"A história acontecendo aos nossos olhos": estudantes contam experiência nos bastidores de debate

Muita gente assistiu ao debate entre Margarida Salomão e Wilson Rezato, na última quinta-feira (26). Mas apenas alguns estudantes dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda do UniAcademia tiveram a oportunidade de acompanhar de um jeito especial. Eles foram sorteados e puderam ver de perto - mas com segurança - os bastidores do debate na TV Diversa.

Para Carolina Machado, aluna do 6º período de Publicidade e Propaganda que nunca tinha acompanhado de perto uma transmissão de TV, a experiência de ter visto o debate, tanto do ângulo de quem está trabalhando para que o programa aconteça quanto do ângulo do espectador, foi um grande aprendizado. “Ver como funciona o controle de imagens e áudio, além da parte de acessibilidade, foi encantador. Por gostar muito do universo do audiovisual, essa foi uma experiência única. Na minha opinião, quem se encanta por esse mundo não deve perder uma oportunidade como essa, até porque pudemos ver a organização, ensaio e a realização”, conta.

Já Luísa Roland, estudante do 6º período de Jornalismo, ter participado desse momento ampliou também a visão dela sobre outras áreas da profissão. “Eu não só tive a chance de ver como a TV funciona, mas também pude observar outras áreas do jornalismo, como a assessoria e os repórteres de impresso. É interessante ver como eles se portam e trabalham nessa situação, então foi um momento único e enriquecedor para mim, como futura jornalista, destaca.

Carolina Machado, Maria Eduarda, Luísa Roland e Gabriel Lutterbach com o Reitor Giovânio Aguiar, na TV Diversa (Foto: Eliton Souza)

“É a história acontecendo aos nossos olhos”. Foi assim que o egresso do curso de Publicidade e Propaganda, Arthur Raposo Gomes, descreveu a experiência. “Poder acompanhar, de perto e com segurança, um dos últimos debates entre os nomes que disputaram o pleito juiz-forano de 2020 foi uma oportunidade única! Quando o UniAcademia mantêm a tradição de promover os debates das candidaturas ao Executivo local, mesmo em um contexto instável de crise sanitária, reforça o grande espaço de referência que a instituição ocupa em Juiz de Fora, ampliando os espaços democráticos. É mais um exemplo do cuidado que o corpo docente da instituição tem com os egressos e ainda a valorização entre o contato entre ‘mercado’ e ‘academia’: os veículos de comunicação devem interagir com as instituições de ensino, que também podem estabelecer vínculos entre si”, completa Arthur, que atualmente pesquisa comunicação e política como mestrando em Comunicação na UFJF.

Além de ter acompanhado o debate, o aluno Vinícius Serra, que está no último período de Jornalismo, pôde participar na prática. Ele ajudou na montagem do cenário e, durante o debate, fez a cronometragem de tempo de fala dos candidatos. “Para mim, que estou perto de formar, foi importante para fechar o curso com chave de ouro. Pude ver de perto pessoas experiente na área atuando, e aprendendo a importância de cada detalhe. Muitos não têm ideia da importância do trabalho que antecede a ida do programa ao ar, eu tive o privilégio de ver de perto. A experiência de participar de uma transmissão ao vivo em TV aberta também foi muito satisfatória. Saber que várias pessoas estavam acompanhando o seu trabalho é muito gratificante. E no fim, a sensação de dever cumprido é insubstituível”, afirma.

O debate entre Margarida Salomão (PT) e Wilson Rezato (PSB) foi realizado em parceria com a TV Diversa e o Grupo Solar. Para assistir à gravação, clique aqui.