Visite nosso site
Ensino

Ciências Biológicas: 7 cursos de graduação para seguir carreira na área

Ensino

Ciências Biológicas: 7 cursos de graduação para seguir carreira na área

As Ciências Biológicas fazem parte de uma das áreas de conhecimento mais concorridas e prestigiadas no mercado de trabalho. Isso porque os salários costumam ser altos, enquanto as possibilidades de atuação são bem diversas.

Basicamente, esse campo envolve o estudo da vida em diferentes formas, como seres humanos, plantas e animais. Portanto, é o ramo ideal para quem gosta de ter contato com a natureza de modo geral e é uma pessoa curiosa, interessando-se por pesquisas científicas.

Deseja saber quais são as opções de cursos de graduação nessa área? Então, continue a leitura, pois, neste post, vamos apresentar 7 alternativas para você!

CTA Contato

1. Biologia

O curso de Biologia, também chamado de Ciências Biológicas, dura cerca de 4 anos e pode ser feito na modalidade bacharelado ou licenciatura. No primeiro caso, o objetivo é formar alunos capazes de compreender os processos biológicos dos seres vivos, podendo atuar em pesquisas, como em laboratórios de universidades.

Já no segundo o foco é a área acadêmica. Depois de formado, o estudante se torna um professor de Biologia do Ensino Fundamental e Médio. Se quiser dar aulas para o Ensino Superior, é necessário fazer mestrado e/ou doutorado.

De qualquer forma, nas duas opções haverá disciplinas como Zoologia, Genética, Biofísica, Imunologia e Microbiologia.

2. Nutrição

Quem tem interesse em auxiliar as pessoas a adotar um estilo de vida mais saudável pode apostar na Nutrição, área responsável por estudar o ser humano e a sua relação com a alimentação.

O curso é oferecido na modalidade de bacharelado, cuja duração é de quatro anos. Ao terminar a graduação, o profissional pode trabalhar em hospitais, clínicas, academias, instituições de ensino e consultórios.

Ao longo do curso, algumas das disciplinas geralmente ofertadas são Marketing de Alimentos, Bioquímica, Corpo Humano e Higiene e Vigilância Sanitária dos Alimentos.

3. Fisioterapia

Caso seu objetivo seja auxiliar na recuperação do movimento de uma pessoa, bem como prevenir lesões e doenças, uma alternativa é seguir carreira como fisioterapeuta. Esse profissional trabalha com técnicas variadas como massagem, alongamento, exercícios aquáticos e terapias à base de calor ou frio.

A graduação costuma durar cinco anos na modalidade bacharelado, permitindo que, depois de formado, você possa trabalhar em centros de reabilitação, hospitais, clubes esportivos e clínicas de fisioterapia e ortopedia.

Durante o curso, é comum que os alunos tenham matérias como Biofísica, Fisioterapia Esportiva, Fisioterapia Neurofuncional e Biomecânica.

4. Enfermagem

O cuidado e assistência com o outro é um dever do enfermeiro, responsável por todo o processo de recuperação da saúde, incluindo também a proteção e a promoção. Nesse sentido, ele também atua na prevenção de doenças.

A Enfermagem é um curso de bacharelado que dura cinco anos, no qual o estudante se capacita para atuar em diferentes locais, como escolas, hospitais, clínicas e consultórios. Além disso, é possível fazer atendimentos domiciliares — o profissional vai à casa do paciente.

Ao longo do curso, as disciplinas ofertadas são Anatomia, Bioquímica, Saúde Mental e Enfermagem em Saúde Coletiva. É importante lembrar que, para atuar nesse ramo, a estabilidade emocional se torna fundamental para conseguir lidar com situações delicadas do dia a dia do exercício da profissão.

5. Medicina

Uma das áreas mais cobiçadas nas Ciências Biológicas é a Medicina. Ela é ideal para quem busca desafios diários e dinamismo, mas vale destacar que, para trabalhar no ramo, é importante ter um raciocínio humanizado e gostar de atender pessoas.

O curso de Medicina dura, no mínimo, seis anos, sendo ofertado na modalidade bacharelado. Ao final dele, o profissional tem a formação de clínico geral. Portanto, se quiser uma especialização, precisa estudar mais dois anos. Então, no total, você pode passar 8 anos ou mais estudando nessa área para, apenas depois, trabalhar em locais como hospitais, consultórios e clínicas, dependendo do que preferir.

Algumas das disciplinas da matriz curricular são Saúde da Família, Urgência e Emergência, Parasitologia e Cirurgia.

6. Odontologia

Voltada para o tratamento de dentes, boca e ossos da face, a Odontologia não apenas foca na saúde como também na estética bucal. Geralmente, os profissionais trabalham na prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças nessa região, mas também há possibilidade de realizar procedimentos estéticos como gengivectomia (remoção de parte da gengiva) e bichectomia (retirada da bola de Bichat na bochecha).

Na modalidade de bacharelado, o curso tem, em média, cinco anos de duração, mas o profissional ainda pode se especializar em áreas como Ortodontia, Cirurgia e Traumatologia, trabalhando principalmente em consultórios odontológicos.

Ao longo da graduação, o estudante precisar cursar disciplinas como Periodontia, Prótese Dentária, Anatomia e Bioquímica.

7. Medicina Veterinária

Quem é apaixonado por animais certamente pode se encantar com as possibilidades da área de Medicina Veterinária. O foco dessa profissão é trabalhar no tratamento de bichos de diferentes portes, tanto domésticos quanto silvestres.

Desse modo, o profissional deve atuar no estudo, tratamento e prevenção de enfermidades e lesões nos animais, que podem chegar às clínicas bem fragilizados. Por isso, é importante ter pulso firme na hora de prestar atendimento.

O curso é ofertado na modalidade de bacharelado e dura cerca de cinco anos. Conta com disciplinas como Parasitologia, Cirurgia Veterinária Básica, Genética e Morfologia dos Animais. Ao final, o médico estará preparado para atuar em clínicas, hospitais, zoológicos, centros de controle de zoonoses e fazendas.

Não faltam opções de carreira nessa área de conhecimento. Como você pode perceber, ainda que sejam distintas entre si, existem disciplinas iguais em diferentes graduações. O que, de fato, não muda, é a necessidade de ser uma pessoa curiosa, atenciosa, dedicada, empática e que possa atender o outro, seja ele um humano ou um animal, da melhor forma possível.

Devemos destacar ainda que, na busca por um curso das Ciências Biológicas, é fundamental pesquisar bem sobre as possibilidades, inclusive verificando as instituições de ensino que as ofertam, para que você selecione uma graduação de qualidade que dará a bagagem de conhecimento necessária para atuar na profissão.

Gostou deste conteúdo? Então, não perca tempo: assine a nossa newsletter e continue recebendo informações sobre o mundo acadêmico diretamente no seu e-mail! Até a próxima!

Deixe seu e-mail e receba gratuitamente nossos conteúdos sobre ensino superior, carreira e muito mais.

Obrigado! Cadastro realizado!
Algum erro aconteceu. Tente de novo!