5 características importantes do profissional do futuro

5 características importantes do profissional do futuro

O mercado de trabalho está em constante transformação, assim como os consumidores, as empresas e os profissionais. Estar atento a essas evoluções é essencial para não perder espaço e empregabilidade. É por isso que o profissional do futuro não é apenas aquele que atuará em áreas tecnológicas. Ele também tem particularidades que o torna especial aos olhos dos empregadores.

Quer ser um profissional do futuro? Confira 5 características importantes desse novo perfil de trabalhador.

Profissional do futuro

1 - O profissional do futuro precisa estar atento ao mercado e sempre atualizado

Como você já deve saber, o mercado de trabalho está em constante transformação e estar ligado nas suas mudanças é essencial para o sucesso e longevidade da carreira. É por isso que o profissional do futuro deve sempre estar atento ao que é novidade. Cursos de atualização, leitura de livros e e-books, participações em congressos e workshops devem fazer parte da agenda e da rotina desse profissional. É desse jeito que ele consegue se manter sempre relevante para o mercado.

2 - A liderança é uma característica fundamental para o profissional do futuro

O profissional do futuro não pode ser apenas um mero coadjuvante na sua equipe de trabalho. Ele precisa ser o protagonista! Liderança é uma característica fundamental desse profissional. Ele não cumpre apenas com aquilo que lhe é designado, mas inspira e motiva os seus colegas de trabalho, tornando-se um verdadeiro líder. Além disso, essa característica também faz com que esse profissional seja proativo, uma qualidade cada vez mais exigida pelas empresas.

3 - Outro ponto importante para o profissional do futuro é ter perfil analítico e multidisciplinar

Ter senso crítico é muito importante para o profissional do futuro. Com essa característica ele será capaz de analisar os dados não só da sua função dentro da empresa, mas também daquelas áreas que se comunicam ou trabalham direta ou indiretamente com ela. É por isso também que esse profissional precisa ter conhecimento multidisciplinar. Saber dialogar com as outras áreas da empresa é importante para a identificação e criação de soluções criativas e eficientes.

4 - O comprometimento e a capacidade de tomar decisões são pontos fortes do profissional do futuro

Provavelmente uma das coisas mais difíceis dentro do ambiente corporativo seja tomar decisões. Nem todo mundo consegue lidar muito bem com essa pressão ou tem muita dificuldade em fazer escolhas assertivas. É por isso que o profissional do futuro precisa ser ágil e capaz de tomar decisões baseadas em informações, dados e estudos.

Outra característica muito importante é o comprometimento com a empresa e com o trabalho. Esse novo profissional não exerce suas funções apenas pensando no salário ao final do mês. Ele veste a camisa, acredita na empresa e faz parte dela. O profissional do futuro quer fazer a diferença no seu local de trabalho e quer aprender não só para crescimento próprio, mas para o desenvolvimento coletivo.

5 - Criatividade e boa comunicação: imprescindível para o profissional do futuro

Mas nenhuma das características acima fazem sentido se o profissional do futuro não for criativo e não tiver boa comunicação. A liderança só é atingida com uma boa relação interpessoal com os colaboradores da empresa e por isso saber se comunicar e, claro, ouvir as ideias, demandas e necessidades de cada um deles é muito importante.

Já a criatividade faz com que todas as tomadas de decisões e análises críticas sejam feitas de maneira inovadora. Mas qual é a vantagem disso? Bom, pensar fora da caixa, sair do convencional pode oferecer soluções inimagináveis para grandes, médios e pequenos problemas.

Mas não são só essas características que fazem um profissional do futuro. A formação acadêmica também é muito importante para a construção de um indivíduo altamente capacitado e com conhecimento técnico, prático e teórico. Por isso, investir em uma faculdade de qualidade é o primeiro passo para o sucesso profissional.

Fundado em 1972, o Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF) oferece atualmente 17 cursos de graduação - entre bacharelados, licenciaturas e tecnólogos. Com corpo docente qualificado, o CES/JF conta com 3 campi, além de um Centro Gastronômico e toda infraestrutura para te preparar para o mercado de trabalho e para a vida. São 46 anos de tradição e formação acadêmica de qualidade e competência reconhecida na cidade e no país.

A sua profissão dos sonhos pode virar realidade. Por isso não perca tempo e trace a sua caminhada e os seus objetivos. Clique AQUI e faça já a sua inscrição para o Vestibular!

Profissional do futuro