No dia 27 de agosto, as cozinhas didáticas do UniAcademia sediaram mais uma edição do projeto Comida é Ponte. A iniciativa, coordenada pela professora Marianna de Alencar e Souza Ibrahim, do curso de Gastronomia, oferece oficinas gastronômicas solidárias voltadas para a promoção da inclusão social.
Realizado em parceria com a Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH) da Prefeitura de Juiz de Fora, o encontro foi direcionado a grupos em situação de vulnerabilidade, incluindo a população LGBTQIA+.
A condução da atividade ficou a cargo da professora Marianna e da aluna do curso de Gastronomia Isabella Guarino Resende, do 4º período.
“A gastronomia é uma ferramenta de transformação e este projeto tem como objetivo, justamente, oferecer uma nova perspectiva em relação à atuação de grupos em situação de vulnerabilidade dentro do mercado de trabalho. O projeto Comida é Ponte, além de desenvolver técnicas e receitas, promove também competências de gestão e empreendedorismo para os participantes. Paralelamente, é uma importante ferramenta para a humanização da gastronomia, uma vez que esta, muitas vezes, elitiza e segrega grupos. O Comida é Ponte nos lembra que a comida é um direito inalienável e que nunca deve ser uma cerca, mas sempre uma ponte!”, afirmou a professora Marianna.
Com ações como essa, o UniAcademia reforça seu compromisso com a educação, a inclusão e a responsabilidade social, aproximando o conhecimento acadêmico das demandas da comunidade.