Visite nosso site
Mercado

Como fazer networking? 6 dicas para ampliar sua rede de contatos

Mercado

Como fazer networking? 6 dicas para ampliar sua rede de contatos

Quando visualizamos as características de um profissional do futuro, logo vem à cabeça que a comunicação é primordial para alcançar o sucesso esperado. Em algum momento da sua trajetória você já analisou se sabe como fazer networking de fato?

Provavelmente, você deve ter ideia de que o desenvolvimento de uma boa rede de contatos permite que consiga excelentes oportunidades na carreira, esteja mais perto do emprego dos sonhos e aumente sua autoestima.

Para aprimorar esses aspectos em seu caminho profissional, trouxemos 6 dicas que podem facilitar sua vida em relação ao networking. Acompanhe a leitura e confira!

1. Trabalhe seu marketing pessoal

Numa escala de 0 a 10, qual nível você julga que está o seu perfil no que diz respeito a atrair bons contatos para receber conselhos ou, até mesmo, obter ajuda em um plano de estudos? Bom, se pensou, refletiu e não conseguiu chegar a uma conclusão de como está sua atratividade para estabelecer boas conversas, então está mais do que na hora de modificar seu marketing pessoal.

Você deve se encarar como uma empresa, isto é, trabalhar a sua marca pessoal e fazer com que as outras pessoas notem sua importância, afinal, como diria o velho ditado: “quem não é visto, não é lembrado”. A melhor receita é colocar uma boa pitada de comunicação verbal e não verbal, postura adequada ao ambiente em que convive e novos conhecimentos.

2. Ofereça ajuda antes de pedir algo

É desagradável conversar com alguém que só sabe pedir favores, porém nunca está ao nosso dispor nos momentos que mais precisamos, não é verdade? Jamais seja esse tipo de pessoa, pois a tendência é que afaste gente importante para o seu crescimento na carreira e se arrependa disso mais tarde.

Siga o seguinte princípio: se você quer uma rede de contatos sólida e ativa, sempre ofereça sua ajuda primeiro e não cobre algo em troca, porque isso virá de forma fluida ao longo do tempo. Quando prestamos um favor para alguém, ativamos o gatilho mental da reciprocidade, ou seja, a outra parte fica mais favorável a retribuir o favor feito. Lembre-se de que gentileza gera gentileza!

3. Marque presença nas redes sociais

Por mais que pareça algo trivial, as redes sociais têm um poder imensurável no que se refere a como fazer networking de excelência. Muita gente está presente nessas mídias, e ficar de fora dessa é nadar contra uma maré de oportunidades. É essencial separar um tempo do dia para interagir com os seus contatos nas redes sociais, nem que seja por alguns minutos.

Esse tipo de contato permite que você demonstre que está por perto e que as pessoas das suas redes podem contar contigo para algo. Além disso, elas são capazes de potencializar sua imagem de uma forma impressionante em pouquíssimos segundos. Converse, curta e compartilhe as postagens de seus amigos e busque reativar contatos que não vê há tempos, pois isso ajuda a construir um networking de primeira linha.

Redes sociais como Facebook, Instagram, Twitter e, principalmente, LinkedIn são capazes de proporcionar contatos duradouros e que podem conduzir você ao sucesso. No LinkedIn, por exemplo, para potencializar sua estratégia de network, pense em criar conteúdos significativos, mostre que tem feito algo novo — como o aprendizado de uma língua estrangeira ou parabenize as pessoas por alguma conquista.

4. Procure contatos relevantes

Qualquer planejamento estratégico requer foco e objetivos previamente traçados, de modo que é preciso distinguir as pessoas que podem agregar em algo para sua vida. Por mais que você tenha amizades legais e que goste de estar perto, identifique se são pessoas que ajudam você a crescer ou puxam sua energia para baixo.

Ter esse discernimento é essencial para alavancar a carreira e ficar perto de gente que tem pretensões parecidas com as suas ou querem ver sua evolução. Vamos imaginar que goste do curso de jornalismo, por exemplo. Você deve procurar profissionais da área para manter bons contatos, tais como repórteres, assessores de imprensa, professores e assim por diante.

5. Participe de eventos

Não quer dizer necessariamente que você precisa ser um “arroz de festa” e marcar presença em qualquer tipo de evento! Muito pelo contrário, afinal, a qualidade importa muito mais do que a quantidade na hora de fazer networking. O interessante é que você participe de congressos e afins mais voltados para a sua área de atuação e que estejam de acordo com os seus objetivos e metas, a fim de aprender mais e evoluir com isso.

Frequentar ambientes em que estejam pessoas influentes da sua área faz com que você tenha excelentes oportunidades de fechar boas parcerias, imaginando sempre o quanto isso pode ser benéfico para ambos os lados. Sendo assim, separe na sua agenda um espaço para participar de eventos corporativos que sejam compatíveis ao que deseja e aumentem suas chances de conhecer pessoas que farão a diferença em sua vida.

6. Invista em uma pós-graduação

Seja na modalidade presencial, seja na educação a distância, realizar uma pós-graduação é um verdadeiro marco na vida de qualquer profissional que queira investir, de fato, em uma carreira de sucesso. Além de todas as vantagens, como a possibilidade de subir de cargo, conquistar um salário maior ou passar em um concurso público, a pós promove um ótimo networking.

Se na graduação já é possível fazer contatos que podem virar até uma sociedade no futuro, a pós supera as expectativas quando se trata de um networking com pessoas relevantes. Com ela é possível se comunicar com um público mais focado em seus objetivos e, até mesmo, contar com a mentoria de professores que fazem questão de dar ótimas dicas para que você se dê bem no mercado de trabalho.

Para encerramos, é importante reforçar a ideia de que ao pensar em como fazer networking deva sempre se manter presente na vida de seus contatos de alguma forma, sendo assim, evite procurar os outros apenas em ocasiões específicas e mostre que vale a pena ter você por perto.

Se você gostou deste post e quer descobrir outros conteúdos, então aproveite a oportunidade e siga as nossas páginas nas redes sociais: estamos no Facebook, Instagram e YouTube!

Deixe seu e-mail e receba gratuitamente nossos conteúdos sobre ensino superior, carreira e muito mais.

Obrigado! Cadastro realizado!
Algum erro aconteceu. Tente de novo!