Egressas do curso de Design de Interiores publicam artigos em Colóquio Internacional

As egressas do curso de Design de Interiores, Giulia Botelho e Lygia Lima publicaram, respectivamente, os artigos “Augmentecture: a realidade aumentada como facilitadora projetual” e “Design de Interiores Aplicado a Cenografia de Doramas”, pela editora Blucher. O trabalho, inicialmente desenvolvido no grupo de estudos Design e Intermidialidade, se tornou o tema de Trabalho Final de Graduação 1 das alunas, sob orientação do professor Thiago Berzoini. Sendo apresentado em 2020 no “Colóquio Internacional de Design”.
Segundo o professor Thiago Berzoini, as egressas seguiram caminhos que tinham mais afinidade. “Elas participaram do meu grupo de estudo e ao longo desse período, elas foram desenvolvendo interesses diferentes. A Lygia, sempre gostou de trabalhar com a cenografia e a questão das cores. E ela tem muito interesse pessoal em mangá, anime e dorama, principalmente. E quando ela chegou em TFG1 ela teve essa vontade de pesquisar mais sobre cenografia para doramas”, explica. “Já a Giulia começou a desenvolver interesse em trabalhar com realidade aumentada, outro assunto, mas, muito pertinente”, destaca.
Vale destacar que em Design de Interiores o “TFG1” é desenvolvido um artigo e em “TFG2” o tema do artigo desenvolvido tem continuidade de forma projetual. Ambas as egressas foram orientadas por Thiago, mas, no caso da Lygia a orientação no TFG2 foi realizada pela professora Lívia Cosentino. E a Giulia obteve ajuda da professora Gabriella Inhan.
Sobre o Colóquio Internacional de Design, Thiago incentivou as jovens a inscreverem seus artigos. “Elas passaram e tiveram o aceite no Colóquio, a apresentação foi toda on-line por conta do coronavírus. É uma publicação muito importante, porque é a primeira vez delas, fora que a editora que publicou tem um reconhecimento muito bom dentro da área acadêmica”, aponta. “É sempre muito significativo e satisfatório ver nossos alunos e alunas sendo reconhecidos desse jeito. Participando de Colóquios e tendo publicações acontecendo, levando o nome da nossa Instituição e do nosso curso”, comemora.

Felicidade em dobro

Segundo Giulia, tiveram vários fatores que contribuíram para escolha do tema. "Primeiramente, vivemos em um mundo onde a tecnologia está cada vez mais presente, facilitando inúmeras funções do nosso dia. Então, seguindo esse pensamento, quis trazer a realidade aumentada para mais perto da área de projetos, visto que, ela não é uma função tão popular entre os profissionais da área. O propósito é incentivar cada vez mais a inserção das pessoas no meio tecnológico”, conta. “É um tema com pouca visibilidade ainda, com estudos abaixo da média comparado à realidade virtual. O reconhecimento que ganhei, me deixou completamente surpresa, fiquei extremamente feliz”, destaca Giulia.
Já para Lygia, a ideia era entender de como a cenografia era montada nos doramas. "O primeiro dorama que eu assisti foi na Netflix e me chamou muita atenção. Foi muito relevante fazer uma comparação com algo que eu gostava e algo que era relacionado com o curso que eu estava fazendo. Eu fiquei muito empolgada com o reconhecimento que eu tive depois da publicação do meu artigo, tive ótimas oportunidades para apresentar meu trabalho", ressalta.

Os trabalhos publicados podem ser acessados pelos links abaixo

Augmentecture: a realidade aumentada como facilitadora projetual

Design de Interiores Aplicado a Cenografia de Doramas

O Aceite do Thiago Berzoini

O professor Thiago Berzoini também recebeu o aceite para a apresentação do trabalho “Poesia e Intermidialidade: uma releitura de “O amor e o cosmo”, de Murilo Mendes” no 13º Congresso da Associação Internacional de Lusitanistas, que ocorrerá de 26 à 30 de julho, em Roma, evento que será pela primeira vez híbrido (presencial e online).