Cursos de saúde do UniAcademia fazem pesquisa sobre estado de saúde de indivíduos infectados pela Covid-19

Com o objetivo de verificar o estado de saúde e a assistência multiprofissional em indivíduos acometidos pela Covid-19, os alunos dos cursos de Nutrição, Fisioterapia e Educação Física estão desenvolvendo uma pesquisa pela disciplina Projeto Integrador I, sob responsabilidade das professoras Denise de Souza Destro (Educação física), Lílian Atalaia da Silva (Fisioterapia) e Jéssica Viana Hinkelmann (Nutrição), do UniAcademia.

Segundo a professora Lílian Atalaia da Silva, a ideia da pesquisa foi integrar os três cursos e trazer esse caráter bastante prático para os alunos. “O objetivo foi avaliar o estado de saúde das pessoas que tiveram covid, desde a forma mais leve até a forma mais grave. Queríamos saber como estava a saúde dessas pessoas após o diagnóstico, tanto do ponto de vista fisioterápico, nutricional e físico”, conta.

Os alunos do curso de saúde têm contato desde o primeiro período da faculdade, com as pesquisas científicas. “A experiência foi muito bacana, porque isso é muito enriquecedor para a carreira deles. Todos ajudaram a criar esse projeto, foi uma participação muito satisfatória dos alunos, eles nos ajudaram a desenvolver a pesquisa”, explica Lilian.

Pesquisa

Segundo Lilian, dos pacientes infectados com a Covid-19 - desde a forma mais leve e principalmente com a forma mais forte - muitos sofrem com sequelas, como perda de massa muscular, fadiga e dificuldade para respirar. “Tudo isso é um objeto de estudo para as três áreas dos nossos cursos, conhecer essa população e entender qual a demanda do estado de saúde das pessoas. É isso que vai permitir traçar estratégias para ajudar a população”, afirma.

Os alunos de Fisioterapia, sabendo dessas dificuldades, criaram cartilhas de orientação do ponto de vista fisioterapêutico, com exercícios motores e respiratórios que a pessoa pode fazer. Já o curso de Educação Física desenvolveu uma cartilha de combate ao sedentarismo e a Nutrição com um foco na alimentação, com aspectos nutricionais e informações de nutrientes necessários para este momento. Os voluntários que participarem de nossas pesquisas terão acesso a essas cartilhas, que foram criadas pelos acadêmicos e supervisionadas pelas professoras.

Expectativa

De acordo com a professora de Educação Física, Denise de Souza Destro, em duas semanas de aplicação dos questionários foram cerca de 116 respostas. "A nossa intenção com essa pesquisa era mostrar para nossos acadêmicos, que esses cursos conversam muito entre si. Fazer esse trabalho multiprofissional trouxe muitas respostas para a gente e foi muito interessante, porque todas nós aprendemos um pouco com os outros cursos", conta.

Apesar de já finalizado, a análise das respostas ainda vêm sendo analisadas. "Nós esperávamos algo e fomos agraciados com muito mais, o projeto cresceu demais. Nós percebemos que agora está se tornando algo muito grandiosa, nós temos vontade de colocar esse projeto para frente em outras dimensões", afirma.

Cursos que dialogam

O objetivo deste estudo, desde o início, foi trazer um diálogo entre os cursos de Nutrição, Fisioterapia e Educação Física - esse que é o princípio da disciplina de Projeto Integrador. Tanto Lílian, quanto Denise reforçaram a importância da união dos cursos em temas atuais. "É uma proposta bastante inovadora trazer a pesquisa científica desde o primeiro período, nós aproximamos os alunos da veia acadêmica. Isso agrega muito o currículo deles e ajuda também no caminho deles na faculdade", aborda Lilian.