Visite nosso site
Ensino

Você sabe o que faz um psicólogo? Confira aqui!

Ensino

Você sabe o que faz um psicólogo? Confira aqui!

Sua impressão sobre psicologia sempre foi de uma sala com um divã, lenços de papel do lado e um quadro do Freud na parede? Será que você sabe o que faz um psicólogo?

Estereótipos à parte, existem vários diferenciais do curso de psicologia que tornam esse profissional um dos mais privilegiados em termos de trabalho. De acordo com o portal de empregos Catho, a média salarial costuma ultrapassar os 2 mil reais. Nos cinco anos de curso, você aprenderá como analisar problemas psíquicos e comportamentais mediante as emoções, valores e pensamentos de cada pessoa.

Neste artigo, você terá uma prévia de alguns dos principais segmentos de psicologia que podem render um futuro promissor. Acompanhe a leitura e confira!

Psicologia Clínica

Essa é a atuação mais conhecida da área de psicologia e que consiste em atender pacientes, seja de forma individual, seja em grupo, realizando avaliações, diagnósticos e a prevenção dos mais variados quadros psicológicos. A famosa terapia é de responsabilidade do clínico, sendo que o seu público-alvo alcança todas as idades. A abordagem pode ser Existencial, Psicanalista, Behaviorista etc.

São utilizados métodos de avaliação que tentam chegar à raiz do problema, buscando orientar os pacientes para que encontrem as melhores soluções e propondo um exercício mental que trabalhe as principais emoções do indivíduo. O objetivo desses profissionais é o de minimizar as situações psíquicas complexas em relação ao emprego, aos relacionamentos, aos estudos, à família e assim por diante.

Quem opta por esse segmento de trabalho pode atuar em clínicas, empresas privadas, públicas ou, até mesmo, ter o seu próprio consultório. A promoção da saúde mental e a contribuição na mudança de aspectos comportamentais ruins em atitudes benéficas pode render bons frutos na sua vocação profissional.

Psicologia Educacional

Com o propósito de desenvolver tarefas que sejam capazes de ajudar pais, professores e alunos, os psicólogos educacionais são responsáveis por elaborar projetos que intervenham no ambiente de ensino de maneira positiva. Esses profissionais tratam dificuldades psicossociais que interferem no aprendizado, tal como o Transtorno de Deficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).

É uma profissão essencial para gerar profundas transformações na escola por meio de abordagens psicopedagógicas que visam, consequentemente, proporcionar melhorias em sala de aula e fora dela. Em faculdades também existem projetos do tipo, sendo que pode ser uma excelente oportunidade de primeiro estágio profissional — que pode auxiliar bastante na carreira

Psicologia Esportiva

Independentemente do esporte, qualquer atleta sente a pressão de defender o seu país ou o clube, como se um mundo inteiro pesasse em seus ombros. Inclusive, muitos acabam perdendo o controle com a cobrança, o julgamento e a insegurança em relação ao desempenho demonstrado e a exposição na mídia.

Devido a isso, a psicologia esportiva tem ganhado força a cada dia. A missão é aumentar a performance dos atletas a partir do tratamento do lado psíquico, a fim de lidar com as consequências da competitividade. Para ter os melhores resultados é preciso trabalhar o equilíbrio entre o corpo e a mente, e os psicólogos ajudam com técnicas que permitem aprimorar a concentração.

A preparação emocional para dar conta do recado em competições esportivas de alto nível faz com que esse tipo de profissional seja muito cobiçado, pois terá a experiência necessária para trazer harmonia ao ambiente. Você terá a possibilidade de atuar em times, seleções e delegações de vários atletas, levando em conta que quanto maior o seu conhecimento em relação ao esporte, melhor será o atendimento prestado.

Psicologia Hospitalar

Se você já se perguntou alguma vez o que faz um psicólogo em um hospital, saiba que pode se surpreender com as funções exercidas por esse profissional envolvido com a área da saúde. Basicamente, o objetivo é promover o bem-estar mental dos pacientes internados e os seus familiares — que sofrem tanto quanto quem está hospitalizado.

Os psicólogos hospitalares atuam em conjunto com outros profissionais da área da saúde, a fim de prestar uma assistência de qualidade e proporcionar a recuperação dos pacientes, fortalecendo-os psicologicamente. É possível atuar em diversas instituições, fornecendo uma visão sistêmica de suas condições aos indivíduos e promovendo uma interação social, biológica, familiar, psicológica etc.

Psicologia Organizacional

A psicologia também tem sua preocupação com a parte organizacional, de modo que o atendimento seja necessário para amparar colaboradores e gestores e, com isso, promover um ambiente sinérgico e motivador. As atividades podem seguir a linha de raciocínio individual ou serem integradas aos feedbacks multiprofissionais, proporcionando melhorias em cada setor.

Como objeto de estudo, diferentes contextos do trabalho podem ser explorados a fim de impulsionar a carreira dos colaboradores e fazer com que o desempenho deles seja muito melhor. Você terá a chance de colocar o que aprendeu em prática, seja em empresas governamentais, seja em empresas privadas.

As competências dos psicólogos organizacionais também são de extrema utilidade na área administrativa, principalmente nos Recursos Humanos, ao selecionar e recrutar os candidatos de forma eficiente. A análise comportamental no ambiente de trabalho faz com que as pessoas tenham consciência da relevância que exercem, o que gera perspectivas saudáveis e uma transformação pessoal.

Psicologia Social

Já a parte da psicologia social tem como intuito atender os indivíduos em diferentes segmentos da sociedade, tendo como base apresentar abordagens que tenham a ver com aspectos sociais, étnicos, culturais, entre outras vertentes que mexem com o comportamento humano. De maneira geral, o enfoque é o de elaborar pesquisas e programas sociais que deem suporte para variados problemas da população.

Em prol do coletivo, os psicólogos sociais entram em questões que envolvem não apenas a saúde mental de cada indivíduo, mas a compreensão dos fatores que os influenciam no meio em que convivem. Profissionais assim podem atuar brilhantemente em Organizações não Governamentais (ONGs), penitenciárias, centros de atendimento às crianças e aos adolescentes, entre outros locais.

Para concluirmos, muito além de se perguntar o que faz um psicólogo ou pensar em outras profissões as quais gostaria de exercer, lembre-se de revisar seus objetivos e estruturá-los para aproveitar a faculdade ao máximo, buscando o seu sucesso profissional.

Caso tenha gostado deste artigo e queira saber mais detalhes a respeito do que esperar do mundo acadêmico, então aproveite que está por aqui e conheça agora o guia de sobrevivência da faculdade!

Deixe seu e-mail e receba gratuitamente nossos conteúdos sobre ensino superior, carreira e muito mais.

Obrigado! Cadastro realizado!
Algum erro aconteceu. Tente de novo!