Visite nosso site

Avaliação técnica dos pratos do JF Sabor 2022 acontece nas Cozinhas Didáticas do UniAcademia

Avaliação técnica dos pratos do JF Sabor 2022 acontece nas Cozinhas Didáticas do UniAcademia

Desde a última segunda-feira, 29, a expectativa tem sido grande para os 49 restaurantes que participam da versão competitiva do JF Sabor 2022. Os pratos começaram a avaliados por uma banca de 16 jurados composta exclusivamente por professores do curso de gastronomia da UniAcademia, chefs de cozinha e influenciadores da área gastronomia. “Vão chegar ao pódio da competição de sabores as receitas que ganharem o aval dos técnicos, se adequarem ao tema ‘Caminho novo: memórias’ e ainda conquistarem a preferência do público através da votação popular”, explica a presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel/Regional Zona da Mata) Francele Galil. O evento será realizado nas Cozinhas Didáticas do Centro Universitário UniAcademia (Campus Academia, Rua Halfeld 1179, Centro), nos dias 29, 30 e 31de agosto, 5 e 6 de setembro.

De acordo com Francele Galil, a escolha de um júri eminentemente técnico é outra novidade na edição 2022 e tem por objetivo garantir a igualdade de condições para o julgamento de todos os pratos e estabelecimentos participantes da versão competitiva do JF Sabor. “Toda a estrutura das bancas e critérios de avaliação foram desenvolvidos pelo curso de gastronomia do UniAcademia que está coordenando toda a logística envolvida na avaliação dos pratos e disponibilizando seus professore para compor o júri. Além dos professores, convidamos outros chefes e especialistas, o que garantirá uma avaliação técnica e isenta . Sem contar que é uma oportunidade de contato dos participantes com chefs altamente especializados e de referência em nossa região. E essa troca de experiências só fortalece nossa gastronomia e, consequentemente, nossa economia”, argumenta Galil

Para Giovânio Aguiar, Reitor do UniAcademia, “a parceria entre a Abrasel e o UniAcademia, através do JF Sabor, é sempre motivo de orgulho, pois são duas instituições comum objetivo em comum, que é o de profissionalizar e elevar cada vez mais a gastronomia na cidade. O UniAcademia, antigo CES/JF, tem o único curso superior de gastronomia da região. E o JF Sabor também ajuda a aprimorar o atendimento, a apresentação, a criatividade e sabor dos pratos oferecidos pelos bares e restaurantes participantes", ressalta.


Da avaliação

Cada um dos 74 pratos que entraram na versão competitiva em 11 categorias estão sendo avaliados por quatro jurados. São analisadas a Apresentação/Aparência (20 pontos); adequação ao tema/escolha dos ingredientes com valorização da presença de ingredientes regionais de produtores locais/regionais ou agricultura familiar(20 pontos); Criatividade/relevância cultural (25 pontos); e Harmonia/Sabor/temperatura(25 pontos). O público participa da escolha através do site www.jfsabor.com avaliando o sabor e a criatividade dos pratos (10 pontos). A votação está aberta até o dia 2 de outubro, data de encerramento do festival. Todas as notas somadas indicarão os três primeiros colocados em cada categoria, que serão revelados e receberão um troféu no evento de encerramento que será realizado em até 20 dias após a conclusão do festival.

Sobre o Festival

O JF Sabor Caminho Novo Memórias começou no dia 15 de agosto. É a 20ª Edição do evento promovido pela Abrasel Zona da Mata, que reúne cerca de 80 pratos para serem degustados até 2 de outubro. Participam 59 estabelecimentos de gastronomia localizados em Juiz de Fora, Bicas, Guarará, Lima Duarte/Ibitipoca, Mar de Espanha, Maripá de Minas, Santos Dumont, Conceição do Formoso e São João Nepomuceno. Dez deles não participam da versão competitiva.
O tema de 2022, “Caminho Novo: Memórias” remete à influência da Estrada Real no jeito de ser e cozinhar do povo mineiro. Aspectos da colonização portuguesa, do desbravamento de Minas Gerais, a literatura, o transporte do ouro, das pedras preciosas e os ingredientes comumente utilizados já naqueles tempos inspiraram as criações dos chefs de cozinha, especialmente preparadas para o JF Sabor2022.

Deixe seu e-mail e receba gratuitamente nossos conteúdos sobre ensino superior, carreira e muito mais.

Obrigado! Cadastro realizado!
Algum erro aconteceu. Tente de novo!