Curso de Gastronomia desenvolve projeto sobre Culinária Quilombola, reconhecido em conferência internacional

O projeto do curso de Gastronomia do Centro Universitário UniAcademia teve seu resumo aceito no XXV Encuentro Internacional Humboldt, marcado para os dias 18 a 22 de setembro em Luján, Provincia de Buenos Aires.

O projeto investiga a Culinária Quilombola, centrando-se em comunidades negras rurais, historicamente ligadas à trajetória brasileira e à ancestralidade negra do período escravocrata.O INCRE (2017) define territórios ocupados por essas comunidades como essenciais para sua reprodução física, social, econômica e cultural, o que orienta o pré-projeto de extensão.

A meta é capacitar estudantes dos anos iniciais do Novo Ensino Médio em Minas Gerais, destacando a Escola Estadual Marechal Mascarenhas de Moraes e sua comunidade.

A iniciativa visa identificar pratos típicos da culinária quilombola e afro-brasileira, criar uma cartilha elucidativa e conduzir um curso básico abordando as tradições culinárias. Além disso, busca mostrar aos alunos várias perspectivas de futuro, desde estudos contínuos até empreendedorismo e inserção no mercado de trabalho.

O projeto, ao trazer a Culinária Quilombola ao foco acadêmico, enriquece o currículo dos alunos e realça a importância da preservação cultural contemporânea. Com o reconhecimento no XXV Encuentro Internacional Humboldt, a iniciativa ganha projeção internacional, destacando a relevância e inovação educacional.