Festival da Comunicação 2023 tem mais de 100 inscritos

O Festival da Comunicação, que teve início nessa terça, 03, e prossegue até sexta, 06 de outubro, teve 111 inscrições no total, sendo elas: 34 fotos no Prêmio Gleice Lisboa, 24 peças na Mostra Gráfica, 22 produções na Mostra Audiovisual, 14 produções no Prêmio de Rádio e 17 produções na Mostra Web. Além disso, a edição de 2023 conta com a novidade de uma nova categoria de premiação, o Prêmio Grand Prix. Nele, todos os participantes com peças nos cinco subeventos participarão da competição, na qual será eleita a melhor peça transmidiática pelos professores e professoras. Como previsto nos edital, por conta do grande número de peças inscritas na Mostra Audiovisual, houve a necessidade de pré-seleção para se atingir o teto de cinco peças por categoria.

Os subeventos ocorrem em parte de pontos da unidade Arnaldo Janssen no bairro Estrela Sul (https://www.uniacademia.edu.br/) nas manhãs dos dias 03 e 04 de outubro. Para conferir as fotos do Prêmio Gleice Lisboa e as peças da Mostra Gráfica, basta ir até a Galeria Renato de Almeida, localizada ao lado da cantina, no bloco 2. Já as produções da Mostra Audiovisual, do Prêmio de Rádio e da Mostra Web serão exibidas no auditório (quarto andar) do bloco 2.

No dia 05, será realizada a apuração e no dia 06 acontecerá a premiação no Hall no bloco 1, às 10h30. Ambas as competições serão compostas por júri técnico e júri popular, sendo que o vencedor do primeiro lugar do júri técnico ganhará um troféu e certificado, o segundo e terceiro lugar ganharão um certificado, assim como o vencedor do júri popular.

O Festival da Comunicação é um evento de caráter acadêmico que permite os alunos e alunas dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda a exibirem suas peças e produções desenvolvidas tanto nas disciplinas da faculdade quanto fora dela. De acordo com a coordenadora dos cursos, Gilze Bara, “O evento é muito especial, porque apresenta em várias modalidades a oportunidade de nossos alunos e nossas alunas apresentarem uma parte de suas produções ao longo da faculdade. O cardápio é amplo. Temos a Mostra Gráfica, o Prêmio Gleice Lisboa de Fotografia, a Mostra Audiovisual, o prêmio Rádio e a caçulinha Mostra WEB. E esse ano, ainda temos a novidade do Grand Prix, que vai premiar a melhor narrativa transmidiática participante nos subeventos”.

O aluno de Jornalismo do terceiro período, Eduardo Oliveira, fala sobre suas expectativas: “As minhas expectativas para o Festival são as melhores possíveis. Esta é a segunda vez como plateia e a primeira que eu envio uma peça para a competição. Na minha visão, essa é uma oportunidade única e de muito valor que a instituição proporciona para nós alunos, levando em conta a possibilidade de mostrar nosso potencial em várias áreas da comunicação. Eu tive, ainda, a oportunidade de fazer parte do time que contribuiu para a divulgação do evento e posso dizer que é muito trabalho suado por trás desse momento que nos é dado.”

Já o aluno Matheus de Oliveira Braga, do 4°período de Publicidade e Propaganda, destaca: ‘Estou muito animado para o Festival. Vi que esse ano teve o maior número de inscrições, e sem dúvida, vai ter muito conteúdo para dar uma olhada. É super interessante ter a oportunidade de visualizar o trabalho de outros colegas, e essa troca ajuda demais no ambiente universitário’.

Outras informações do evento estão sendo divulgadas na rede social dos cursos de comunicação, no Instagram “Fala Arnaldo” e também no linktree localizado no perfil (@falaarnaldo).

Jurados

Abaixo, a relação dos profissionais convidados para apreciarem e votarem nas peças.

MOSTRA AUDIOVISUAL, MOSTRA WEB E PRÊMIO DE RÁDIO: 03/10 (3ª feira), 7h30

Sala de Multimeios – Sala 400 – Bloco 2 – Campus Arnaldo Janssen

- Aiza Resende (Sagres)

- Virgínia Rosa (República)

- Wendell Guiducci (Tribuna de Minas)

MOSTRA GRÁFICA E PRÊMIO DE FOTOGRAFIA: 04/10 (4ª feira), 11h15

Galeria ao lado da Cantina do Leo

- Breno Alves (Kojyo)

- Rodrigo Soares (TV Integração)

- Sarah Lentini (Sagres)

* Alice Leitão, Victor Campanate e Vitória Augusta Silva - estudantes de Jornalismo do 4º período, com edição e supervisão da Ana Marta Ladeira, na disciplina de Assessoria de Comunicação.