai ser.”
A também caloura Isabella de Andrade Barbosa acredita que: “O Festival da Comunicação contribui muito para a formação acadêmica e profissional, porque é um espaço que estimula a criatividade e permite explorar diferentes temas ligados à área. Além disso, dá visibilidade ao trabalho dos alunos, favorece o networking e ajuda a desenvolver habilidades que vão além da sala de aula. A expectativa para essa primeira edição é bem positiva, porque acho muito legal a interação que a faculdade promove com os estudantes. Estou curiosa para ver o que foi produzido, conhecer as ideias apresentadas e acredito que será uma experiência enriquecedora e divertida.”
A estudante Bárbara Sant’ana, aluna de Publicidade do 3º período, comenta: “Essa é a primeira vez que inscrevi uma peça no evento. Minha equipe enviou um vídeo na categoria Audiovisual. No ano passado, acompanhei os projetos e achei todos muito legais, então agora é uma sensação especial poder fazer parte disso. É bem trabalhoso, exige bastante dedicação, mas compensa, principalmente pelo tempo que passamos gravando com os amigos e pela experiência que fica para a gente. Eu adoro esse tipo de evento; gosto de me envolver em projetos assim porque mistura bastante criatividade e aprendizado.”
A estudante Laura Felz, do 2º período de Jornalismo, inscreveu um podcast. Ela reforça que está “muito animada para participar. Quero conhecer os trabalhos de outros colegas e acompanhar de perto a premiação. Gostei bastante do podcast que produzi e acredito que ele tenha ficado muito bom. Por isso, minhas expectativas são altas e espero viver uma experiência enriquecedora.”
O estudante de Publicidade José Sávio Lanzonni, que também inscreveu um podcast, avalia: “Minha expectativa é que seja um bom festival, que eu consiga aproveitar de forma produtiva e que traga novas ideias para colocar em prática. Neste ano, participo como espectador e também concorrendo na categoria de podcast, com o projeto Saindo de Cena.”
O aluno Nycolas Daibert, do 6º período de Jornalismo, descreve um pouco do que aprendeu ao participar da edição passada: “Falando da minha experiência no prêmio, ganhei o voto popular no ano passado, na categoria Fotografia Livre. Recebi o prêmio Gleice Lisboa de Fotografia. É uma coisa incrível, porque o aprendizado que você tem fazendo os projetos é imenso.”
Elisa Bara, do 5º período de Jornalismo, afirma que o Festival é um espaço único de aprendizado: “Minhas expectativas para esta edição do Festival são as melhores. Sou da turma de Comunicação e Eventos, que está diretamente envolvida na organização, e sei que muita gente se dedicou. É sempre uma semana muito agradável; é incrível ver o trabalho das pessoas e ver o nosso próprio trabalho sendo exposto. Na edição passada, participei do prêmio de Fotografia e foi incrível ter a foto exibida. Neste ano, estou concorrendo em quase todos os subeventos, exceto na Mostra Gráfica, então a animação é ainda maior.”
Elisa Guttierez, também do 5º período de Jornalismo, pondera: “Participar dos eventos da faculdade é gratificante. Ver o trabalho dos colegas é muito inspirador. É claro que ganhar o troféu é muito legal, mas o mais importante, para mim, é receber o reconhecimento pelo meu trabalho. Isso me faz acreditar em mim mesma e no valor do trabalho que faço com tanta dedicação. Acredito que isso seja muito importante para todos nós, como futuros profissionais. Este ano, o Festival da Comunicação tem sido muito legal; a equipe organizadora, da qual faço parte, junto com a professora Ana Marta Ladeira, está muito empenhada em fazer uma divulgação especial, pensada com carinho e dedicação. Estamos trabalhando para criar um espaço de celebração, aprendizado e muita troca. Esperamos que todos participem e se engajem, porque temos muito a ganhar.”
Organização
As inscrições foram encerradas no dia 30 de setembro, com um número expressivo de trabalhos. De acordo com os editais, há normas específicas que podem desclassificar peças e até mesmo selecionar apenas as classificadas para atender ao limite de tempo e espaço. O número de peças selecionadas será divulgado no perfil oficial do evento. Agora é torcer e, claro, apreciar e votar.
A iniciativa é organizada pela coordenadora dos cursos, professora Gilze Bara, com apoio executivo da turma de Comunicação e Eventos, sob a orientação da professora Ana Marta Ladeira, e com a colaboração direta de docentes dos cursos na avaliação das peças e na montagem das exposições e do line-up.
Onde acompanhar
Outras informações sobre o Festival da Comunicação 2025 estão disponíveis no Instagram oficial dos cursos: @falaarnaldo. O link de acesso a todos os editais está na bio do perfil.
Patrocinadores: Wizard Alto dos Passos, JCC Letreiros e Adesivos, Arpio Films, Ton Gourmet, Privilege.
Apoiadores: Arena Vip Sports, Baum CC, Fortes Pizzaria, Vem pra Gruta, La Modestore, Studio Sibeni, Rutiane Doces e Decorações, Quality JF, Cantina do Léo.
Serviço
Quando: 7 a 10 de outubro
Onde: UniAcademia – Campus Arnaldo Janssen, Av. Luz Interior, 345 – Juiz de Fora
Mais informações: @falaarnaldo