Visite nosso site
CARREGANDO...
como fazer um currículo online
No items found.

A tecnologia já dominou a área de recrutamento, por isso é importante saber como usar as ferramentas digitais no momento de procurar um emprego e participar dos processos seletivos.

As informações do candidato podem ser inseridas em formulários próprios de sites de empresas, de portais de vagas, no LinkedIn, bem como em um documento criado em um editor de texto.

Porém, diante da alta concorrência no mercado e do pouco tempo que os recrutadores têm para realizar a triagem dos profissionais, como fazer um currículo online adequado? Se você busca essa resposta, vem com a gente e confira nosso post!

Por que optar pelo currículo online?

Currículo em papel é coisa do passado e, dificilmente, essa será a forma pela qual uma empresa vai exigir que um candidato apresente suas qualificações.

O currículo online permite a participação do profissional em processos seletivos de maneira automática. Após preenchido, basta um clique para enviar os dados que serão analisados pelos recrutadores.

Outras vantagens são:

  • rápida atualização das informações;
  • possibilidade de utilizar palavras-chave e destacar suas qualificações e experiência;
  • facilidade para inserir portfólios, como arquivos digitais ou links para sites específicos;
  • participação em processos de recrutamento a distância.

No caso do currículo do candidato nas redes sociais, como o LinkedIn, ou em sites de recrutamento, há ainda a vantagem de o candidato ser encontrado pelas empresas devido a um perfil específico.

Como fazer um currículo online impecável?

Apesar de tantas vantagens, muitos profissionais ficam confusos e não sabem como fazer um currículo online. Acompanhe a seguir o passo a passo para elaborar o documento da maneira correta e se destacar na triagem dos recrutadores.

Dados pessoais

Inclua os dados pessoais completos, como nome, idade, endereço, telefone e e-mail. Se achar necessário, inclua também um telefone de recado. Assim, a empresa recrutadora consegue entrar em contato com você de forma fácil.

Não é preciso acrescentar número de documentos, estado civil ou se você tem, ou não, filhos.

Objetivo profissional

Aqui você descreve, de forma sucinta, as funções que pretende ocupar. Nesse campo, vale usar palavras-chave para destacar seu currículo na triagem.

Resumo do perfil

Em poucas linhas, você descreve sua área de formação, qualificações e experiências. É o campo que tem a função de ser uma apresentação geral do currículo.

Formação

Nesse espaço você lista os cursos já realizados ou em andamento, sejam técnicos, de graduação ou pós-graduação, com data de início e término e nome da instituição de ensino. Coloque em ordem cronológica as formações, das mais recentes para as mais antigas. Se a lista for grande, destaque as mais novas ou aquelas que atendam ao perfil da vaga.

Experiência profissional

Assim como a formação, as experiências profissionais devem aparecer em ordem cronológica, da mais recente para as anteriores. Destaque a empresa, cargo ocupado, principais funções e projetos, além dos resultados alcançados. Coloque também as datas de início e término.

Se você passou por muitas mudanças de empregos, priorize os mais recentes e os mais relevantes para sua área.

Cursos extras

Cursos finalizados ou em andamento de idiomas, de tecnologia ou outros também podem aparecer no currículo online e render pontos aos candidatos.

Outras informações

Se você tem ou já participou de algum projeto pessoal, como um trabalho voluntário, não deixe de acrescentar essa informação no final do documento.

O que não fazer nesse documento?

Viu só como fazer um currículo online completo? Para não ter erros, é importante ainda que você saiba o que não fazer na hora de elaborar esse documento. Veja a seguir.

Ousar na apresentação

A não ser que você esteja concorrendo a uma área mais despojada e criativa, como Design, Publicidade e Propaganda ou Artes, a dica é não ousar na formatação do currículo. Escolha cores neutras e fontes clássicas para não correr o risco de ser descartado logo de cara.

Descuidar das normas da língua culta

Uma falha grave é cometer erros de português no currículo. Então, tenha atenção com as regras de ortografia, gramaticais e também com os erros de digitação. Passe o documento pelo revisor de texto e leia em voz alta para garantir que está tudo certo.

Não atualizar quando necessário

Uma das vantagens do currículo online é a facilidade para atualizar os dados. Dessa maneira, não se esqueça de atualizar os dados pessoais, como idade, mudança de endereço ou telefone. Acrescente os cursos realizados ou as experiências profissionais sempre que necessário.

Inserir foto sem que seja pedida

Muita gente, até pelo costume das redes sociais, acredita que terá mais chances se incluir uma foto no currículo online. Porém, não é aconselhável colocar uma imagem a não ser que isso seja pedido pela empresa recrutadora.

Ser desonesto

Não coloque dados falsos, como cursos e experiências que você não tem. Caso você seja selecionado para a entrevista de emprego, pode ser desmascarado, o que vai prejudicar a sua imagem profissional.

Escrever demais ou de menos

Afinal, qual o tamanho ideal do currículo online? O recomendado é não ultrapassar uma página. Mas é claro que você não vai omitir informações importantes só por conta dessa regra. Então, para pessoas com mais tempo de carreira, até uma página e meia é aceitável a fim de contemplar as experiências e qualificações.

O desafio é incluir todos os dados, mas de forma condensada para que os recrutadores tenham uma apresentação sobre o perfil do candidato e consigam avaliar se ele é indicado para avançar no processo de seleção.

Fazer uma autoavaliação de suas competências

Por fim, não faça uma autoavaliação das suas habilidades, como "sou criativo, proativo e organizado". Quem vai avaliar o candidato é a empresa recrutadora, por isso não perca pontos tentando destacar esses diferenciais.

Agora você já sabe como fazer um currículo online para impressionar os recrutadores e conquistar as melhores oportunidades de trabalho. O importante é ser conciso sem deixar de fora informações importantes e também criar o documento de acordo com o requisito da vaga.

E aí? Gostou das nossas dicas? Vai colocá-las em prática? Aproveite e compartilhe este post em suas redes sociais para que seus amigos também aprendam a criar o documento digital sem erros!

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O ARQUIVO

Tags

No items found.
INSCREVA-SE PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS

Receba as novidades em seu e-mail

Fique por dentro dos  eventos, notícias e conteúdos da Faculdade Arnaldo.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.