extensao-design

O Projeto de Extensão "Design e Artesanato: conectando processos criativos”, idealizado pela professora dos cursos de Design de Interiores e Design de Moda, Raquel Salgado Carneiro, será apresentado no VII Colóquio Internacional sobre Comércio e Cidade (CINCCI), nesta quinta-feira (05), de forma remota.

O projeto é objeto de estudo do artigo "Sustentabilidade na sociedade de consumo", das alunas de Design de Interiores, Amanda Zimmermann Teixeira e Juliana Lourenço Coelho, orientadas pela professora Raquel Salgado Carneiro.

Para ter acesso ao evento, clique aqui.

Sobre o projeto

Integrar o conhecimento acadêmico de estudantes do UniAcademia e o conhecimento tácito da Cooperativa Linhas de Minas, na comunidade de São José dos Lopes, no município de Lima Duarte. Este é o objetivo do projeto de extensão “Design e Artesanato: conectando processos criativos”, idealizado pela professora dos cursos de Tecnologia em Design de Interiores e Tecnologia em Design de Moda, Raquel Salgado Carneiro. Esse encontro da visão técnica com a tradicional busca promover o intercâmbio sociocultural e enriquecer ambos os grupos.

De acordo com a professora, o projeto surgiu da necessidade de repensar o mercado de economia criativa e a forma de fabricação e consumo desses bens. “Achei que seria interessante fazer essa conexão de processos entre a comunidade rural e a acadêmica para gerar novos conhecimentos e experiências. Acredito que a troca de saberes entre designers e artesãos, o saber fazer com as mãos e o pensar como fazer, precisam caminhar juntos. O intuito é este: complementar os dois lados e gerar conhecimento holístico sobre como fazer e como projetar”.

Ao pesquisar as formas de concepção de produtos artesanais, o projeto tem como objetivo a valorização da produção artesanal através da conexão dos processos criativos da Cooperativa Linhas de Minas e dos alunos dos cursos de Tecnologia em Design de Moda e Tecnologia e Design de Interiores. Dentro dessa proposta, além de compartilhar os conhecimentos entre comunidade rural e estudantes, espera-se conscientizar a comunidade acadêmica da importância socioambiental e dos valores intrínsecos do artesanato rural e possibilitar a capacitação mercadológica da cooperativa através de conhecimentos técnicos de mercado. Além disso, o projeto ainda tem a finalidade de promover a cooperativa por meio da co-produção de coleções de objetos de Design com os alunos do UniAcademia e exposições dos produtos para o mercado.

Mais do nosso blog

Nenhum item encontrado