Visite nosso site
CARREGANDO...
mercado de recursos humanos
No items found.

Com vagas de emprego cada vez mais disputadas, é importante entender as habilidades e as profissões que podem facilitar a carreira profissional. O mercado de Recursos Humanos pode ser uma alternativa interessante, pois é um setor que está em crescimento e oferece boas oportunidades.

As possibilidades de atuação na área de RH são variadas, deixando os formados com boas opções na carreira. Desse modo, essa é uma ótima alternativa para quem está procurando uma graduação ou para aqueles que desejam a recolocação profissional.

Neste artigo, vamos entender um pouco mais sobre Recursos Humanos, as principais áreas de atuação e o mercado para profissionais do setor. Além disso, mostraremos qual é a importância de buscar um formação na área. Acompanhe a leitura!

O que faz o profissional de Recursos Humanos?

O profissional de RH é responsável por coordenar o recrutamento de novos funcionários, elaborar planos de carreira, cargos e salários da empresa. Além disso, ele também participa da definição de estratégias e contribui para as melhorias nos processos de uma empresa.

O RH tem papel determinante na administração das emoções e do comportamento dos colaboradores. Quem atua no ramo é o responsável por fazer a ligação do capital humano com o negócio e garantir que a empresa e seus funcionários sejam beneficiados com esse relacionamento.

Outra atribuição é o desenvolvimento dos colaboradores e a criação de estratégias para motivar equipes e melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores. De modo geral, é uma função primordial para melhorar o clima organizacional e manter o ambiente de trabalho saudável.

Quais são as principais áreas de atuação?

Por ser uma área com inúmeras atribuições, é possível trabalhar em diferentes funções. Vamos conhecer as principais áreas de atuação a seguir!

Recrutamento e seleção

Quem trabalha com Recursos Humanos é responsável pelo processo seletivo da empresa. Cabe ao profissional divulgar as oportunidades de trabalho, avaliar os currículos, realizar as entrevistas pessoais e selecionar os candidatos.

Departamento pessoal

Essa é uma das funções mais conhecidas para o profissional de RH. No departamento pessoal é preciso cuidar de todos os processos legais e burocráticos relacionados aos colaboradores. Atividades como pagamento, concessão férias, demissão são algumas das principais atribuições.

No mais, o profissional dessa área coordena os processos da folha de pagamentos, de ponto, quadro de férias, licenças, afastamentos, demissões, entre outras questões trabalhistas e previdenciárias.

Treinamento e desenvolvimento

Os profissionais que trabalham nessa função são responsáveis pelo desenvolvimento dos colaboradores. Eles precisam analisar o perfil dos funcionários e encontrar habilidades que podem ser importantes para qualificar cada profissional.

Além disso, fazem o mapeamento de necessidades da empresa e buscam desenvolver competências que possam suprir os pontos fracos. A partir disso, programas de treinamento são elaborados e o desempenho e a produtividade dos colaboradores são potencializados.

Remuneração

Essa área é responsável por definir e atualizar a remuneração de todos os profissionais da empresa. Portanto, é preciso verificar se a legislação está sendo cumprida, prestar atenção à política de remuneração e pensar nos pacotes de benefícios para os funcionários.

Consultoria

O consultor de RH tem o objetivo de realizar um diagnóstico completo da empresa que o contrata. Ele pode desenvolver uma pesquisa de clima organizacional, estratégias para retenção de talentos, entre outras atribuições. A intenção é otimizar processos por meio de uma gestão de pessoas mais eficiente.

Como está o mercado de Recursos Humanos?

O mercado para profissionais de Recursos Humanos está em alta e com grande demanda por colaboradores qualificados.

As áreas mais procuradas são seleção e recrutamento, treinamento e desenvolvimento, pois ajudam a trazer diferencial para as empresas. Afinal de contas, ao atuar nesses segmentos como especialista na gestão de pessoas, o profissional de RH auxilia as organizações a reterem os talentos e diminuírem a rotatividade — fatores que refletem positivamente em seus resultados.

Quais são os benefícios de buscar formação na área?

Para alcançar o sucesso na área é preciso investir em sua formação. A graduação é requisito mínimo e fator fundamental para aprender as técnicas, práticas e utilização de ferramentas para exercer a função. Vamos ver alguns benefícios que ela traz!

Certificação rápida

A duração do curso de Gestão em Recursos Humanos é de dois anos, pois tem o grau de tecnólogo. Desse modo, rapidamente o estudante adquire uma graduação de nível superior, sendo habilitado para trabalhar nesse segmento.

Por esse motivo, essa é uma opção interessante para quem deseja uma recolocação profissional, já que a formação não é tão longa quanto a de outras áreas. Em dois anos, o estudante estará pronto para entrar no mercado de trabalho.

Mercado em crescimento

Com o avanço tecnológico nas empresas, a habilidade com os humanos pode ser um diferencial muito relevante. Quanto mais os processos são automatizados, mais as organizações devem investir nos colaboradores, em busca de criar um ambiente de trabalho saudável e produtivo.

O profissional de RH é o responsável por coordenar esse processo, acompanhar os colaboradores de forma individual e estabelecer metas para que a empresa possa alcançar seus objetivos. Portanto, a tendência é o que o espaço no mercado de trabalho seja cada vez maior para quem tem formação adequada no setor.

Habilitação para prestar concursos

A formação em Gestão de Recursos Humanos tem o foco em pessoas, porém, também aborda outras questões importantes sobre uma empresa, pois contém matérias como administração e controle financeiro. Desse modo, o curso oferece a base necessária para prestar concurso público de nível superior na área e também candidatar-se a outras vagas no segmento.

Neste artigo, você pôde conhecer mais sobre o mercado de Recursos Humanos e quais são as opções de atuação na área. Essa é uma alternativa interessante para quem pensa na recolocação profissional ou deseja se formar para conseguir um bom emprego. Para aproveitar todas as oportunidades do setor, é importante procurar uma instituição reconhecida no mercado e garantir um estudo de qualidade.

E então, o que achou do nosso artigo de hoje? Ficou interessado no segmento? Entre em contato conosco e tire todas as suas dúvidas sobre nosso curso de gestão em Recursos Humanos!

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O ARQUIVO

Tags

No items found.
INSCREVA-SE PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS

Receba as novidades em seu e-mail

Fique por dentro dos  eventos, notícias e conteúdos da Faculdade Arnaldo.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.