Visite nosso site
CARREGANDO...
nota da redação do enem
No items found.

Para se dar bem no Exame Nacional do Ensino Médio é preciso muito estudo e preparação. Uma das preocupações está na nota da redação do Enem, que pode ser um diferencial para quem obtiver um bom resultado.

De acordo com os dados da prova, o número de redações com a nota máxima é muito pequeno, ainda mais quando comparado ao tanto de dissertações zeradas. Isso deixa claro que uma redação de qualidade coloca o candidato em uma posição de destaque, aumentando suas chances de sucesso.

Além de valer muitos pontos, ela é o primeiro critério de desempate na disputa por vagas. Pensando nisso, vamos demonstrar como é calculada a nota da redação do Enem e daremos dicas de preparação para alcançar um bom resultado. Acompanhe a leitura!

Como é calculada a nota da redação do Enem?

Em busca de um resultado melhor, é interessante entender como a nota da redação é calculada, o seu peso e algumas regras de execução. Das cinco provas do Enem, ela é a única que tem pontuação fixa, podendo render a nota mínima, que é zero, até a máxima, 1.000.

Ela é corrigida manualmente por uma equipe de avaliadores certificados, sendo analisada por duas pessoas diferentes, sem que um tenha conhecimento da nota do outro. Os valores de cada avaliação são somados e divididos por dois, formando a nota final.

Você provavelmente já ouviu falar da grande probabilidade de zerar a prova, porém, isso só acontece se algum critério não for seguido pelo candidato.

Os erros que dão permissão ao avaliador para dar nota zero, são:

  • fugir do tema;
  • desobedecer à estrutura dissertativo-argumentativa;
  • produzir textos com menos de 7 linhas;
  • escrever impropérios, desenhos ou outras formas propositais de anulação;
  • desrespeitar os direitos humanos;
  • entregar a folha de redação em branco.

Quando nenhuma dessas infrações é cometida, a prova passa por alguns critérios de avaliação. Cada aspecto tem peso de até 200 pontos, totalizando no máximo 1.000. Vamos conhecer mais sobre cada um!

Quais fatores são considerados para calcular a nota da redação?

Dominar a língua portuguesa

As palavras devem estar escritas com a grafia correta, sem muita repetição. As frases precisam ter concordância verbal e pontuação adequada. Além disso, o texto não deve apresentar os vícios da linguagem falada.

Atender ao formato dissertativo-argumentativo

O Enem exige que a redação seja feita no formato dissertativo-argumentativo em prosa. O texto precisa ter os blocos de introdução, desenvolvimento e conclusão bem estruturados.

Usar informações coerentes

O ponto aqui é escrever algo que seja claro, coerente e que apresente informações relevantes ligadas ao tema. O bom desempenho está relacionado ao domínio do assunto e a boa exposição dos argumentos.

Mostrar organização das ideias

Nesse aspecto, o que é avaliado é a organização textual, que verifica se os parágrafos têm relação entre si e se existe uma sequência coerente de ideias no texto. Não adianta o candidato ter muito conhecimento sobre o assunto se não sabe como colocá-lo no papel.

Elaborar proposta de intervenção social que respeite os direitos humanos

O Enem pede que o candidato apresente uma solução para o problema apresentado que respeite os direitos humanos. Ela precisa ser coerente e demonstrar clareza, confirmando que o candidato entendeu o assunto e tem capacidade de propor uma solução.

Como se preparar para tirar uma boa nota na redação do Enem?

Agora, que você já sabe como a redação é avaliada, é hora de receber dicas de como se preparar para conseguir uma boa nota. Confira algumas boas sugestões!

Conhecer o formato exigido

Como falamos acima, a redação precisa ser realizada no formato dissertativo-argumentativo. Portanto, é fundamental estar preparado para escrever de acordo com ele. Busque exemplos na internet de redações com boas notas e tire lições do que pode ser feito para melhorar o seu desempenho.

Ficar por dentro dos temas da atualidade

O domínio sobre o tema é importante para dar fluidez ao texto e facilita a produção da redação. Existem várias maneiras de ficar por dentro dos temas da atualidade, como acompanhar as notícias nacionais e internacionais e explorar os assuntos abordados em testes anteriores.

Aprofunde-se em tópicos que você considera importante, lendo resenhas e opiniões diferentes sobre eles. Isso contribui para aumentar a capacidade de argumentação e treinar sua mente a defender uma ideia. Você também pode selecionar assuntos do seu interesse e que possam cair na prova e desenvolver redações sobre eles.

Treinar bastante a escrita e os argumentos

O treino é o segredo do sucesso em qualquer atividade, e isso não é diferente quando falamos da escrita. Ninguém se torna um bom escritor no primeiro texto produzido! É preciso muita prática e esforço, pois ambos contribuirão para o aprimoramento do português e das argumentações.

Portanto, escreva muito antes da prova — sobre vários temas diferentes. Isso ajudará a tornar a redação algo cotidiano e natural, sem se tornar um momento de angústia. Além disso, é uma forma de aperfeiçoar a escrita e aumentar o seu vocabulário.

Adaptar-se ao tempo e exigências da prova

Cada prova tem suas peculiaridades e exigências, portanto, é importante estar preparado. Preste atenção ao tamanho mínimo e máximo da redação: ela nunca pode ser menor do que sete linhas, nem ultrapassar o limite de 30.

É essencial saber adaptar-se ao tempo de prova. Portanto, treine escrever redações em um tempo estipulado, de forma que esse não seja um problema no dia do Enem. Lembre-se de controlar os minutos para não se ver em situações apertadas na resolução de outras questões ou no momento de passar o rascunho para a folha original.

Essas são algumas dicas para se preparar para o exame. Como vimos, a redação pode ser um fator decisivo para alcançar um bom resultado na prova e aumentar suas chances de entrar em uma boa faculdade. Portanto, é fundamental estar preparado e manter a calma para colocar em prática tudo o que foi estudado e treinado.

Gostou de saber como a nota da redação do Enem é calculada? Então, aproveite para compartilhar este artigo nas suas redes sociais e tirar a dúvida de outras pessoas sobre o assunto!

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O ARQUIVO

Tags

No items found.
INSCREVA-SE PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS

Receba as novidades em seu e-mail

Fique por dentro dos  eventos, notícias e conteúdos da Faculdade Arnaldo.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.