Visite nosso site
CARREGANDO...
curso de recursos humanos
No items found.

Saber como lidar com as pessoas é uma habilidade valorizada no mercado de trabalho, pois é uma posição necessária em todas as empresas. O curso de Recursos Humanos é uma boa oportunidade aos que desejam se preparar para atuar nessa função e procuram a qualificação adequada.

Essa área de atuação traz uma diversidade grande aos profissionais, que podem atuar em diferentes ramos dentro da profissão. Desse modo, é fundamental buscar a qualificação adequada, capaz de trazer o conhecimento necessário para as oportunidades variadas e prepará-lo para os desafios do futuro.

Neste post, vamos entender como funciona o curso de Recursos Humanos e o que deve ser avaliado ao escolher uma instituição de ensino. Além disso, veremos algumas possibilidades de atuação na área. Confira!

Como funciona um curso de Recursos Humanos?

O profissional de RH precisa lidar com diferentes processos, que vão desde as contratações e a manutenção dos funcionários, até o desenvolvimento e crescimento técnico e pessoal dos colaboradores. Por isso, ele é determinante para a evolução dos processos de uma empresa e também da qualificação dos profissionais.

A formação nessa área ocorre em um curso tecnológico em Gestão de Recursos Humanos. Ele tem duração de 2 anos e pode ser disponibilizado de modo presencial ou parcialmente a distância.

A matriz curricular é muito variada, abrangendo conhecimentos das áreas de administração, gestão de pessoas, psicologia, legislação trabalhista e previdenciária, departamento pessoal, liderança, entre outras. Todos esses conteúdos são fundamentais para que o profissional saiba lidar com os desafios coletivos e individuais do ambiente de trabalho.

Durante o curso, os estudantes aprendem a desenvolver uma visão estratégia em diferentes níveis. O foco está nas atividades ligadas ao cotidiano de trabalho de um gestor de RH, que é um dos responsáveis por manter o clima organizacional e melhorar a produtividade empresarial.

O que avaliar ao escolher o curso?

Além de entender o que o curso de Gestão de Recursos Humanos oferece, também é necessário avaliar alguns pontos antes de tomar sua decisão. Veja a seguir quais pontos devem ser considerados!

Defina quais são os seus objetivos profissionais

Antes de tudo, é fundamental definir os objetivos profissionais. Veja como essa formação se encaixa e vai contribuir para que você alcance seus sonhos e quais são as oportunidades oferecidas pelo curso. É sempre importante fazer uma autoanálise e descobrir se as suas características e habilidades são adequadas para essa profissão, pois isso evita a perda de tempo e dinheiro.

Busque recomendações

Converse com alunos e ex-alunos do curso pretendido, pois eles são boas fontes sobre a qualidade de ensino e da instituição. Eles podem ajudar a mostrar qual é o direcionamento, os pontos fortes e fracos, entre outros aspectos. Dessa maneira, fica mais fácil entender se a decisão será a correta para o seu futuro.

Opte por uma formação de qualidade

Esse não é o momento de economizar ou buscar o mais fácil. Procure uma formação de qualidade, um curso reconhecido pelo MEC e com corpo docente qualificado, uma instituição com boa reputação no mercado, entre outros aspectos. Dessa maneira, você terá a certeza de que está se preparando da melhor forma possível para se tornar um profissional de excelência.

Escolha uma instituição que esteja atenta e alinhada às exigências do mercado de trabalho

Tudo isso só é possível quando o estudante escolhe uma instituição atenta e alinhada às exigências do mercado de trabalho. Isso significa estar por dentro do que as empresas esperam dos profissionais dessa área, ou seja, ter contato com o ramo e se ambientar às tecnologias atualizadas.

É importante verificar o corpo docente, pesquisando qual é a formação deles e o contato com o mercado de trabalho. Isso contribui para o momento de ingressar na profissão, já que é possível fazer networking e melhorar os seus contatos no setor.

Quais são as possibilidades de atuação na área?

Como falamos acima, a área de Recursos Humanos oferece diversas oportunidades distintas de atuação. Vamos conhecer algumas delas!

Consultoria

Uma das opções é o setor de consultoria de RH, que tem como objetivo realizar um diagnóstico da empresa nos mais variados setores. O profissional costuma fazer pesquisa de clima organizacional, mapear competências e comportamentos, desenvolver estratégias para retenção de talentos e otimizar processos baseados na gestão de pessoas.

Recrutamento e seleção

A área de recrutamento e seleção é outra oportunidade de atuação, sendo muito comum em empresas de grande porte. Nessa função, o profissional é responsável pela seleção de novos colaboradores para a organização. Ele cuida de questões como divulgação das vagas, avaliação de currículos, realização de dinâmicas e entrevistas pessoais, seleção e contratação do candidato.

Departamento pessoal

O departamento pessoal é responsável pelos processos legais e burocráticos relacionados aos colaboradores, ou seja, resolve todos os processos necessários para contratar, pagar, dar férias e demitir funcionários, por exemplo.

Desse modo, esse profissional toma conta de assuntos como a folha de pagamentos, de ponto, faltas, férias, licenças, afastamentos, demissões e várias outras questões trabalhistas e previdenciárias.

Treinamento e desenvolvimento

Nesse segmento, os profissionais do RH lidam com os processos de educação e desenvolvimento pessoal. Portanto, são responsáveis pela capacitação dos colaboradores da empresa.

É preciso analisar o perfil das equipes, as necessidades da organização e quais competências precisam ser desenvolvidas para otimizar o clima organizacional e a produtividade. Depois desse levantamento, deve-se criar programas de treinamento personalizados para que os trabalhadores melhorem o desempenho individual e coletivo.

Além disso, o profissional de treinamento e desenvolvimento também deve incentivar a capacitação fora da organização. Isso pode ser feito, por exemplo, sugerindo cursos, palestras e congressos interessantes para a área de cada funcionário.

Neste post, conhecemos o que é o curso de Recursos Humanos e algumas possibilidades de atuação para quem deseja trabalhar nessa área. As oportunidades são bastante variadas, sendo importante detectar o seu perfil profissional para definir qual será o futuro. Para tal, escolher uma faculdade de boa reputação é fundamental para conseguir uma formação de excelência e estar preparado para o mercado de trabalho.

Gostou deste conteúdo? Então, aproveite para entrar em contato conosco e saber mais sobre nosso curso de Gestão em Recursos Humanos!

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O ARQUIVO

Tags

No items found.
INSCREVA-SE PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS

Receba as novidades em seu e-mail

Fique por dentro dos  eventos, notícias e conteúdos da Faculdade Arnaldo.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.