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Saiba já como ser empreendedor e se destacar no mercado

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Saiba já como ser empreendedor e se destacar no mercado

Em 2017, de acordo com o relatório executivo do SEBRAE sobre empreendedorismo, quase 56% dos entrevistados afirmaram ter a habilidade e experiência para iniciar um novo negócio. E você? Sabe como ser empreendedor?

Com os índices alarmantes de desemprego e a instabilidade econômica assombrando os brasileiros de tempos em tempos, o mercado do empreendedorismo tem ficado cada vez mais aquecido, sendo que muitos profissionais buscam essa oportunidade para projetar uma carreira que proporcione a tão sonhada estabilidade financeira.

Se quer começar a empreender, lembre-se de seguir as dicas que trouxemos abaixo para ajudar você. Acompanhe a leitura e confira!

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Defina os seus objetivos

Assim como qualquer outra atividade que teve que organizar na vida, traçar os objetivos é algo primordial para ter um direcionamento do negócio em um determinado período. A missão, a visão e os valores da sua empresa precisam estar claros para construir um negócio estruturado e evoluir gradativamente.

Para tanto, pense em cada detalhe do planejamento estratégico, tendo como propósito buscar não só a sobrevivência da empresa no mercado, mas uma rentabilidade digna de largar o seu trabalho para ter sua renda independente. É interessante fazer um plano de ações a longo prazo e, se possível, investir em uma segunda graduação ou especialização para ter ideias inovadoras e se diferenciar da concorrência.

Estude o mercado que pretende atuar

Antes de arriscar suas fichas em um empreendimento, lembre-se de que, embora todo negócio tenha seus riscos, é fundamental cometer o menor número possível de deslizes e buscar se inteirar do que tem acontecido no setor. Você pode obter essas informações por meio de telejornais, programas de rádio, mídia impressa ou internet, sendo que é necessário ficar de olho em quaisquer alterações que podem impactar o seu negócio.

A briga comercial entre EUA e China, muito noticiada nas últimas semanas, é um grande exemplo de como uma situação do macroambiente pode influenciar desde uma multinacional até um pequeno produtor. Por isso, não basta apenas saber as suas forças e fraquezas, e sim afastar possíveis ameaças comerciais e aproveitar as oportunidades que surgirem.

Conheça os interesses do público-alvo

Por mais fantástico que seja seu produto ou serviço, se ele não atender de fato às dores do público-alvo, pode ter certeza de que você jogou meses ou anos de trabalho no lixo por não ter se importado com esse simples detalhe. As empresas sabem que não adianta colocar milhões de anúncios publicitários sem apresentar algo de qualidade para os consumidores.

É importantíssimo que, em seu plano de negócios, você saiba exatamente o que quer vender e para quem, pois estas são informações relevantes e que indicarão o rumo da empresa. Sendo assim, segmente suas opções, elabore representações gráficas do público ideal, construa um bom funil de vendas e entregue conteúdo de qualidade para atrair curiosos e convertê-los em vendas posteriormente.

Formalize seu empreendimento

Se você quer um bom poder de barganha com fornecedores, facilidades comerciais, emitir nota fiscal e gerar o mínimo de credibilidade pelo menos, a saída é formalizar o seu negócio. É fundamental que você crie seu Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) e, com isso, esteja de acordo com as obrigações fiscais, a fim de recolher o imposto regularmente e não ter problemas com a Receita Federal.

A sua gestão de recursos precisa estar em dia também, tanto dos recursos humanos quanto dos financeiros, afinal, sem um bom capital de giro fica difícil caminhar com as próprias pernas enquanto a empresa não tem o faturamento que espera. Para isso, estruture o patrimônio por meio de rendimentos de títulos de renda fixa ou variável, de empréstimos em instituições financeiras e/ou do montante de possíveis sócios.

Faça bons contatos profissionais

Você já deve ter ouvido falar da importância de estabelecer um bom networking na trajetória profissional, não é verdade? Basicamente, isso quer dizer que você deve desenvolver uma rede de contatos em que haja um relacionamento confiável de ajuda mútua, lembrando sempre que é preciso ter boa comunicação — uma das características principais dos profissionais do futuro.

No intuito de fazer esses contatos, frequente os eventos corporativos do setor que atua, converse com colegas, peça conselhos de seus mentores e se mantenha na mente das pessoas, pois, quando menos esperar, poderá colher bons frutos. Um networking bem-feito é capaz de proporcionar ótimos negócios para sua empresa e, até mesmo, alavancar o poder da marca.

Cuide de sua saúde

Embora você tenha uma tremenda disposição para arregaçar as mangas e ir à luta para conseguir o seu sustento, saiba que a vida não é só trabalho. Se você não cuidar da sua saúde, quem fará isso? O equilíbrio é a chave para qualquer coisa que realizamos na vida, e a busca pelo bem-estar não está só atrelada ao ganho de bens materiais, mas pequenas conquistas imateriais que fortalecem a autoestima.

Muito mais do que saber como ser empreendedor, você precisa identificar os seus limites e cuidar regularmente da sua condição física, pois o acúmulo de estresse pode gerar diversas complicações para o nosso organismo. Sendo assim, comprometa-se em fazer exercícios físicos, ter uma alimentação balanceada e se hidratar com frequência para aproveitar melhor a sua vida pessoal e profissional.

Tenha confiança em seu potencial

Se você leu até aqui e, por um instante, perguntou-se a respeito da sua capacidade de dar o primeiro passo e conquistar a vida empreendedora, então é preciso que você modifique os hábitos sabotadores que bloqueiam seu avanço profissional. Por mais simples que seja, alguns pensamentos podem inibir grandes ideias que poderiam virar negócios extremamente rentáveis.

Já imaginou o que seria do mundo hoje se os empreendedores de sucesso não ousassem em algum momento para criar uma disrupção do senso comum? Portanto, tenha confiança no seu potencial, fortaleça a sua mente, persista diante das adversidades e mostre que não é mais um. A atitude de sair da zona de conforto e fazer algo em prol da sua carreira depende só de você.

Para finalizarmos, fica como uma dica bônus de como ser empreendedor de verdade: invista seu tempo e dinheiro em um curso de pós-graduação. Especializações em engenharia de dados, gestão estratégica de marketing e gestão da inovação, por exemplo, são excelentes tendências nesse quesito.

Se você curtiu este post e quer se aprofundar na vida empreendedora, então veja agora mesmo as principais informações dos nossos cursos de especialização!

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