Visite nosso site
Mercado

O que é gestão de conflitos e qual a importância para a carreira?

Mercado

O que é gestão de conflitos e qual a importância para a carreira?

O ambiente de trabalho deve ser saudável para todos, mas isso nem sempre acontece. Afinal, é possível que colaboradores e chefes se desentendam a ponto de criar uma atmosfera tóxica. É nesse momento que entra a importância da gestão de conflitos.

Basicamente, esse conceito diz respeito à criação de estratégias que promovem relações harmônicas dentro da empresa, ainda que discussões possam existir. Nesse sentido, a comunicação interpessoal é aprimorada, impedindo que pequenos embates gerem consequências graves.

Por mais que essa gestão seja associada ao profissional de RH, é importante lembrar que essa habilidade serve para todas as carreiras, permitindo que você se destaque no trabalho. Quer saber mais sobre o assunto? Então, acompanhe a seguir!

CTA Contato

O que é gestão de conflitos?

Lidar com divergências é algo bem comum no ambiente de trabalho, pois as pessoas podem ter pontos de vistas diferentes e precisam saber ouvir o outro, bem como aprender a expor o que pensam.

No entanto, em alguns casos, é possível que pequenas discussões tomem proporções maiores, tornando-se pessoais e dificultando a harmonia necessária para que o trabalho flua da forma adequada.

Nesse contexto, os conflitos são caracterizados como fenômenos em que as pessoas demonstram incompatibilidade. Não existe a possibilidade de eliminá-los, pois os indivíduos não vão sempre concordar uns com os outros, mas você pode geri-los para que as consequências não se tornem piores.

Para isso, existe a gestão de conflitos, conceito que foca na resolução dos desentendimentos, permitindo a construção de discussões saudáveis e que façam a empresa crescer. Com o objetivo de trabalhar nisso, é necessário reconhecer a origem do problema, que pode ser:

  • conflito estrutural: causados devido às normas, políticas ou procedimentos da empresa;
  • conflito de origem externa: relacionados à rotina da organização em função dos acontecimentos fora dela, que envolvem o mercado, o governo, entre outros;
  • conflito de comportamento humano: nesse caso, ele ocorre por conta da diferença de personalidade, valores ou objetivos.

Quais são os seus benefícios?

Independentemente da origem, é fundamental saber trabalhar no gerenciamento dos embates no ambiente de trabalho. Veja algumas vantagens a seguir.

Trabalhar melhor em equipe

Você já se desentendeu com um colega de trabalho a ponto de evitar falar com ele durante o dia a dia na empresa? Essa não é uma atitude recomendada, já que, para que os processos fluam da maneira adequada, é necessário trabalhar em equipe.

Portanto, com a gestão de conflitos, as disputas podem ser eliminadas, bem como os problemas pessoais entre os colegas. Desse modo, é importante trabalhar na promoção de uma comunicação sem ruídos para que os desentendimentos entre os colaboradores se tornem cada vez mais raros.

Aumentar a motivação no ambiente de trabalho

Muitas vezes, quando temos problemas com algum colega ou chefe, é comum que surja uma falta de vontade de acordar e ir trabalhar, não é mesmo? Isso prejudica diretamente o rendimento de qualquer profissional, que não encontra motivação para continuar realizando as tarefas diárias.

Por isso, a gestão de conflitos consegue driblar esse problema, permitindo que as pessoas não tenham medo de expressar as suas opiniões, mas saibam ouvir o outro sem iniciar discussões mais calorosas.

Tomar decisões mais precisas

Em momentos de estresse em razão de conflitos, é comum tomar decisões que, lá na frente, vão se revelar como péssimas escolhas. Isso porque, quando os nervos estão à flor da pele, a racionalidade cede espaço para a emoção.

Então, ao saber manejar as discussões, é possível tomar decisões mais conscientes. Por exemplo, num momento de fúria, o chefe decide demitir um colaborador que apresenta um ótimo desempenho. Certamente, essa situação poderia ser evitada se um dos dois soubesse administrar conflitos.

Promover um ambiente renovado

Só quem já trabalhou num ambiente tóxico sabe o quanto isso afeta a nossa saúde mental, não é mesmo? Portanto, é fundamental promover um ambiente seguro e saudável para todos, possibilitando uma verdadeira revolução no modo de se comunicar.

Com a gestão de conflitos, você consegue criar uma atmosfera renovada, em que os colaboradores e diretores se sintam bem na presença uns dos outros e saibam dialogar de modo sereno e sem estresse.

Como empregar a gestão de conflitos na empresa?

Ficou interessado em saber como tornar o ambiente de trabalho um local seguro para que todos possam expressar suas opiniões sem que isso origine brigas? Então, veja a seguir algumas dicas.

Elimine os ruídos na comunicação

Tanto no quesito profissional quanto no pessoal é comum que os conflitos surjam em razão de comunicações com falhas e falta de clareza. Isso mostra como é necessário explicitar o que você quer dizer, detalhando todas as informações, para que não surjam ambiguidades e o outro entenda o que foi dito.

Entenda como surgiu o conflito

Como dissemos, um conflito pode aparecer por diferentes motivos e, para resolvê-lo, é importante identificar a sua origem. Portanto, ao notar um desentendimento entre os colegas, por exemplo, procure entender os dois lados e ir a fundo no princípio da divergência.

Dissemine a empatia

Em muitas discussões, é comum que o egoísmo tome conta e impossibilite você de realmente ouvir o outro. Isso significa que é necessário não apenas ser empático, como também disseminar a empatia no ambiente de trabalho. Dessa maneira, os colegas conseguem se colocar no lugar uns dos outros e entendê-los, possibilitando que os conflitos sejam amenizados.

Estude a gestão de conflitos

Ainda que possamos relatar dicas sobre como gerir melhor os embates no ambiente de trabalho, elas não serão tão eficientes quanto estudar o assunto de forma profunda. Portanto, consideramos fundamental fazer uma pós-graduação na área para aprimorar o seu conhecimento.

Para isso, vale a pena iniciar os estudos no MBA em Gestão Estratégica de Pessoas com Ênfase em Coaching do CES/JF. O curso é voltado para pessoas com ensino superior em qualquer área, tendo como foco capacitar os profissionais a lidar com os desafios diários numa organização e possibilitando uma gestão de conflitos eficiente.

É importante destacar ainda que a pós-graduação é um dos modos mais eficazes de conquistar a recolocação profissional. Quer saber mais sobre como se reinserir no mercado de trabalho? Então confira este artigo!

Deixe seu e-mail e receba gratuitamente nossos conteúdos sobre ensino superior, carreira e muito mais.

Obrigado! Cadastro realizado!
Algum erro aconteceu. Tente de novo!