Evento

Para comemorar os 60 anos da Psicologia no Brasil, UniAcademia prepara dia cheio de palestras e atividades temáticas

Evento

Em comemoração aos 60 anos de Psicologia no Brasil, o curso de Psicologia do UniAcademia preparou um dia especial no Campus Academia. Com atividades que vão desde palestra, painel humano e cápsula do tempo, alunos e alunas vão poder celebrar a data em grande estilo. O evento acontece no dia 31 de agosto, às 8h e confere certificação.

O público externo pode se inscrever, através deste link.

Confira a programação:

Dia 31 de agosto, quarta-feira

08h | Abertura e Palestra: A Psicologia como um Campo de Diversidade e de Compromisso Social: a articulação entre psicologia clínica e psicologia social - Link de inscrição, aqui.

Palestrante: Walter Melo Júnior

Professor Associado IV da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Professor do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFSJ e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), ambos no Mestrado e Doutorado. Coordenador do Núcleo de Estudo, Pesquisa e Intervenção em Saúde (NEPIS), do Grupo Caminhos Junguianos (GCJ) e da Cátedra Nise da Silveira.  Membro do Groupe d'Études Carl Gustav Jung de Paris, como integrante do Conselho Pedagógico. Membro da Comissão Editorial da revista Psicologia: Ciência & Profissão, do Conselho Federal de Psicologia (CFP). Possui graduação em Psicologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) (1992), residência em Psicologia Clínico-Institucional pela UERJ (1997), mestrado em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) (2000), doutorado em Psicologia Social pela UERJ (2005) e pós-doutorado pela Sorbonne (2018).

Local: Teatro Academia

10h | Lanche coletivo - Local: Salão de convenções

10h30 - Capsula do tempo

11h - Painel humano

18h30 | Palestra: Psicologia 60 anos: uma história para construir o futuro - Link de inscrição, aqui.

Palestrante: Pedro Paulo Gastalho de Bicalho

Graduado em Psicologia (UFF), com especialização em Psicologia Jurídica (UERJ), mestrado e doutorado em Psicologia (UFRJ). Professor Associado do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia e ao Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas em Direitos Humanos. Professor Visitante do Programa de Doutorado em Psicologia da Universidade Eduardo Mondlane (Moçambique), do Programa de Mestrado em Criminologia Aplicada da Universidad San Carlos (Guatemala) e do Programa de Mestrado em Psicologia Social da Universidad de la Republica (Uruguai). Na gestão acadêmica atuou como coordenador de Programa de Pós-graduação, diretor adjunto de extensão e chefe de departamento no Instituto de Psicologia, além de decano substituto, presidente de Comitê de Ética em Pesquisa e coordenador de extensão no Centro de Filosofia e Ciências Humanas. No Sistema Conselhos de Psicologia compôs a diretoria do CFP (2016-2019) e a diretoria do CRP-RJ (2004-2010), Coordenador da Comissão Nacional de Direitos Humanos do CFP (2011-2013) e presidente do CRP-RJ (2019-2022). Representou a Psicologia brasileira na American Psychological Association (APA), no Conselho Nacional de Segurança Pública (CONASP), no Comitê Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (CONATRAP), no Comitê Nacional de Prevenção e Combate à Tortura (CNPCT), no Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH) e no Conselho de Direitos LGBT (CELGBT).

Local: Teatro Academia

20h30 |  Lanche coletivo: Local: Salão de convenções