Evento

Festival da Comunicação dos cursos de Jornalismo e Publicidade reúne trabalhos de estudantes de 6 a 9 de outubro

Evento

Festival da Comunicação dos cursos de Jornalismo e Publicidade reúne trabalhos de estudantes de 6 a 9 de outubro

Os cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda do UniAcademia realizam, entre os dias 6 e 9 de outubro, o Festival da Comunicação 2026. O evento chega à sua 9ª edição com o objetivo de apresentar à comunidade acadêmica e a profissionais do mercado trabalhos desenvolvidos pelos estudantes em vários segmentos da comunicação. A programação acontece no Campus Arnaldo Janssen, em Juiz de Fora.

Nesta edição, o Festival reúne seis subeventos competitivos: 5ª Mostra Web, 9º Prêmio de Rádio, 11ª Mostra Audiovisual, 11ª Mostra Gráfica, 11º Prêmio Gleice Lisboa de Fotografia e 4º Grand Prix Festival da Comunicação 2026. As produções inscritas abrangem diferentes formatos da comunicação, como reportagens, podcasts, peças publicitárias, fotografias, vídeos, projetos gráficos e conteúdos para a web, distribuídos em 21 categorias.

Os trabalhos passarão por duas formas de avaliação. Júris técnicos, formados por profissionais do mercado de Juiz de Fora (veja abaixo), escolherão os três primeiros colocados de cada categoria. Já o júri popular, composto por estudantes e professores dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda do UniAcademia, definirá um vencedor em cada categoria. Os primeiros colocados de cada categoria, segundo o júri técnico, receberão troféus e certificados, enquanto os vencedores escolhidos pelo júri popular receberão certificados.

Para a coordenadora dos cursos de Jornalismo e Publicidade, Gilze Bara, o Festival representa uma oportunidade para que os estudantes apresentem suas produções para além da sala de aula. “A nossa ideia é proporcionar aos estudantes uma oportunidade valiosa de mostrarem seus talentos para toda a comunidade, a partir de trabalhos feitos em disciplinas ou até mesmo criados exclusivamente para a competição. É sempre uma alegria apreciarmos trabalhos de muita qualidade”, afirma.

A expectativa também aparece entre os estudantes. Lívia Lobato, aluna do segundo período de Jornalismo, conta que a experiência com as atividades promovidas no primeiro semestre aumentou suas expectativas para o Festival. “Eu acho que vai ser legal porque a Semana da Comunicação do primeiro semestre foi muito legal e, por isso, eu tenho boas expectativas”, afirma a estudante.

Ecletismo

O Festival oferece um leque diversificado de oportunidades para que os estudantes revelem suas potencialidades. No total, são 20 categorias distribuídas em cinco subeventos, além do Grand Prix.

  • 11ª Mostra Gráfica: seis categorias — Marca, Cartaz, Capa de revista, 1ª página de jornal, Publicidade em jornal/revista e Mídia out of home.
  • 11º Prêmio Gleice Lisboa de Fotografia: quatro categorias — Foto livre, Foto jornalística, Foto publicitária e Retrato.
  • 11ª Mostra Audiovisual: três categorias — Filme livre, Filme publicitário e Reportagem jornalística.
  • 9º Prêmio de Rádio: quatro categorias — Reportagem jornalística, Programete, Podcast e Radiodrama.
  • 5ª Mostra Web: avalia trabalhos nas áreas de Informação, Publicidade e Entretenimento.
  • 4º Grand Prix: premia a melhor peça transmidiática.

Programação

Nos dias 6 e 7 de outubro, alunos, alunas, professores e professoras poderão acompanhar a 11ª Mostra Gráfica e o 11º Prêmio Gleice Lisboa de Fotografia, com peças expostas na Galeria Sérgio Rodrigues, próxima à Cantina. A votação popular ocorrerá das 9h10 às 9h30 e das 11h às 11h30. O júri técnico dos dois subeventos se reunirá no dia 7 para realizar a avaliação.

Também nos dias 6 e 7 ocorrerá a votação popular da 11ª Mostra Audiovisual, do 9º Prêmio de Rádio e da 5ª Mostra Web, com exibições das 7h30 às 9h10, na sala 400 (Multimeios), bloco 2. As turmas serão encaminhadas conforme uma escala. O júri técnico desses três subeventos se reunirá na manhã do dia 6.

O subevento mais recente é o 4º Grand Prix, voltado à premiação da melhor peça transmidiática, que deve estar presente em pelo menos três dos demais subeventos.

No dia 8 de outubro, acontecerá a apuração dos votos.

No dia 9, às 10h30, será realizada a cerimônia de premiação, no hall do bloco 1. Durante as exibições, haverá sorteio de brindes oferecidos pelos parceiros do evento.

Júris

Os profissionais convidados para compor os júris atuam nos mercados local e nacional, e alguns deles são ex-alunos dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda. São eles:

Prêmio de Rádio e Mostras Audiovisual e Web

  • Carol Delgad — jornalista com mais de oito anos de experiência em jornalismo para a web. Ex-aluna.
  • Cláudia Esteves Quina — jornalista, produtora no Zine Cultural e ex-aluna.
  • Thiago Valério — sócio da Agência Tripe e professor das disciplinas de Interfaces, Algoritmos e IA.
  • Rodrigo Mangal — produtor e diretor de teatro e sócio da R3 Filmes.

Mostra Gráfica

  • Aiza Resende — diretora de arte e ex-aluna de Publicidade e Propaganda.
  • Marcela Lewer — diretora de arte na agência República e ex-aluna de Publicidade e Propaganda.

Prêmio Gleice Lisboa de Fotografia

  • Mariana Moraes — fotógrafa de eventos e ex-aluna de Jornalismo.
  • Raphael Motta — fotógrafo e videomaker, ex-aluno de Publicidade e Propaganda.
  • Ricardo Mendes — fotógrafo esportivo e ex-aluno de Publicidade e Propaganda.

Onde acompanhar

Outras informações sobre o Festival da Comunicação 2026 estão disponíveis no Instagram oficial dos cursos: @‌falaarnaldo. O link para acessar todos os editais está na bio do perfil.

Parceiros: Gráfica América (patrocínio), Cantina do Léo, Ladeirícias, Pizzaria Castro, Pizzaê e Ton Gourmet.

Serviço

Quando: de 6 a 9 de outubro.

Onde: UniAcademia — Campus Arnaldo Janssen, Av. Luz Interior, 345, Juiz de Fora.

Outras informações: @‌falaarnaldo.

*Release produzido parcialmente por Lívia Cecon e Mika Filgueiras, com edição e supervisão da professora Ana Marta Ladeira, para a disciplina de Assessoria de Comunicação.

Deixe seu e-mail e receba gratuitamente nossos conteúdos sobre ensino superior, carreira e muito mais.

Obrigado! Cadastro realizado!
Algum erro aconteceu. Tente de novo!