Visite nosso site
Vestibular

5 dicas de relaxamento antes da prova do vestibular

Vestibular

5 dicas de relaxamento antes da prova do vestibular

Após um ano inteiro de preparo para a prova do vestibular, se aproxima o grande dia. Manter a calma durante provas como o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) ou outras provas de vestibular pode fazer toda a diferença no seu desempenho. Ao mesmo tempo, perder a calma pode prejudicar todo um trabalho de longo prazo. Veja neste post algumas dicas de relaxamento antes de fazer provas.

Você não tem mais nada para aprender

Primeiro passo e importantíssimo é se lembrar que você não tem mais nada para aprender. Você já se preparou no máximo que podia e essa sensação de que ainda dá tempo de fazer mais é falsa. Na realidade não adianta querer aprender em 1 dia o que não foi absorvido em 10 meses, não é verdade?

Faça Exercícios respiratórios

Esse recurso te ajuda a aliviar a pressão cardiorrespiratória e oxigena o cérebro, o que melhora o acesso ao conhecimento que está lá.  Faça uma respiração de suspiro, que aumenta a concentração e expulsa a ansiedade. Para praticar, inspire lentamente pelo nariz e expire pela boca, de maneira contínua e gradual.

Descanse bem no dia anterior

Agora que chegou tão perto do grande dia, você não vai colocar tudo a perder, não é mesmo? Por isso, mantenha uma alimentação balanceada e se preocupe com as horas de sono. Seu organismo deve estar em pleno funcionamento para conseguir extrair o máximo do seu conhecimento.

Se planeje com antecedência

Antes do dia da prova, recomendamos sempre que você vá até o local de realização. Desta forma você consegue avaliar coisas importantes como: o tempo de deslocamento até chegar ao local de prova, a sala exata dentro do prédio onde você está registrado, locais próximos em que será possível comprar uma água ou fazer um lanche se necessário. Desta forma você evita sustos e garante uma preocupação a menos.

Na prova, comece pelas disciplinas que tem mais facilidade

Uma boa dica para quebrar o gelo e ir adquirindo confiança nos primeiros minutos depois que o alarme dispara é partir para as disciplinas que você tem maior facilidade. Fazer prova de um tema que você domina é um bom caminho para ir vencendo a prova, pouco a pouco, ajudando a quebrar aquele frio na barriga que sentimos nos primeiros minutos.

Seguindo estas dicas, acreditamos que a distância entre você e a aprovação fica da vez menor. Bons estudos e boa prova! Sucesso!

Deixe seu e-mail e receba gratuitamente nossos conteúdos sobre ensino superior, carreira e muito mais.

Obrigado! Cadastro realizado!
Algum erro aconteceu. Tente de novo!