Visite nosso site

Como Funciona

Abaixo, preparamos um passo a passo com perguntas e respostas sobre tudo o que você precisa saber para fazer sua rematrícula com tranquilidade.

Período de Rematrícula para 2026/1:
16 de dezembro de 2025 a 13 de fevereiro de 2026.

Realize sua rematrícula dentro do prazo no Portal do Aluno

FAQ

Saiba aqui o que é preciso ser feito!

Existe uma taxa de rematrícula?

Não. Chamamos de rematrícula o pagamento da primeira parcela do semestre.

Como posso me organizar para quitar a parcela da rematrícula?

Você poderá parcelar sua rematrícula nas seguintes condições:
a) 16 a 29 de dezembro: parcelamento em até 3x no cartão de crédito
b) 30 de dezembro a 20 de janeiro: parcelamento em 2x no cartão de crédito
c) 21 de janeiro a 13 de fevereiro: pagamento em parcela única

E se eu tiver pendências financeiras com a faculdade, como proceder?

Você pode negociar suas pendências diretamente com a CDL. Envie um e-mail com seu nome completo, curso e um breve relato da situação para o nosso escritório de cobrança pelo e-mail cobranca@cdlbh.com.br ou pelos telefones (31) 3249-1536 e (31) 98268-6009. Buscaremos criar condições que permitam a todos quitarem suas pendências dentro das regras preestabelecidas. Em condições normais, conseguimos, dependendo de cada caso, após a entrada à vista da negociação, parcelar em até cinco vezes no boleto ou sete vezes no cartão.
É importante ressaltar que só é permitido realizar a rematrícula quando o(a) aluno(a) não possuir pendências ou quando estas tiverem sido negociadas e a primeira parcela (entrada) da negociação estiver quitada.

E se eu não tiver pendências financeiras e, mesmo assim, a opção de rematrícula não aparecer no portal?

Caso a opção de rematrícula esteja indisponível no Portal, mesmo sem pendências financeiras, verifique se não há nenhuma pendência com empréstimos de livros na Biblioteca ou com documentação na Secretaria. Entre em contato com os setores responsáveis.

E se eu precisar de apoio para tirar dúvidas ou ajuda no processo de rematrícula?

Em caso de dúvidas em relação ao Portal do Aluno, você poderá entrar em contato com a Secretaria por meio do formulário de atendimento disponível em uniacademia.edu.br/secretaria. Você também pode entrar em contato pelo e-mail secretariauniacademia@uniacademia.edu.br ou pelo telefone (32) 3250-3800 | ramais 2001, 2003, 2004, 2006, 2005.
Recomendamos, porém, o uso do formulário mencionado acima, pois, por meio dele, conseguimos oferecer maior agilidade no seu atendimento.

Atenção!

Horários de atendimento durante as férias acadêmicas

Período sem expediente
Durante o período de final de ano, não haverá expediente nos dias 24, 25, 26 e 31 de dezembro, e também nos dias 01 e 02 de janeiro.

Secretaria:
• A partir de 16/12: atendimento presencial somente no Campus Academia, das 8h às 19h.
Outras opções de atendimento:
Formulário online: acesse aqui
• E-mail: secretariauniacademia@uniacademia.edu.br
• Telefone: (32) 3250-3800 | ramais 2001, 2003, 2004, 2006, 2005

Financeiro:
• A partir de 16/12: atendimento presencial das 7h às 19h, no Campus Academia.
Outras opções de atendimento:
• E-mail: financeiro@uniacademia.edu.br
• Telefone: (32) 3250-3800 | WhatsApp: (32) 99976-8858

Apoio ao estudante

Dúvidas sobre questões pedagógicas

Para dúvidas sobre assuntos acadêmicos, cada coordenação estará disponível entre 16 e 18 de dezembro (com exceções pontuais). Confira abaixo os dias, horários e formas de atendimento:

atendimentos
HORÁRIOS
18/12 (Terça) – 16h às 20h – Presencial
19/12 (Quarta) – 16h às 20h – Presencial
20/12 (Quinta) – Atendimento remoto
atendimentos
HORÁRIOS
16 a 18/12 – 8h às 12h e 15h às 18h – Remoto
CONTATO
WhatsApp: (32) 99847-3551
E-mail: arquitetura@uniacademia.edu.br
atendimentos
HORÁRIOS
16/12 – Atendimento por e-mail
17/12 – 14h30 às 17h30 – Presencial e por e-mail
18/12 – 14h30 às 17h30 – Presencial e por e-mail
atendimentos
HORÁRIOS
16, 17 e 18/12 – 15h às 18h – Remoto
CONTATO
WhatsApp: (32) 99953-8505
E-mail: thiagoberzoini@uniacademia.edu.br
atendimentos
HORÁRIOS
Segunda a sexta – 9h às 11h e 13h às 17h – Remoto
CONTATO
WhatsApp: (32) 99921-3107
atendimentos
HORÁRIOS
16, 17 e 18/12 – Atendimento remoto, horário integral
CONTATO
WhatsApp: (32) 98702-0700
atendimentos
HORÁRIOS
Dias úteis – Tarde e noite – Remoto
CONTATO
WhatsApp: (32) 98842-2302
E-mail: marco.araujo@uniacademia.edu.br
atendimentos
HORÁRIOS
17/12 (Quarta) – 9h às 12h e 19h às 22h
18/12 (Quinta) – 19h às 22h
19/12 (Sexta) – 9h às 12h, 14h às 17h e 19h às 22h
CONTATO
Atendimento presencial – Sala da Coordenação
atendimentos
HORÁRIOS
16, 17 e 18/12/2025 – 9h às 11h30 – Remoto
CONTATO
WhatsApp: (32) 98848-5730
atendimentos
HORÁRIOS
16, 17 e 18/12 – Remoto
CONTATO
WhatsApp: (37) 98807-8304
atendimentos
HORÁRIOS
16/12 – 15h30 às 20h30 – Presencial
17/12 – 8h30 às 11h30 e 15h30 às 18h30 – Presencial
18/12 – 8h30 às 11h30 (Presencial) e 15h30 às 20h (Remoto)
CONTATO
Link do atendimento remoto (18/12):
Teams Meeting

atendimentos
HORÁRIOS
16, 17 e 18/12/2025 – Remoto
CONTATO
WhatsApp: (32) 99999-4716
Passo a Passo

QUAIS OS PASSOS EU DEVO SEGUIR PARA REALIZAR MINHA REMATRÍCULA ONLINE?

Para realizar sua rematrícula, é preciso seguir o passo a passo com atenção, para que tudo dê certo. Caso haja qualquer dúvida, estamos à disposição pelos contatos acima para apoiá-lo(a).

1

Acesse o Portal do Aluno utilizando seu login e senha. Seu login é sempre o número de matrícula. Caso tenha esquecido a senha, entre em contato com a Secretaria por meio do formulário disponível em uniacademia.edu.br/secretaria.

2

Clique no seu nome, localizado no lado esquerdo da tela.

3

Selecione a opção “Rematrícula”.

4

Selecione a opção “Processo de Rematrícula”.

5

Clique em “Iniciar rematrícula”.

6

Confira e atualize seus dados cadastrais. Clique em “Confirmo os dados acima relacionados” e depois em “Avançar”.

7

Obs.: Caso exista alguma pendência de documento no Portal do Aluno, entre em contato com a Secretaria.

8

Selecione as disciplinas que pretende cursar, de acordo com sua matriz curricular. É necessário respeitar, no mínimo, 51% das disciplinas do seu turno de origem. Após selecionar as disciplinas, clique em “Avançar”.

9

Selecione a opção “Forma de Pagamento” e, em seguida, “Plano de Pagamento”.

10

Atenção: A opção escolhida em Plano de Pagamento deve ser a mesma selecionada em Forma de Pagamento

11

No campo Forma de Pagamento, selecione uma das seguintes opções:
2026 – Graduação (boleto)
2026 – Graduação (cartão)
2026 – FIES

12

No campo Plano de Pagamento, selecione uma das seguintes opções, exatamente correspondentes:
2026 – Graduação (boleto)
2026 – Graduação (cartão)
2026 – FIES

13

Clique no botão “Simular” e, na tela que se abrir, clique em “Ok”. Em seguida, clique em “Salvar minha escolha” e depois em “Avançar”.

14

Visualize o comprovante de pré-matrícula, marque a opção “Eu concordo” e clique em “Avançar”.

15

Realize o aceite do contrato clicando em “Eu aceito os termos propostos pelo contrato” e depois em “Avançar”.

16

Formas de pagamento:
Boleto – Clique no menu abaixo “Clique aqui”;
Cartão – Acesse o menu à esquerda “Consulta financeira”.

17

Esperamos você no próximo semestre!