Visite nosso site

Inteligência Artificial é tema da mesa inaugural da 14ª Semana da Comunicação

Inteligência Artificial é tema da mesa inaugural da 14ª Semana da Comunicação

Em tempos de debate sobre ChatGPT e similares, os cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda do Centro Universitário UniAcademia (CES/JF) não poderiam deixar essa questão de fora da 14ª Semana da Comunicação, que acontecerá entre os dias 15 e 19 de maio. A abertura será realizada na segunda-feira (15), no campus Academia, de 07h30 às 11h, e terá continuidade no campus Arnaldo Janssen, de terça-feira (16) a sexta-feira (19), de 07h30 às 11h. 

Na programação (veja aqui) palestras, oficinas, mesa, eventos culturais e competitivos, ocuparão os campi Academia e Arnaldo Janssen, durante os horários de aula da manhã, de segunda a sexta. Na sexta, ainda haverá programação de encerramento na parte da noite. O evento tem como objetivo fomentar a curiosidade e aptidões para cada futuro profissional de comunicação. Sempre mantendo o padrão de qualidade, apresenta para os participantes nesta edição as atualidades e possibilidades que abrangem suas atuações dentro de diversas áreas no mercado de trabalho. 

      A programação contará com profissionais atuantes do mercado compondo a grade que apresenta 15 palestras e 03 oficinas, além de proporcionar espaços para momentos de produção dos alunos, com os subeventos competitivos Festival do Meio Minuto, Corrida Criativa, Desafio Jornalístico.  Há ainda o Hall das Agências e o Agita Encontro, reunindo os ex-alunos 7º, 8º e ex-alunos para deixarem suas marcas, nas paredes da faculdade.

Segundo a coordenadora dos cursos e organizadora geral do evento, professora Gilze Bara “a 14ª Semana vem com uma programação bem diversificada e com temas importantes no que diz respeito às questões do Jornalismo e da Publicidade na atualidade. Além da programação acadêmica, temos uma gama de subeventos competitivos e de interação, que fazem dela a nossa melhor Semana do Ano. É sempre uma alegria preparar esse evento e poder interagir com todos os alunos e alunas de uma maneira muito especial”. 

Ecletismo

Para a conferência de abertura, que acontecerá na segunda, 15 de maio, às 7h30, no Teatro do UniAcademia (rua Halfeld, 1179), a publicitária Ciane Lopes e o publicitário Arthur Gomes falarão sobre um tema muito oportuno e atual: Inteligência Artificial na Comunicação. Na manhã, também haverá a apresentação do ator e diretor de teatro, e professor dos cursos, Gustavo Burla, com a cena Rolhas, com direção de Táscia Souza. Após o intervalo, será realizado o Festival do Meio Minuto, com exibição das peças selecionadas, votação popular e do júri técnico formado por Francisco Franco (diretor, roteirista e sócio do Inhamis Studio), Homero Amaral (coordenador e locutor da Rádio Cidade), Lucas Borges (diretor de arte e animador no Inhamis Studio) Dura.nte a apuração, será exibido o curta Ernesto (escrito por Francis Frank, dirigido por Fernanda Roque, com roteiro de Francisco Franco e direção de arte de Lucas Borges). 

De 16 a 19 (terça a sexta), sempre de 7h30 às 11 horas, a programação acadêmica acontecerá na unidade Arnaldo. Na terça, 16, será a vez de Wladmir Virote e Guilherme Bonissate; Ramon Vitral;  Weyder Ferreira e Daniel Batista; Belisário Franca; Gabriel Landim. Na quarta, 17, Vane Oliveira; Leonardo Costa; Vinícius Serra; Maria Lúcia Mendonça; Talita Magnolo. Na quinta, 18, Paula Itaborahy & Cia Estação Lunar Estúdio de Animação; Eduardo Valente; Nitay Krishna; Gisele Cid e Bárbara Landim. Na sexta, 19, Isabella Og e Arthur Brunelli. 

Durante os intervalos, de 9 às 9h30, haverá subeventos culturais e de integração entre os participantes. Na terça, 16, será realizado o Hall das Agências, reunindo alunos das agências experimentais dos anos de 2022_2; na quarta, 17, haverá ação dos parceiros Catavento, Robbin Food, Cinquenta Milímetros Fotografia e Mr. Cheney; na quinta, 18, acontecerá o aguardado Agita Encontro, quando alunos que se graduam neste ano e ex-alunos deixarão sua marca nas paredes do campus; na sexta, 19, também no intervalo, haverá uma equipe da rádio Alô vai fazer a curtição da galera. 

