Visite nosso site
Ensino

Conheça 7 opções de faculdade para quem gosta de ler e escrever

Ensino

Conheça 7 opções de faculdade para quem gosta de ler e escrever

Se você está na fase de escolher um curso superior e busca encontrar uma faculdade para quem gosta de ler e escrever, saiba que há diversas opções disponíveis! O caminho mais assertivo é este que já está sendo traçado: pesquisar sobre o tema.

Às vezes, o curso pode surpreender, como aconteceu com o aluno Gustavo Diolindo, do 7º período de Jornalismo na UniAcademia, que não acreditava que o curso fosse elevar tanto seu hábito de leitura.

Conhecer as múltiplas opções de cursos existentes é fundamental para que você possa fazer uma escolha alinhada aos seus gostos e anseios profissionais. Por isso, continue a leitura e conheça as 7 opções de faculdade que separamos neste post!

1. Direito

A graduação mais tradicional do país é conhecida por exigir muita leitura. Os estudantes de Direito ficam às voltas não só com textos teóricos das disciplinas, mas também com os famosos vade-mécuns, os compêndios de leis que devem ser consultados frequentemente.

A formação dura 5 anos e possibilita aos futuros profissionais conhecer diversos segmentos dentro da área, como Direito Previdenciário, Civil, do Trabalho, Criminal e até Direito Digital.

Outra vantagem do curso é a possibilidade de escolha de carreira. O ingressante pode se tornar advogado, após ser aprovado na prova da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) ou seguir carreira jurídica, prestando concursos públicos para procurador, juiz, entre outros.

2. Letras

Sem dúvida, esse é o curso mais lembrado quando se fala em faculdade para quem gosta de ler. A Literatura e a Linguística — a ciência que estuda a linguagem — são as bases desse curso, que pode formar bacharéis e/ou licenciados.

Quem quiser trabalhar com revisão e editoração de textos pode fazer só o bacharelado. Porém, para dar aulas é preciso cumprir também as disciplinas didático-pedagógicas que integram a grade de licenciatura.

A leitura envolve textos literários, mas não só eles. Há muita teoria a ser estudada para que o profissional de Letras compreenda todo o fenômeno da linguagem.

3. Jornalismo

Ler, ler e ler! O jornalista não é ninguém sem informação, e isso é conquistado por meio da leitura. É preciso se manter atualizado constantemente e ir a fundo nos temas. Nesse curso, ler passa a integrar a rotina dos futuros profissionais.

Isso é o que informa Gustavo: "quanto mais matérias fui tendo, mais leituras e interesses fui adquirindo. O mais bacana disso tudo é que não era necessariamente só com os professores, mas com o pessoal da turma também. Todo dia uma discussão nova está em jogo e me levam para diversas leituras", completa o estudante.

Nesse curso, que tem duração de 4 anos, há várias disciplinas teóricas e práticas, como laboratórios de Fotografia, Áudio e Vídeo. O estudante tem contato com várias mídias e se prepara para escolher a que mais combina com ele: jornalismo impresso, TV, internet etc.

4. Publicidade e Propaganda

Assim como no Jornalismo, o curso de Publicidade e Propaganda integra a área de Comunicação Social e tem 4 anos de duração. O foco é formar profissionais para atuar em agências de comunicação, produtoras e assessorias.

É claro que um requisito é a leitura, é preciso estar sempre antenado às informações, à cultura, às opiniões da sociedade para levar ao trabalho produtos que estejam de acordo com as expectativas do público-alvo.

Também existem disciplinas práticas na grade curricular, mas também há destaque para Comunicação e Expressão, História da Arte, Mídia e Literatura.

5. Psicologia

Esse é um curso que pode formar psicólogos e/ou professores de Psicologia. São 5 anos de duração, com possibilidade de participação, desde os primeiros períodos, em atividades de extensão e clínicas de atendimento à comunidade.

Além de estudar História da Psicologia, o aluno tem contato com diferentes correntes de pensamento e diversas técnicas e abordagens da área, como Motivação, Emoção e Consciência. É muita leitura envolvida!

6. Filosofia

O curso de Filosofia oferece duas opções de título, então é preciso refletir sobre seus objetivos para escolher entre a licenciatura e o bacharelado. O primeiro é destinado a formar profissionais que vão atuar em institutos religiosos, empresas, consultorias etc. Já a segunda é focada na formação de professores da educação básica.

O tema central do curso é o desenvolvimento de pensamento crítico por parte do estudante, de modo a atuar com ética e discutir temas relevantes para a sociedade. A formação de 3 anos para o bacharel e 4 para o licenciado.

7. Pedagogia

Para fechar nossa lista com sugestões de cursos para quem se considera um leitor e quer incluir essa competência na vida profissional, vamos falar sobre Pedagogia. A profissão foi vista por muito tempo como atrelada às escolas, mas, hoje em dia, o pedagogo tem múltiplos espaços de atuação em empresas, hospitais e editoras, por exemplo.

O que esses espaços têm em comum e possibilitam a atuação desse profissional tem a ver com metodologias de aprendizagem e gestão de processos.

O curso tem duração de 4 anos e também existe a opção entre licenciatura e bacharelado. A grade curricular contempla disciplinas como Compliance na Educação, Letramento Digital e Coaching Educacional.

Vale a pena, se você se interessou por alguns desses cursos, conhecer a grade curricular para uma escolha mais efetiva. Assim, você visualiza o que vai estudar semestre a semestre. Conhecendo a ementa das disciplinas é possível saber se a abordagem será ou não interessante para você que gosta de ler.

Verifique, ainda, a possibilidade de estudar a distância, o que tem facilitado a vida de muita gente, sem comprometer a qualidade do aprendizado.

Como você pôde perceber, o que não falta são cursos para quem gosta de ler e escrever! De acordo com Gustavo Diolindo, entrar para a turma de Jornalismo foi abrir a porta para um conhecimento que ele já desejava, mas que não tinha ideia da dimensão. Isso também pode acontecer com você!

Que tal conhecer a UniAcademia e dar os primeiros passos rumo à sua carreira você também? Entre em contato conosco e saiba mais sobre os cursos listados aqui e os outros que oferecemos.

Deixe seu e-mail e receba gratuitamente nossos conteúdos sobre ensino superior, carreira e muito mais.

Obrigado! Cadastro realizado!
Algum erro aconteceu. Tente de novo!