Design de moda: aluna com paraplegia ganha máquina de costura adaptada

Design de moda: aluna com paraplegia ganha máquina de costura adaptada

Operar uma máquina de costura não é uma tarefa fácil como pode parecer à primeira vista. É preciso coordenação motora para conciliar o movimento das mãos deslizando o tecido e o controle do pé no pedal. Para quem não possui os movimentos das pernas, o ato de costurar torna-se ainda mais complicado. Esse seria o caso da aluna do curso de Design de Moda do CES, Pryscila Reis - que possui paraplegia devido a uma condição chamada de espinha bífida com mielomeningocele - não fosse por uma grande conquista: ela ganhou uma máquina adaptada especialmente para ela.

O presente foi fruto de uma premiação do VIV Simpósio de Moda do CES/JF, realizado em maio, na Unidade Arnaldo Janssen. Pryscila foi sorteada e, como precisaria de ajuda para usar a máquina, o Shopping da Costura, patrocinador do evento que disponibilizou a máquina para sorteio, prometeu que adaptaria o aparelho para que ela pudesse usá-lo de forma independente. Alguns meses depois, a promessa foi cumprida e Pryscila agora consegue costurar sozinha. A adaptação possibilita que os movimentos antes feitos com os pés, no pedal, sejam realizados com o cotovelo. “É um grande incentivo que estou tendo em ter mais autonomia e independência para aplicar todo o conhecimento adquirido na faculdade”, diz.

Pryscila, que está no terceiro período do curso, só tem elogios ao suporte oferecido pelo CES/JF para que ela desenvolva suas capacidades. “Tudo o que eu preciso eles conseguem e tudo o que não está bom dão um jeito de melhorar. A atenção comigo é perfeita, nunca me decepcionei nem fiquei frustrada. Merecem mais que nota dez”, comenta.

Aluna destaque

De acordo com a Coordenadora do Curso de Design de Moda, Professora Aline Marques Costa, a aluna está sempre se destacando e se superando nas atividades propostas em sala de aula. No fim de 2018, ela foi vencedora do Prêmio Marcelo Mostaro, na categoria “assessórios”, realizado todos os semestres pelo curso. Em junho deste ano, Pryscila foi premiada novamente, dessa vez por ter criado a nova Dólmã do curso de Gastronomia, escolhida em votação por professores e alunos. “Ela está tendo um sucesso imenso nas disciplinas e sendo um exemplo para que todos os alunos se espelhem na garra dela. Com a máquina adaptada, que vai para a casa dela, ela vai poder criar e executar as peças da melhor forma possível, porque ela é muito caprichosa e muito dedicada”, destaca a professora.