Para encerrar a Semana de forma criativa e descontraída, na noite de sexta, 19, a partir de 18h, os alunos poderão mostrar seus talentos artísticos no Agita Sarau. O evento é um show de talentos, de tema livre, em que alunos interessados poderão inscrever seus números de dança, musica, teatro, poesia. Um momento de celebração e revelação de talentos da faculdade, e também a premiação da Corrida Criativa e do Desafio Jornalístico (dois eventos competitivos, que serão realizados na sexta, 20, de 8 às 15 horas). Também haverá participação da Oficina Entremez (teatro). 

Laboratório

A semana pedagógica é organizada pela professora e coordenadora Gilze Bara, e tem coexecução da turma de Comunicação e Eventos, do quinto período dos cursos de Publicidade e Propaganda e Jornalismo, sob a orientação da professora Ana Marta Ladeira. Nesse sentido, o evento se torna especial para a turma, ao proporcionar aos alunos da comissão praticar conhecimentos sob direção profissional e aprendam cada vez mais, o que atesta o estudante de Jornalismo, Pedro Augusto Ramos: “Por mais que seja uma experiência desafiadora, é, principalmente, um aprendizado, já que aprendemos a trabalhar 100% em equipe. Dependemos um do outro, se uma comissão não está bem, as outras também não estão. Por isso, o aprendizado de trabalho em equipe.” 

A colega Jade Miranda, do Curso de Publicidade e Propaganda e da mesma disciplina, em concordância ao depoimento de Pedro, discorre sobre como a prática laboratorial proporcionou a ela uma experiência mais vívida, com toda a responsabilidade do mercado de trabalho. “Tenho a felicidade de estar numa equipe incrível que me apoia e auxilia em todos os âmbitos, temos a experiência de trabalhar em equipe e desenvolver nossas habilidades, enxergar melhorias, olhares e opiniões diferentes da nossa”. A colega Ellen Tomaz endossa: “é uma forma única de ensinar o aluno na prática a organização e a responsabilidade de lidar com adversidades reais dentro da gestão de um evento”.

Gabriela Turolla, também da turma, pelo curso de Jornalismo, afirma que "participar da organização da Semana da Comunicação tem sido uma experiência muito enriquecedora e desafiadora, por conta de tantos detalhes e muitas expectativas”.

Inscrições

Luiza Machado, aluna que participa da comissão do evento, esclarece que as vagas são limitadas para algumas atividades e que as informações sobre o evento estão sendo divulgadas no perfil oficial da semana de comunicação no instagram, o @falaarnaldo, onde está hospedado o link para e as inscrições. Será conferido certificado de participação para alunos, desde que cumprida a carga horária prevista. Pessoas da comunidade poderão participar da conferência de abertura, do Festival do Meio Minuto e do Agita Sarau, sem inscrição.

O evento tem como patrocinadores Patrocinadores: Padaria Marbel; TV Diversa;  Kojio Comunicação; República Hub; Sagres Criativa; Formigueiro Criativo; Aria Marketing; Grupo Libertempo; Robin Food; Empório Multi Sports; Vem pra Gruta; Dec Móvei; Prost bar e restaurante (Prôst); Apoiadores: Gago's Burguer; Chimarron; Rellicário; Cequisabe Motel; Japatê; Sr. A Granel; Festa Country; Urgência Celular; Autoescola Fênix; Lolja; Confeitaria Turolla; Gabriela Durso; Cantina do Léo. Parcerias: Cíntia bolos; Catavento, Mr.Cheney Cinquenta Milímetros Fotografia e Orion Esporte.

Para a 14ª edição, a turma de Eventos criou o perfil da Semana no Tik Tok. Vale conferir: Semana da comunicação.

 

Anfiteatro UniAcademia – Campus Academia: Rua Halfeld, 1179

Campus Arnaldo Janssen: Av Luiz Interior, 345

Outras informações:

Instagram: @falaarnaldo

Contato: Ana Marta Ladeira (32) 999884801

Colaboração:  Produção coletiva, com a participação de Gabrielle Lopes Alves, Kaylanne souza pereira, Rafaela Regina Ribeiro Florentino, e Rodrigo César Chaves Julião, estudantes do curso de Jornalismo, 4º período, sob orientação da professora Ana Marta Ladeira

Deixe seu e-mail e receba gratuitamente nossos conteúdos sobre ensino superior, carreira e muito mais.

Obrigado! Cadastro realizado!
Algum erro aconteceu. Tente de novo!