Visite nosso site
Mercado

Como ser promovido no trabalho? Veja 6 dicas para colocar em prática!

Mercado

Como ser promovido no trabalho? Veja 6 dicas para colocar em prática!

Se você é uma pessoa que apresenta ambições na carreira, constantemente pensando nos seus objetivos futuros, como a conquista de cargos mais altos, certamente já se perguntou como ser promovido no trabalho.

Ainda que esse seja um processo natural, caso você apresente bons resultados para a empresa, é possível acelerá-lo ao seguir alguns passos. Quer saber quais são eles?

Então, continue lendo este post. Vamos apresentar 6 dicas para que você consiga se desenvolver profissionalmente e, com isso, conquiste a tão sonhada promoção. Acompanhe!

1. Mostrar resultado no trabalho

O primeiro passo para conseguir ser promovido é adquirir autoconfiança. Ou seja, perder o medo de falar sobre a sua importância na empresa.

Para isso, você pode, por exemplo, mostrar ao chefe os resultados em projetos, para que ele saiba que o seu empenho vem acompanhado de desempenho. Então, não tenha receio de "vender o seu peixe", pois dificilmente você vai conseguir uma promoção sem entregar resultados.

2. Desenvolver um senso de equipe e apoiar os colegas

Bons líderes priorizam profissionais que saibam trabalhar em equipe e se ajudam mutuamente, sem prejudicar o outro. Por isso, caso você ainda não tenha enraizado o senso de grupo, saiba que precisa trabalhar nele.

O apoio aos colegas pode ser de diferentes formas: desde ajudar num caso complexo até motivá-los em momentos críticos. Essas atitudes certamente serão valorizadas pelos seus superiores.

Além disso, não se esqueça de que o networking é fundamental para conquistar a promoção. Isso significa manter um bom relacionamento com todos, não importando em qual posição eles estejam na empresa.

Então, olhe para todos os lados e pratique a boa comunicação entre as pessoas, lembrando de carregar consigo a empatia para cultivar essas relações.

3. Aumentar a produtividade

Este tópico está diretamente ligado à exposição de resultados. Afinal, para conseguir mostrá-los, você precisa, em primeiro lugar, obtê-los. Isso só é possível se houver produtividade da sua parte.

Saiba que, para saber como ser promovido, é necessário ir além das suas responsabilidades. Isso porque a realização das suas tarefas já é o que os seus gestores esperam. Assim, é importante entregar mais que isso, aumentando a sua produtividade.

Nas tarefas em que puder ajudar, participe. Se não for prejudicar a sua rotina ou o trabalho dos colegas, assuma outras atividades. Não se contente em apenas fazer o básico.

O gestor espera que você vista a camisa da empresa. Por isso, assuma uma postura proativa e passe a ser mais produtivo.

Lembre-se de que colaboradores que estão constantemente com pressa para ir embora ou não se importam com tarefas que não estão diretamente relacionadas a eles apresentam descomprometimento e desinteresse. Os líderes reparam nesse tipo de atitude, o que pode prejudicar a conquista da sua promoção.

4. Aprender com os feedbacks

Você é uma pessoa que tem dificuldades de aceitar críticas? Caso a resposta seja afirmativa, saiba que é necessário mudar essa sua característica. Afinal, receber feedbacks, principalmente negativos, não é ruim caso eles sejam construtivos.

Certamente você já ouviu a frase "errar é humano", não é mesmo? Isso é verdade, mas é possível aprender com as falhas para evitar cometê-las novamente. Por isso, esteja aberto às críticas construtivas e entenda que nem sempre será possível acertar.

Ao escutar e entender os feedbacks, você consegue tirar lições para não repetir as mesmas ações. Não se sinta mal ao receber críticas, pois elas podem te ajudar a crescer profissionalmente.

Aliás, uma dica de ouro é: preste atenção também ao feedback que os seus colegas recebem. Basicamente, isso significa aprender com os erros dos outros para que você não passe a repeti-los. Durante esse processo, não aponte e julgue falhas, mas apenas observe e, se possível, ajude o colaborador.

5. Mapear os pontos fortes e fracos sobre si mesmo

O autoconhecimento é fundamental para que você tenha uma qualidade de vida melhor ao entender onde estão as suas falhas e acertos. Ou seja, descobrir quais são as suas principais qualidades, procurando aprimorá-las, e defeitos, buscando minimizá-los ou extingui-los quando possível.

Isso é importante até mesmo para conseguir uma promoção. Afinal, nesse processo você consegue ter conhecimento sobre a sua própria capacidade, não subestima o seu potencial ou assume mais responsabilidades do que pode lidar no momento.

Por isso, é importante tirar um tempo para refletir sobre as suas características pessoais, levando em conta também a sua trajetória profissional. Assim, você poderá identificar quais pontos precisam ser melhorados e trabalhar para desenvolvê-los.

Por exemplo, se foi observado que, durante todos esses anos, você não soube construir um bom networking, ainda é possível mudar esse quadro. No próprio ambiente corporativo você já pode começar a investir nas relações interpessoais.

Como olhar para si de modo imparcial é uma tarefa difícil, conte com alguém de confiança ou profissional para fazer essa avaliação. Dessa forma, você será uma pessoa muito mais consciente sobre quem é.

6. Investir em capacitação

Para saber como ser promovido, um passo fundamental é investir na sua capacitação. Ou seja, manter-se atualizado em busca de mais conhecimento sobre a área de atuação.

Isso significa que você não deve se contentar com a formação acadêmica que tem. Procure novos cursos complementares e até mesmo pós-graduações para incrementar o seu currículo e a sua atividade.

De forma prática, em reuniões você poderá se destacar com ideias que você não teria caso não fizesse cursos da área e se atualizasse. Por isso, não deixe de estudar e se aprimorar sempre mais! Essa atitude fará total diferença na hora de conseguir cargos mais altos.

Ainda que todos esses passos sejam seguidos, entenda que não adianta saber como ser promovido e acreditar que isso vai acontecer da noite para o dia. Então, cultive a paciência e assimile que isso ocorrerá de forma natural, para que você também não seja dominado pela ansiedade.

Chegamos ao fim do post. Se este conteúdo te ajudou, compartilhe-o em suas redes sociais! Assim, você também ajudará os seus amigos e contatos que desejam alcançar cargos mais elevados e alavancar na carreira!

Deixe seu e-mail e receba gratuitamente nossos conteúdos sobre ensino superior, carreira e muito mais.

Obrigado! Cadastro realizado!
Algum erro aconteceu. Tente de novo!