Visite nosso site

Colégio Academia e UniAcademia revitalizam muro em via movimentada de Juiz de Fora

Colégio Academia e UniAcademia revitalizam muro em via movimentada de Juiz de Fora

Cerca de 600 metros quadrados de tijolos, cimento e chapisco formam o muro que abriga duas instituições de ensino, em uma das ruas mais movimentadas da cidade. Esse muro, que é do Colégio Academia e do UniAcademia - antigo CES/JF, em breve também vai ser de todos que passarem pela Avenida Olegário Maciel. Para revitalizar o muro da Olegário, as instituições contrataram a artista juiz-forana Nathalia Medina.

Para criar a obra, Medina buscou elementos que conversassem com o município. “A arte foi elaborada para proporcionar uma experiência emocionante, envolvente e convidativa para quem a contempla e passa pela rua. Busquei retratar alguns ícones emblemáticos que definem o caráter da região”, conta.

De acordo com Giovânio Aguiar, Diretor Geral do Colégio Academia e Reitor do UniAcademia, a iniciativa, além de contribuir para o fomento da arte urbana em Juiz de Fora, reforça o posicionamento das instituições de ensino. “A gente acredita que nosso papel não se restringe às salas de aula. Nossas instituições fazem parte do ecossistema juiz-forano, para muito além dos muros do campus, e nos orgulhamos em contribuir com o cenário local”, afirma.

Revitalização urbana é uma tendência atual

A revitalização urbana tem sido uma tendência crescente em todo o mundo nos últimos anos, com o objetivo de transformar áreas urbanas em lugares mais atraentes, funcionais e seguros para os cidadãos. E uma poderosa ferramenta neste processo é a arte urbana, que consegue transformar o espaço público e atrair ainda mais a atenção das pessoas

Segundo o professor Raphael Barbosa Rodrigues de Souza, do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Academia (UniAcademia), a arte urbana é uma ferramenta de transformação dos espaços e de embelezamentos dos lugares. “Essas intervenções desempenham múltiplas funções, ajuda a gente identificar culturas, costumes, identidades e uma série de outras questões ligadas aos grupos sociais. Além disso, a arte urbana consegue colocar na superfície, uma resposta que vai trazer uma certa alegria e prazer em passar por determinado local”, explica.

“Nós sempre esperamos do poder público todas essas ações de revitalização, no entanto, é de suma importância quando uma empresa também assume esse papel. É sempre muito positivo quando ela age para além de uma comunicação publicitária. Porque traz benefícios, não só para ela, mas para quem circula por aquele local”, afirma o professor de Projeto Urbanístico e Paisagístico.

Desafio: Decifre o muro

A pintura do muro acaba gerando curiosidade nos pedestres, moradores e motoristas que passam pela Olegário Maciel. Pensando nisso, lançamos o desafio "Decifre o Muro", que consiste em adivinhar os quatro símbolos icônicos de Juiz de Fora que estarão representados no muro.

A primeira pessoa que der o palpite correto e acertar todos os quatro símbolos vai ganhar um voucher de 200 reais em compras na Chico Rei. O ganhador será divulgado no dia 24 de abril. Para participar, clique neste link.

Deixe seu e-mail e receba gratuitamente nossos conteúdos sobre ensino superior, carreira e muito mais.

Obrigado! Cadastro realizado!
Algum erro aconteceu. Tente de novo!