Visite nosso site
Mercado

Descubra como ser um gerente com 8 passos

Mercado

Descubra como ser um gerente com 8 passos

Quando um profissional chega a uma posição de destaque na carreira, às vezes falta apenas um degrau para chegar ao topo: tornar-se um gerente. No entanto, não basta ter a vontade, mas saber se o perfil se encaixa com esse cargo.

Afinal, só quem já teve um chefe ruim sabe o quanto isso pode, inclusive, adoecer os funcionários. Enquanto isso, um líder de sucesso inspira os empregados que estão abaixo na linha de hierarquia, possibilitando que eles se tornem melhores profissionais. Além disso, é necessário saber manejar as diferenças entre as pessoas, cumprir metas, lidar com cobranças e saber fazer escolhas decisivas para o futuro da empresa.

Deseja saber como ser um gerente? Então, continue lendo este artigo, porque mostraremos um passo a passo com 8 dicas para atingir esse objetivo!

Banner Curso Emprendedorismo

1. Comunicar o interesse ao gestor

Não adianta ter uma ambição profissional, mas não compartilhá-la com as pessoas certas. Por isso, caso tenha o interesse de se tornar um gerente, é importante conversar com o gestor e explicar os seus objetivos.

Afinal, ele é o indivíduo mais indicado para direcionar o profissional que deseja avançar mais uma etapa na carreira. Assim, o gestor consegue ajudar e explicar quais habilidades devem ser adquiridas durante esse processo.

2. Fortalecer habilidades

Como já disse o diretor de cinema Stan Lee: “Com grandes poderes vêm grandes responsabilidades”. Isso não é diferente para quem passa a ser gerente, pois, com a promoção, o profissional ganha mais autoridade e liderança, mas perde tempo livre e deve lidar com exigências dadas pelos seus superiores.

Dessa forma, antes de alcançar esse posto, fortalecer as habilidades é uma etapa essencial. Para isso, é necessário conversar com pessoas que estão em níveis acima na empresa, fazer pesquisas sobre o assunto e aprimorar o conhecimento em relação à área de atuação. Em geral, para saber como ser um gerente, as seguintes aptidões precisam ser assimiladas:

  • fazer a comunicação de forma clara;
  • saber ouvir e orientar os funcionários;
  • ser compreensivo e inovador;
  • aprender a superar obstáculos;
  • ser capaz de dar e ouvir feedbacks;
  • realizar as ações de acordo com o planejamento.

3. Mostrar o valor do seu trabalho

Muitas pessoas podem passar anos trabalhando para uma empresa, mas não se sentirem valorizadas o suficiente ou reconhecidas pela função que atuam. Por isso, para chegar ao cargo de gerência, o indivíduo deve ser visto como um profissional essencial para empresa, já que ele que deve inspirar os demais no dia a dia.

Caso sinta que ainda não tem o valor do seu trabalho devidamente respeitado, vale a pena convocar uma reunião. Para a apresentação, é importante preparar o discurso em volta de temas como a importância que teve e tem para a empresa, relatando os ganhos que ela obteve por ter você como um empregado. Além disso, recomenda-se também evidenciar em quais aspectos você é capaz de contribuir para que o local progrida ainda mais.

4. Ser o mentor de um funcionário

Certamente, você já ouviu de algum professor que ele aprende muito quando ensina os alunos, certo? Isso acontece em muitas áreas da vida, inclusive dentro de uma empresa. Dessa forma, ter a chance de ser o mentor de alguém pode ampliar os seus horizontes em relação às habilidades que você têm, à própria função e ao conhecimento que reúne sobre a empresa.

Para isso, vale a pena pedir a ajuda do chefe e praticar a mentoria. Essa experiência pode ser um importante passo no caminho para se tornar um bom gerente.

5. Ter autoconhecimento

Não há como negar que o autoconhecimento abre portas — e uma delas é uma posição de destaque na empresa. Sabe por que isso ocorre? Quando a pessoa olha para si e conhece os seus próprios defeitos, habilidades e reações que apresenta em determinadas situações, é mais fácil buscar o aprimoramento não só como um bom profissional, mas também como um ser humano melhor.

O cargo de gerência carrega consigo muitas responsabilidades, então você deve estar preparado para lidar com elas. Isso será possível apenas se ele se conhecer e souber os próprios limites. Afinal, nem todas as pessoas dão conta de uma função como essa.

6. Compartilhar o conhecimento

Sabemos que um ambiente de trabalho pode ser muito competitivo, certo? Assim, os colegas de trabalho guardam para si as experiências, boas ou ruins, os conhecimentos adquiridos com elas ou com faculdades, pós-graduações, outros empregos etc. Num aspecto global, muitos acreditam que podem crescer sem compartilhar o que aprenderam durante a carreira.

Se você segue esse pensamento, talvez a posição de gerência não seja a ideal. Um gerente deve auxiliar os funcionários a serem líderes, não eternos subordinados. Aqui, o egoísmo não tem vez. Por isso, antes mesmo de alcançar o cargo, é necessário compartilhar o conhecimento com os amigos de profissão. Assim, todo mundo pode crescer junto.

7. Criar bons relacionamentos no ambiente de trabalho

Mais uma vez, a relação interpessoal aparece como um item-chave para saber como ser um gerente. Dessa forma, dificilmente, é possível chegar ao topo sem ajuda extra, seja dos colegas de trabalho, seja dos chefes.

Se você alcança o cargo de gerência sem cultivar um bom relacionamento com a equipe, certamente ela considerará a promoção injusta, por não entender como você chegou ali. Assim, o líder passa a ser solitário e isso pode trazer graves prejuízos para a saúde mental. Com isso, saber ouvir e conversar com os colegas são hábitos que jamais devem ser perdidos.

8. Fazer uma pós-graduação

Você já viu alguém chegar ao cargo de gerência somente com um diploma de graduação em mãos? Isso dificilmente acontece, porque não basta se graduar e ficar satisfeito com esse nível acadêmico. Você precisa ir além — e uma das formas de seguir esse caminho é iniciar uma pós-graduação.

Nesse sentido, vale a pena buscar um MBA (Master of Business Administration). Os cursos têm duração de um a dois anos e são voltados para pessoas que desejam se aprimorar no mercado de trabalho. Para quem deseja saber como ser um gerente, uma boa dica é fazer o MBA em Gestão Financeira, por exemplo.

Gostou deste conteúdo? Para mais informações sobre esse assunto, siga as nossas páginas nas redes sociais! Estamos no Instagram, Facebook e Youtube.

Banner Curso Emprendedorismo

Deixe seu e-mail e receba gratuitamente nossos conteúdos sobre ensino superior, carreira e muito mais.

Obrigado! Cadastro realizado!
Algum erro aconteceu. Tente de novo!