Visite nosso site
Evento

Curso de Arquitetura do UniAcademia promove aula inaugural com Diretor do Zaha Hadid

Evento

Curso de Arquitetura do UniAcademia promove aula inaugural com Diretor do Zaha Hadid

“Foi uma experiência fenomenal. Não esperava este número de estudantes”, conta Filippo Innocenti, arquiteto italiano.

O curso de Arquitetura do Centro Universitário Academia (UniAcademia) promoveu, na última quinta-feira (4), um encontro entre a comunidade acadêmica de Juiz de Fora e o renomado arquiteto e diretor do escritório britânico Zaha Hadid Architects. A palestra, que aconteceu no Teatro Academia, incorporou o calendário do curso como uma aula inaugural do semestre 2024.1.

Com um público de quase 400 pessoas, o italiano Filippo Innocenti compartilhou experiências enquanto especialista em design de edificações de transporte e em outros campos da arquitetura. Trazendo uma abordagem sobre inovação e meio ambiente, o arquiteto debateu sobre a utilização de materiais autossustentáveis e conforto ambiental. “A arquitetura sempre foi estabelecida na relação entre a humanidade e o meio ambiente. Isso está se tornando cada vez mais importante devido à crise climática que enfrentamos. É uma oportunidade para os arquitetos se envolverem com a evolução da disciplina”, destaca Innocenti.

Pensando nos desafios enfrentados pelos estudantes e novos arquitetos no mercado de trabalho, Filippo também destaca: “Tenho certeza de que o futuro está oferecendo algumas transformações extraordinárias. Alguém pode estar aproveitando a inteligência artificial e tirando proveito dos novos e mais contemporâneos processos de tecnologia de construção”.

A palestra voltou-se, também, para destacar o papel do arquiteto na construção de novas estruturas para o futuro, abordando conceitos sobre Futurismo e debatendo sobre a história da arte enquanto ferramenta de inspiração para os arquitetos de hoje em dia. “A arquitetura é uma disciplina em constante evolução e, ao longo dos anos, mudou muito em relação ao papel dos arquitetos e ao que se pode fazer, basicamente, na indústria. Então, acredito que este é um período muito interessante para se envolver com a disciplina e ver como as pessoas vão inovar nos próximos anos”, afirma.

O evento foi um grande sucesso e contou com grande participação e atenção do público sobre os conceitos debatidos por Innocenti ao longo das duas horas de material produzido pelo arquiteto, que resultou em um encerramento cheio de questões e debates.

Para a produção da palestra, o contato com Filippo partiu da aluna do 5° período de Arquitetura, Luiza Sereno Sasso, que já o conhecia, e que, ao saber de sua estadia em Juiz de Fora, promoveu o encontro entre a cúpula da coordenação do curso com o renomado arquiteto. “Ele foi muito disponível e desde o início se prontificou a fazer a palestra, sempre muito animado para falar para os nossos estudantes. Assim, feito o contato, o Professor Paulo César Lourenço desenhou como seria a palestra em conversas com o Filippo e foi nos repassando”, conta a coordenadora do curso de Arquitetura do UniAcademia, Mila Andreola.

Mila ainda destacou a importância deste evento para a instituição e, também, para a comunidade acadêmica de Juiz de Fora como um todo. “Compreender como são os processos projetuais, quais são as demandas, as tecnologias e a maneira de pensar em um escritório tão grandioso e que atua em lugares tão diferentes do mundo foi um enriquecimento muito grande para nós”, afirma. O encontro foi aberto para o público geral da cidade, focado em desenvolver uma relação entre as práticas de extensão para os estudantes que compareceram. “Exatamente por isso, não poderíamos fechar esse evento apenas para a nossa comunidade acadêmica”, pontua Mila.

“Acredito que tal feito impacta não só a vida dos nossos estudantes, mas todos aqueles que estiveram presentes. Ouvi-lo falar, ter uma explicação maior sobre os processos conceituais do escritório e de alguns projetos, foi realmente incrível [...]. A palestra foi encantadora para a maioria de nós. E vai ficar na memória de todos os presentes e, com certeza, na nossa história”, diz Mila.

A contribuição de Filippo Innocenti abrange algumas das mais significativas obras arquitetônicas do escritório Zaha Hadid, que também foram assunto durante o encontro promovido pela coordenação de Arquitetura e Urbanismo do UniAcademia. A necessidade dessa confluência de ideias e contribuição com o desenvolvimento acadêmico da cidade foram pontos ressaltados pelo italiano. “Muitas vezes, acontece de se proferir palestras para um público entediado. E, em vez disso, foi uma conquista, se tratando de uma multidão de estudantes muito jovens e entusiasmados. Isso é muito recompensador”, conclui.

Filippo iniciou sua carreira na Galeria Uffizi, em Florença, na Itália, onde, entre outras atividades, participou da restauração de obras de Rembrandt e Caravaggio. Ele também foi professor na Università degli Studi di Firenze e no Politecnico di Milano. Sua visão voltada para a inovação, sustentabilidade e o uso de materiais sustentáveis foi reconhecida em eventos como a Bienal de Veneza e, também, pela Associação Arquitetônica de Londres.

Deixe seu e-mail e receba gratuitamente nossos conteúdos sobre ensino superior, carreira e muito mais.

Obrigado! Cadastro realizado!
Algum erro aconteceu. Tente de novo!