Vestibular

Como escolher a faculdade: 6 dicas para você encontrar a melhor instituição de ensino

Vestibular

Chegou o momento do vestibular. Além daquelas dúvidas mais do que normais sobre qual profissão escolher, também bate aquela incerteza sobre qual é a melhor instituição de ensino para fazer a graduação. Sim, essa é uma decisão que precisa ser tomada com cuidado e é necessário levar em conta vários critérios. É por isso que neste post vamos te ajudar e te dar algumas dicas de como escolher a faculdade para você fazer o curso dos seus sonhos.

Vamos começar? Boa leitura.

1ª dica: liste todas as instituições de ensino da sua região

Parece meio bobo, mas esse é o primeiro passo para você começar a se organizar. Muita vezes a gente nem tem ideia de quantas Instituições de Ensino Superior (IES) existem em nossa cidade e na região onde vivemos. Por isso é muito importante dedicar um tempinho para a pesquisa.

2ª dica: verifique o status da IES no site do Ministério da Educação (MEC)

No site do MEC é possível encontrar o status de todas as IES do Brasil. Por lá você consegue ver se o curso do seu interesse - assim como todos os outros ofertados pela instituição que você está buscando - é autorizado e reconhecido pela pasta e qual é a sua avaliação no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE).

Depois dessas duas primeiras dicas já vai ser possível diminuir um pouco a sua lista, deixando a 3ª etapa mais fácil.

3ª dica: visite o site de cada IES

Com a lista de IES mais enxuta é a hora de visitar o site de cada uma delas. Aproveite para conhecer a história da instituição, seu corpo técnico, direção, listas de docentes e estrutura física. Se você já sabe qual curso quer fazer, aproveite também para verificar a matriz curricular e analisar se aquelas disciplinas realmente te interessam e/ou atendem às suas expectativas.

4ª dica: marque uma visita no campus de cada uma das IES

Claro que conferir a casa online da IES é muito importante, mas nada substitui aquela visita pessoalmente, né? Por isso reserve um dia na sua agenda para conhecer pessoalmente cada uma das instituições. Assim você poderá conferir a estrutura física, os laboratórios, a biblioteca, as salas de aulas e ainda sentir o clima do campus e toda aquela energia única que só a faculdade tem.

5ª dica: converse com alunos e ex-alunos

Ninguém vai saber falar melhor de uma instituição de ensino do que quem estuda ou estudou nela. Por isso busque por quem já passou por uma das IES da sua lista. Com certeza eles poderão contar com propriedade como é a faculdade, o curso e toda a infraestrutura da instituição.

6ª dica: avalie o custo-benefício: isso faz a diferença em como escolher a faculdade

A última, porém não menos importante, dica é avaliar o custo-benefício. E isso não quer dizer colocar no papel só o valor da mensalidade. É interessante também avaliar o deslocamento da sua casa até a faculdade, a qualidade do ensino, a infraestrutura, ou seja, tudo aquilo citado anteriormente. Também vale a pena analisar outros pontos como se a IES possui atividades extracurriculares como empresas juniores e fomento à pesquisa.

Aposto que depois dessas 6 dicas de como escolher a faculdade ficou bem mais fácil fazer a sua decisão, né?

Fundado em 1972, o Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF) oferece atualmente 17 cursos de graduação - entre bacharelados, licenciaturas e tecnólogos. Com corpo docente qualificado, o CES/JF conta com 3 unidades e toda infraestrutura para te preparar para o mercado de trabalho e para a vida. São cinco décadas de tradição e formação acadêmica de qualidade e competência reconhecida na cidade e no país.

A sua profissão dos sonhos pode virar realidade. Clique aqui e conheça os cursos de graduação do CES!