Visite nosso site
CARREGANDO...
como escolher curso superior
No items found.

Muito antes de focar nos estudos para ter um bom desempenho na prova do vestibular é preciso se planejar a respeito da carreira. Por acaso você sabe como escolher o curso superior que pretende cursar pelos próximos anos?

É natural que haja medo de começar uma graduação, uma vez que trata-se de um mundo totalmente diferente da realidade do Ensino Médio. Lembre-se de que você dará um passo gigantesco para conseguir oportunidades de trabalho que valham a pena.

Muitas vezes, a empolgação é nítida para começar logo o curso, mas é preciso ficar de olho em algumas questões essenciais. Com o propósito de ajudá-lo nessa busca pelo curso perfeito, preparamos este post com dicas relevantes sobre o assunto. Acompanhe a leitura e confira!

Pratique o autoconhecimento

Antes de mais nada é preciso conhecer a si mesmo para ter noção de quais são seus gostos, suas expectativas, suas atitudes e demais características que podem impulsionar sua escolha pelo curso A, B ou C. É fundamental que você avalie quais os motivos para fazer uma faculdade e buscar alternativas que amparem a conquista desse objetivo.

Ao final do Ensino Médio, torna-se muito comum não saber ao certo o que fazer na universidade, pois é uma decisão que pode direcionar o rumo da sua carreira profissional. Portanto, faça testes vocacionais, avaliações de personalidade e identifique um padrão que norteie a área a qual você mais se identifica.

Pesquise a fundo sobre os cursos

Provavelmente você já deve ter ouvido aquele ditado que uma pessoa prevenida vale por duas, não é verdade? Sendo assim, faça o possível para conhecer ao máximo o curso que está pretendendo ingressar, até mesmo para evitar possíveis surpresas que façam você trancar a matrícula por não ter se planejado antes.

Vale pesquisar sobre as áreas de conhecimento de maneira individualizada e perceber com quais matérias você tem mais afinidade, ou não, sabendo que isso pode impactar no seu desempenho durante os 4 ou 5 anos de faculdade. Inclusive, é primordial que você veja a grade curricular do curso, a fim de se preparar para eventuais disciplinas que possam dar certo trabalho.

Saiba quais são as modalidades de ensino oferecidas

Outro fator importantíssimo que é preciso verificar para não ter dúvidas de como escolher um curso superior é a questão da modalidade de ensino, ou seja, se você deve optar pelo ensino a distância ou presencial. Pode parecer uma decisão bem simples, mas é algo que impacta diretamente na sua vida pessoal e profissional, além de mexer com seu orçamento na hora de desembolsar o valor da graduação.

Perceba o que for melhor para sua rotina, observando o horário que pretende trabalhar, se deseja fazer um plano de carreira na mesma empresa, a sua disposição para focar nos estudos, entre outros aspectos relevantes. Nas duas modalidades é preciso ter disciplina e acompanhar as explicações com atenção, tendo em vista que a faculdade costuma cobrar alguns conteúdos que você nunca viu na vida.

Fique por dentro das novidades do mercado de trabalho

Um profissional qualificado precisa ficar antenado às tendências presentes no mercado que atua, uma vez que novas competências são cobradas e é preciso saber corresponder às expectativas dos gestores. Sendo assim, busque todas as informações que puder sobre o curso de graduação ou licenciatura, observando como está o cenário nacional e internacional em relação à carreira escolhida.

À medida que você se prepara para as dificuldades do mercado de trabalho, fica muito mais fácil obter destaque numa entrevista de emprego e executar o seu trabalho da melhor maneira possível. Sendo assim, veja quais são os principais indicadores econômicos da área escolhida, média salarial, sindicatos ligados à categoria, leis presentes na profissão e assim por diante.

Converse com alunos, ex-alunos e profissionais da área

Quando você vai viajar para algum lugar, provavelmente costuma olhar os comentários na internet de outras pessoas que visitaram o local, suas avaliações e possíveis surpresas com as quais se depararam, não é mesmo? Para escolher o curso superior você deve ter a mesma linha de pensamento, isto é, identificar o que as pessoas ao seu redor estão dizendo sobre esse curso.

Ter essa impressão a respeito da graduação pretendida é de extrema importância para avaliar bem o que quer e, naturalmente, não jogar dinheiro fora. Para que isso ocorra, converse com alunos do mesmo curso que você tem interesse, mas de várias intuições diferentes, tendo como propósito avaliar também a estrutura da faculdade em si.

Caso conheça ex-alunos que se formaram recentemente, pergunte o que acharam do curso, como era a relação com os professores, o que costumava ser cobrado, o nível de dificuldade das matérias etc. Se possível, compareça em eventos corporativos abertos ao público para estabelecer uma boa rede de contatos e conhecer profissionais da área que deseja, pois isso será essencial para sua decisão.

Busque instituições bem avaliadas no MEC

Talvez você não saiba ainda, mas ter um diploma reconhecido pelo Ministério da Educação é crucial para pleitear uma vaga em concurso público que exige nível superior, obter registro nos conselhos de classe da profissão escolhida e ingressar em programas de mestrado ou doutorado. Prestar atenção se a faculdade conta com o selo de qualidade do MEC é algo importantíssimo, afinal, isso impacta o seu futuro.

Com o propósito de esclarecer as dúvidas e promover dados relevantes sobre as instituições ativas, o Ministério do Trabalho disponibiliza o portal e-MEC à população. Lá é possível fazer várias pesquisas sobre o Índice Geral de Cursos (IGC), o Conceito Institucional (CI) e a nota do Exame Nacional do Desempenho dos Estudantes (Enade) — métricas que avaliam a qualidade dos cursos e da faculdade.

Para concluirmos, na hora de se decidir e buscar todas as alternativas que o auxiliem a como escolher o curso superior, lembre-se de procurar uma instituição com experiência no mercado e que ofereça cursos de excelência para valorizar ainda mais a sua formação profissional.

Para saber um pouco mais dos cursos que temos disponíveis em nosso Centro de Ensino, entre em contato com a gente! Teremos o prazer de esclarecer todas as suas dúvidas e apresentar nossos diferenciais.

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O ARQUIVO

Tags

No items found.
INSCREVA-SE PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS

Receba as novidades em seu e-mail

Fique por dentro dos  eventos, notícias e conteúdos da Faculdade Arnaldo.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.