Aluno de Gastronomia ganha medalha de ouro em premiação de queijos

O aluno Fernando Rodrigues, do curso de Gastronomia, ganhou uma medalha de ouro com um queijo feito por ele, em um concurso na cidade de Araxá. Fernando concorreu na categoria queijos, com adições (condimentados) e maturados entre 30 a 60 dias, na ExpoQueijo Brasil 2021 - Araxá International Cheese.

O evento, de caráter internacional, reuniu produtos de várias regiões do Brasil e da Europa. Foram mais de 800 queijos participantes, entre eles nacionais e internacionais. Para Fernando, a medalha foi uma surpresa. "Eu tenho uma certa experiência de vida e, por isso, eu não nutria nenhuma expectativa. Mas, foi uma surpresa deliciosa. Ficamos na frente de candidatos do exterior, de pessoas da União Europeia, que é tradicional na área dos queijos. Foi o primeiro lote produzido de um queijo que há muito tempo eu não trabalhava. Mas, ele atendeu as expectativas dos mais de 150 juízes", conta Rodrigues.

Fernando também é professor na área de queijos e segue se especializando em outras áreas da gastronomia. "Na escola que eu administro, nós trabalhamos com queijo artesanal e recebemos pessoas de todo o país, e até do exterior. Decidi resgatar o queijo tilsit, dentro da nossa produção. Esse queijo foi desenvolvido na Prússia, por holandeses", explica.

Cerca de 800 queijos de todo o mundo foram avaliados por mestres queijeiros de diversos países. A curadoria do concurso ficou a cargo da Organização Nacional de Provadores de Queijo (ONAF), com sede na Itália. A ONAF é a única organização na Itália que lida com a formação de provadores através de um método codificado.