Estudar à noite: 6 dicas para você se concentrar melhor

Estudar à noite: 6 dicas para você se concentrar melhor

O momento de vestibular pede muita dedicação e tempo para se debruçar em livros, cadernos e apostilas. Porém, infelizmente nem todo mundo consegue ter o dia inteiro livre para se dedicar a isso. Algumas pessoas só conseguem estudar à noite e o horário pode ser uma armadilha, principalmente por causa do sono e do cansaço.

Se você se enquadra nessa situação, não se preocupe. Separamos 6 dicas para você se concentrar melhor e conseguir estudar à noite com calma, produtividade e sucesso.

Boa leitura!

1 - Mantenha uma rotina fixa de estudos

Antes de começar a estudar à noite é importante criar horários fixos. Isso é essencial para que você se eduque e tenha uma rotina dedicada apenas a isso. Estudar é um hábito que precisa ser praticado todos os dias. Além disso, horários fixos de estudo são importantes para que você consiga organizar a sua noite. Disciplina e dedicação são essenciais, principalmente quando o seu tempo para estudar é mais limitado.

2 - Escolha um lugar calmo e com boa iluminação

O lugar para estudar faz toda a diferença, principalmente à noite. Dê preferência para locais calmos e com iluminação forte para evitar que o sono chegue antes da hora. Se puder estudar em um ambiente que não seja o quarto, melhor. A cama pode ser uma distração, principalmente quando estamos cansados. Procure criar uma atmosfera que ajude na concentração e que te auxilie a manter o foco.

3 - Crie uma ordem de prioridades

Como o tempo para estudar é reduzido, é importante priorizar as disciplinas. As matérias mais difíceis devem ser as primeiras. Já as que são mais tranquilas podem encerrar a noite de estudos. O importante é saber se organizar e colocar uma ordem correta sem esquecer nenhuma matéria. Claro, é preciso focar nos pontos mais fracos, mas aquelas disciplinas mais fáceis ou que o estudante tem mais afinidade jamais podem ser deixadas de lado.

4 - Otimize o seu tempo e fuja das distrações

Todas as dicas até agora vão ser muito importantes para otimizar o tempo. Com uma rotina bem organizada é possível aproveitar cada minuto e se dedicar de maneira efetiva. Mas para que todo o planejamento saia como o esperado é preciso fugir das distrações. Desligar o celular, ficar longe da TV, fechar a porta do cômodo escolhido para estudar, enfim, separar algumas hora da noite para focar completamente nos estudos. Conseguir se desligar do mundo exterior é certeza de uma rotina de aprendizado muito eficiente e de sucesso.

5 - Preste atenção aos sinais do corpo e descanse

Mesmo com todo o planejamento feito e rotina seguida à risca é preciso ouvir sempre o nosso corpo. Não adianta nada estudar cansado. A matéria não será assimilada e provavelmente aquela disciplina terá que ser revista no dia seguinte. Sem contar que descansar o corpo é essencial para manter a nossa saúde em dia. Por isso, ao sentir que não está rendendo mais ou que o organismo precisa de uma parada, descanse. Com a cabeça e o corpo em ordem é possível voltar aos estudos e render muito mais!

6 - Durma 8 horas por noite

Nunca prejudique o sono. Ter uma rotina saudável é essencial para um melhor aprendizado e também para a saúde física e mental. Organizar o tempo para conseguir dormir pelo menos 8 horas por noite faz parte do exercício de manter a qualidade do sono e de vida em dia.

Não é fácil estudar com pouco tempo para se dedicar aos livros, mas com essas 6 dicas você vai conseguir se organizar e ter sucesso no vestibular. Falando nele, você já decidiu onde estudar? Aposto que o CES/JF já está na sua lista!

Fundado em 1972, o Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF) oferece atualmente 17 cursos de graduação - entre bacharelados, licenciaturas e tecnólogos. Com corpo docente qualificado, o CES/JF conta com 3 unidades e toda infraestrutura para te preparar para o mercado de trabalho e para a vida. São cinco décadas de tradição e formação acadêmica de qualidade e competência reconhecida na cidade e no país.

Clique aqui e conheça os cursos de graduação do CES!