Alunas e alunos do curso de Psicologia oferecem apoio on-line a mães, gestantes e puérperas

Alunos e alunas do curso de Psicologia do UniAcademia estão promovendo o projeto “Colo de Mãe”. Essa ação tem o intuito de oferecer acolhimento psicológico às mulheres que estão passando pelo período gestacional e pelo puerpério (pós-parto/resguardo). O acolhimento a essas mães será de forma on-line, gratuita e oferecido por estudantes que estão estagiando a partir do 5º período.

O projeto é supervisionado pela professora Adriana Ventura, que também é coordenadora do curso de Psicologia. Um dos pontos que está sendo muito discutido ultimamente é sobre como as atrizes e influenciadoras têm se portado nas redes sociais após o parto de seus filhos, já que elas têm postado sobre os desafios reais da maternidade e sobre o pós-parto. De acordo com Adriana Ventura, o maior objetivo do “Colo de Mãe” é quebrar o paradigma da maternidade romantizada. “Muitas vezes o que circula na mídia é aquele estado de plenitude que a mãe deveria se encontrar e na qual ela de fato não se encontra após o parto. Nesse momento as mulheres, muitas vezes, sofrem do que nós chamamos de tristeza materna ou baby blues”, explica a coordenadora.

Ainda segundo Adriana, esse quadro acomete, em média, 70% das mulheres. “As mulheres se deparam com essa tristeza e não conseguem, muitas vezes, falar sobre por que está assim, já que o que se espera dela neste momento é que ela esteja radiante. Afinal de contas, ela cumpriu a sua missão, que é dar a luz a uma criança saudável”, aponta. “Então, muitas mulheres atravessam esse período da tristeza materna, ou do baby blues, guardando esses sentimentos. Silenciando muitas vezes essa tristeza de não se sentir e isso, muitas vezes, pode complicar o puerpério”, afirma. “Esse período é um momento em que a mãe tem que ser muito bem acolhida e muito bem assistida. Tanto do ponto de vista físico, quanto do ponto de vista emocional”, finaliza Ventura.

Segundo Paula Rocha, uma das alunas participantes, o projeto foi idealizado a partir do estágio em psicologia. "Esta ideia, de um grupo de apoio online, surgiu dos momentos de supervisão do estágio onde, em nossas discussões, vimos a importância de suporte e cuidados psicológicos adequados em um momento tão especial e de tanta fragilidade como a gravidez. Foi colocada então esta possibilidade de atender a esta demanda mesmo agora na pandemia, através da conexão remota com mulheres gestantes e puérperas que estivessem interessadas em participar", explica.

Encontros on-line

Os encontros serão oferecidos de forma gratutia para todas as interessadas, por meio de inscrição neste formulário. Após a inscrição a interessada será adicionada a um grupo de Whatsapp, por onde irá receber todos os materiais, informações pertinentes e os links para participar dos encontros, que serão feitos pela plataforma Zoom. As datas dos encontros serão divulgadas dentro dos respectivos grupos!

Segundo uma das integrantes do projeto, Paula Rocha, o primeiro passo é fazer a Anamnese das participantes. "Primeiramente faremos entrevistas iniciais de Anamnese e coleta de dados com as inscritas, que serão então adicionadas em um grupo de whatsapp, visando trocas de experiências, acolhimento e passagem de informações relevantes relacionadas ao tema. De acordo com a disponibilidade das presentes e das facilitadores serão marcados os encontros online em grupo, onde serão feitas dinâmicas, palestras e trocas significativas", explica. "Estamos todas muito animadas para começar! Já estão sendo feitos os primeiros contatos e estamos quase com lotação máxima! Celebrando poder abrir este espaço de cuidado relacional e de criação de rede de apoio tão precioso", comemora.