Visite nosso site
CARREGANDO...
curso de extensão
No items found.

Você sente a necessidade de se especializar em alguma área de atuação, mas está sem condições de iniciar uma faculdade por agora? Saiba que um curso de extensão pode ajudar bastante a resolver esse problema.

Independentemente se for pelo ensino a distância (EAD) ou presencial, ele consiste em atividades técnicas ou culturais organizadas pela instituição de ensino e que servem não só para pessoas que estão em uma graduação, mas aquelas que ainda nem pensaram em entrar em uma universidade. São como um complemento do aprendizado e, muitas vezes, assumem uma característica multidisciplinar.

Para que assimile melhor o tema e entenda a importância disso na sua carreira, acompanhe a leitura e veja as principais vantagens de um curso de extensão!

Adquirir novos conhecimentos

Tendo em vista que qualquer área de conhecimento se moderniza de forma constante, principalmente por conta da influência da tecnologia nas nossas vidas, vale muito a pena participar de um curso de extensão para aprender algo novo. Essa é uma oportunidade única em que você terá a chance de compreender um pouco melhor a respeito de assuntos que sempre teve curiosidade de saber mais a fundo.

Ao concluir o curso, perceberá que o conhecimento acumulado tem muita serventia para seu cotidiano profissional, pois o conteúdo costuma aliar a teoria à prática. Dependendo da extensão oferecida, você pode suprir carências do seu currículo, como o aprendizado de uma língua estrangeira, o uso de ferramentas de edição, instruções a respeito de gestão empresarial e assim por diante.

Vivenciar o ambiente acadêmico

Para quem ainda não conhece o ambiente de uma universidade ou está há um tempo sem frequentar algum centro universitário, os cursos de extensão promovem uma excelente oportunidade de entrar nesse universo. Por ser um programa que tem a pretensão de integrar a faculdade e a sociedade, essa vivência pode ser muito proveitosa e render bons frutos no futuro.

Isso ajuda a entender melhor como é o ritmo de uma instituição de ensino, ter contato com um corpo docente de primeira linha, observar a estrutura oferecida para os graduandos, mestres e doutores, entre outros aspectos. Sendo assim, lembre-se que um curso de extensão pode ser o passaporte para ingressar em uma universidade e conquistar seus objetivos.

Ter um diferencial no mercado

Você há de convir que para concorrer no mercado de trabalho, hoje em dia, é preciso apresentar diversos diferenciais que coloquem seu perfil à frente da concorrência, não é mesmo? Nesses momentos uma extensão pode contribuir para o seu reconhecimento profissional, porque os recrutadores reparam atentamente nos candidatos que buscam se especializar de alguma forma.

Entenda que cursar algo do tipo faz com que o seu currículo fique recheado de boas referências de estudo e, devido a isso, destaque-se nos processos seletivos, independentemente do cargo que venha a disputar. Embora não seja entregue um diploma, só o fato de ter um certificado reconhecido pelo MEC e com o aval da instituição de ensino, a confiança nas entrevistas fica elevada.

Investir um valor acessível

Nem sempre estamos na melhor situação financeira para iniciar ou fazer uma segunda graduação, por isso que os cursos de extensão atraem tanto o público, de modo que seja possível poupar um pouco seu dinheiro. Por ser um curso de tipo curto, a tendência é que os preços estejam de acordo com o tempo disponibilizado, oferecendo um custo-benefício de fazer inveja.

Um curso universitário é sempre uma realização para muitas pessoas, só que nem todos conseguem passar em um vestibular, conquistar uma bolsa de estudos, realizar um financiamento para ingressar no mundo da universidade. Portanto, seguir por esse rumo da extensão faz com que você remaneje seus gastos, tenha a segurança que o valor não sofrerá reajuste ao decorrer do curso e saiba que não pesará no seu bolso.

Aprimorar o networking

É bem provável que você já tenha visto muita gente comentando sobre a importância de estabelecer uma boa rede de contatos no dia a dia, pois ela gera vínculos de amizade, contribui para o andamento de projetos, cria parcerias estratégias etc. Ao optar pela modalidade presencial, por exemplo, você encontra gente de todos os tipos de áreas e se vê criando excelentes contatos que podem até perdurar por anos.

Para tanto, é indispensável que você trabalhe bem o seu marketing pessoal, saiba identificar os sinais da linguagem não verbal e perceba os pontos de conexão que podem impulsionar uma conversa bem agradável. Além disso, lembre-se de que um networking de excelência não consiste em contatos por interesse, ou seja, ofereça sempre sua ajuda antes e jamais espere algo em troca.

Facilitar a gestão de tempo

Da mesma maneira que o dinheiro pode ser um fator agravante na hora de escolher um curso na universidade, o tempo tende a ser um grande inimigo, especialmente para quem não sabe gerenciá-lo da maneira correta. A entrada em um curso de extensão pode facilitar sua vida na hora de gerir o seu tempo disponível e, inclusive, minimizar preocupações e procrastinações.

Caso esteja com horários apertados ou se dê melhor estudando à noite, por exemplo, a modalidade EAD é uma alternativa interessante, afinal, você terá a chance de escolher o momento e o tempo que quer estudar. Esses tipos de curso costumam ser rápidos, em torno de 3 meses em média e, por causa disso, permitem que você se programe melhor para não afetar sua vida pessoal e muito menos a profissional.

Preparar para a escolha da pós-graduação

Por mais que pareça um objetivo distante e que, talvez, não se encaixe no seu padrão de vida atual, a pós-graduação pode estar mais perto do que imagina ao fazer um curso de extensão. Ao adquirir conhecimentos específicos sobre determinado assunto, você consegue assimilar melhor o conteúdo e definir se é aquilo mesmo que deseja para sua carreira.

Com isso muito bem esclarecido, qualquer profissional que se preze consegue traçar novas metas e identificar a possibilidade de uma pós-graduação bater à porta, o que o motiva a buscar soluções para realizar esse objetivo a longo prazo. O curso de extensão fomenta um interesse ainda maior pelo estudo, o que pode facilitar a sua entrada em um programa lato sensu ou stricto sensu um dia.

Para encerrarmos, se você está em dúvida de qual seria o melhor momento para fazer um curso de extensão, preste atenção às suas competências e o que pretende aprimorar, pois isso pode contribuir para o seu futuro profissional.

Se você gostou deste texto e quer ficar por dentro das principais novidades que postamos, então aproveite que está aqui e siga as nossas páginas nas redes sociais: estamos no Facebook, LinkedIn, Instagram e YouTube!

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O ARQUIVO

Tags

No items found.
INSCREVA-SE PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS

Receba as novidades em seu e-mail

Fique por dentro dos  eventos, notícias e conteúdos da Faculdade Arnaldo.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.