Visite nosso site

De férias em Juiz de Fora, Pe. Anselmo Ricardo Ribeiro visita o UniAcademia e relembra sua trajetória na instituição

De férias em Juiz de Fora, Pe. Anselmo Ricardo Ribeiro visita o UniAcademia e relembra sua trajetória na instituição

Missionário e amante da fotografia, Pe. Anselmo Ricardo Ribeiro tem uma breve história na comunicação. Além de ter feito o curso de jornalismo no UniAcademia, de 2008 até 2010, o religioso trabalhou na instituição como reitor e coordenador da comunidade religiosa. A visita, segundo ele, foi pessoal e afetiva. Já que está em seu período de férias, seu desejo foi revisitar alguns lugares da cidade e, por isso, ele não podia deixar de incluir o UniAcademia nesse trajeto.

Ainda neste ano, o UniAcademia irá receber a visita institucional de alguns padres que vão trazer um debate sobre “Espiritualidade, Comunicação e Zona Panamericana”. Padre Anselmo adiantou um pouco deste tema e sobre a proposta de renovação da Congregação Verbo Divino. “Quando nós falamos de renovação, transformação e espiritualidade é um jeito de olhar para nossa história mas, ao mesmo tempo, é preparar o futuro. Porque renovação e transformação é uma condição para que o futuro possa ser planejado e transformado”, explica. “O próprio mundo está em mudança. Então, a presença dos visitadores, em abril ou maio, vai trazer a oportunidade de aprofundar essa reflexão”, adianta Pe. Anselmo.

Além do ensino básico e superior, a congregação verbita também investe em meios de comunicação, através da TV Diversa, que inclusive tem parceria com os cursos de jornalismo e publicidade e propaganda do UniAcademia. Para Pe. Anselmo, que é ex-aluno da instituição, essa união entre educação e comunicação é muito importante para o desenvolvimento das próximas gerações. “Quando pensamos em comunicar e em educar, nós estamos falando de comunhão e de redescobrir o valor de estarmos juntos e não separados. Por isso, a relação de comunicar e educar é tão humana que chega a ser divina. Deus é comunicação, Deus também é formação, Ele forma o ser humano”, afirma. “Eu acredito que hoje, a nossa missão é contribuir para a reconstrução da sociedade. Ninguém vive sozinho, ninguém deve pensar que o outro é inimigo. Tomara que possamos, através das nossas instituições, ajudar a reconstruir esse elo entre as pessoas”, justifica Pe. Anselmo.

Pe. Anselmo relembrou, com saudades, da disciplina de fotografia, ministrada pela professora Gleice Lisboa. "Uma das coisas que mais me chamou atenção, na época, foi o curso de fotografia. A foto necessita de uma sensibilidade para capturar o momento. E aquilo, para mim, me ensinou muito. Na vida, nós somos chamados a olhar de uma forma diferente para a realidade, buscando capturar aquilo que o momento nos comunica. Então, eu guardo com muito carinho a minha experiência com a fotografia", finaliza.

Deixe seu e-mail e receba gratuitamente nossos conteúdos sobre ensino superior, carreira e muito mais.

Obrigado! Cadastro realizado!
Algum erro aconteceu. Tente de novo!