Saiba tudo sobre o crescimento do mercado de tecnologia em Minas Gerais

Saiba tudo sobre o crescimento do mercado de tecnologia em Minas Gerais

Não é novidade que a sociedade está envolta em aparatos tecnológicos e é difícil se desvencilhar deles. Por isso, o mercado de tecnologia tem crescido no país e abre portas para diversos profissionais da área.

De acordo com o Empresômetro, o setor tecnológico no Brasil cresceu cerca de 118% em apenas dez anos, em especial nos ramos de serviços e manutenção. Enquanto em 2008 os negócios de webdesign somavam somente 25, apenas em 2018 foram abertas 207 novas empresas nessa área.

Então, se você deseja saber como está o crescimento no mercado tecnológico, principalmente no estado de Minas Gerais, acompanhe este post!

Qual é a importância do mercado de tecnologia para a economia?

Já parou para pensar como seria a sua vida sem tecnologia? Adeus chuveiro com água quente, televisão, celular, internet, fogão, geladeira e por aí vai.

Os avanços tecnológicos proporcionam mais praticidade no dia a dia e talvez por isso seja tão difícil imaginar a vida sem eles. No entanto, não apenas facilitam a vida das pessoas, como também ajudam (e muito) a economia dos países.

Em relação à indústria, a tecnologia é benéfica por promover automações nos processos e tarefas, permitindo um aumento na produção. Já no setor terciário, dispositivos como celulares e computadores possibilitaram o desempenho mais prático e eficiente de funções diversas.

Quanto ao setor agrícola, ainda houve um aprimoramento na rentabilidade e produtividade, já que surgiram novos tratores e outras máquinas. Existe ainda a indústria de jogos que, com suas atividades de lazer, inclusive ultrapassa gigantes como o cinema.

Dessa forma, a tecnologia e a economia estão correlacionadas, já que uma depende da outra para poder progredir.

Como está o crescimento do mercado de tecnologia em Minas Gerais?

Você sabia que Minas Gerais se tornou referência no ramo de inovação e tecnologia? Afinal, o estado concentra grandes empresas dessa área e ainda apresenta constante crescimento no mercado de tecnologia.

As vantagens disso chegam tanto para os mineiros, que se deparam com maior oferta de empregos, quanto para o governo, que adquire mais renda.

Para que você entenda melhor esse panorama, elaboramos 4 tópicos para esclarecer esse assunto. Confira!

Investimento

De acordo com dados levantados pela Associação Brasileira das Empresas de Software (Abes), em 2017, Minas Gerais fez investimentos que totalizaram US$1,3 bilhão em softwares e serviços de tecnologia da informação (TI), sendo US$ 626 milhões em softwares e US$682 milhões em TI.

Assim, Minas se tornou o quinto estado com maior participação nesse setor, ficando atrás apenas de São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.

Quantidade de empresas

De acordo com o último levantamento, feito em 2012, Minas conta com 5 mil empresas na área de TI. No entanto, com o crescimento das startups no estado, certamente esse número é bem maior.

Atualmente, Minas Gerais é o segundo maior estado do Brasil com startups, que são empresas em fase inicial focadas numa ideia inovadora com alto potencial de crescimento. No primeiro lugar da lista aparece Santa Catarina.

Segundo a Associação Brasileira de Startups (ABStartups), o estado mineiro concentra 12% das startups no país. O governo ainda está auxiliando nesse crescimento com o programa Startups and Entrepreneurship Ecosystem Development (SEED), que já ajudou 192 empresas — cujo faturamento total chegou a R$30 milhões e gerou centenas de empregos.

Vagas criadas

Atingindo 2% do PIB do estado, o ramo de TI em Minas Gerais tem crescido e fornecido empregos. A expectativa é que, até 2022, o número chegue a 72 mil novas ocupações de funcionários.

No caso de Juiz de Fora, por exemplo, existem 1.700 pessoas trabalhando na área de tecnologia, contabilizando 1,18% da força de trabalho no município, cujo percentual é maior que a média mineira (0,54%) e nacional (0,62%). No entanto, é esperado que essa quantidade aumente.

No panorama global, estima-se que a necessidade de profissionais na área de Sistemas de Informação, por exemplo, chegue a um milhão de pessoas daqui a dez anos. Dessa forma, o mercado de tecnologia está aquecido e continuará assim por um bom tempo.

Lembrando que existe a estimativa de que 50% dos empregos atuais deixarão de existir até o ano de 2025. Enquanto isso, a tendência é que as oportunidades sejam cada vez maiores para os profissionais da área de tecnologia.

Necessidade de formação para lidar com números e novas tecnologias

Para ser capaz de gerar resultados positivos para as empresas, ou seja, solucionar problemas, é necessário ter uma formação superior na área, seja por meio de graduação ou pós. Afinal, o profissional precisa ser criativo e saber inovar, mas isso pode não ser tão fácil de fazer sem ter um conhecimento mais profundo no ramo.

Ainda que existam pessoas com mais facilidade na área da tecnologia, um diploma de graduação pode fazer toda a diferença na busca por um emprego. Na faculdade, os alunos adquirem o conhecimento que vão utilizar nas futuras ocupações e até mesmo antes delas, em estágios ou projetos de extensão. Dessa forma, não basta se interessar pelo mercado de tecnologia sem buscar um conhecimento maior sobre a área por meio do estudo no Ensino Superior.

Caso você esteja procurando uma instituição de excelência no mercado, não deixe de conhecer o UniAcademia. Para saber mais, confira as informações sobre os nossos cursos de Engenharia de Software e Sistemas de Informação!